Summit Agro
Quando a ordenha robotizada vale a pena?
Ordenha robotizada pode melhorar produção e reduzir custos com insumos, como medicamentos
2 minutos de leitura 25/05/2020 - 08:12
Por:
A produção leiteira vem passando por uma grande modernização nas últimas décadas com a introdução de novas técnicas, como a ordenha mecânica e o resfriamento do leite a granel. Os avanços devem se tornar ainda mais intensos com a utilização da pecuária de precisão e de instrumentos como a ordenha robotizada.
Quando a ordenha mecânica substituiu a manual, houve ganhos em aumento de produção e melhoria na qualidade do leite. A introdução da ordenha robotizada potencializa esses ganhos. Propriedades que passaram a utilizar essa tecnologia registraram um aumento na produção diária de leite que pode chegar a até dez litros por vaca.
Com a introdução do computador na retirada do leite, é possível, além da automação da atividade, obter dados confiáveis para subsidiar decisões estratégias. Entre outras informações, o sistema permite a identificação de vacas que estejam com baixa produção de leite e até quando estão próximas do cio.
Como funciona a ordenha robotizada
O sistema de ordenha robotizada também é conhecido como “sistema voluntário de ordenha”, pois as vacas escolhem qual é o melhor momento e quantas vezes devem ser ordenhadas.
Sem interferência humana, um computador controla todo o ambiente, desde a ordenhadeira até luzes, ventiladores e sistema de limpeza do piso, propiciando um ambiente tranquilo, calmo e sem estresse.
Quando a vaca entra no sistema, ela é identificada, e o processo de ordenha é iniciado. O cocho do alimento é ajustado para o tamanho de cada animal, bem como é fornecida a quantidade de ração de acordo com a necessidade da vaca.
Os tetos, individualmente, são limpos por um braço robótico, de forma eficiente e silenciosa. Uma teteira automática realizada a ordenha. Ao final do processo, o leite é encaminhado para um tanque de resfriamento, e o robô efetua a limpeza de todo o equipamento, preparando-o para a próxima ordenha.
Custo-benefício da ordenha robotizada
O investimento em ordenha robotizada deve trazer um retorno para o produtor de médio e longo prazos. Para um plantel de 70 animais, o custo médio com a aquisição da tecnologia e a adaptação do ambiente para a sua implantação gira em torno de R$ 800 mil.
Parte do valor investido começa a ser recuperado imediatamente com a utilização de menos mão de obra para a ordenha e para os cuidados dos animais. A mão de obra representa um dos principais custos para a produção leiteira, e empregados qualificados para a atividade são recursos cada vez mais escassos.
Com a ordenha voluntária, o melhor controle de alimentação e conforto do animal, as vacas apresentam um ganho de produção e melhoria na qualidade do leite. Propriedades que passam a utilizar a ordenha robotizada registram um aumento de produção diária de 22%.
A principal vantagem do sistema, no entanto, é o gerenciamento de dados. A tecnologia libera o tempo do produtor dedicado à operacionalização da ordenha para que possa se concentrar na gestão da fazenda, reduzir seus custos e aumentar o seu lucro.
Fonte: Lely.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
5
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos