O que é SIF e qual sua importância? | Agro Estadão O que é SIF e qual sua importância? | Agro Estadão
apresenta
oferece
PUBLICIDADE

Summit Agro

O que é SIF e qual sua importância?

O SIF existe há mais de 100 anos, ajudando o consumidor a confiar no produto que está comprando

Nome Colunistas

09/04/2020 - 18:39

219
219

O Serviço de Inspeção Federal (SIF) está há mais de 100 anos garantindo aos consumidores do Brasil e do mundo a qualidade dos produtos nacionais de origem animal. Leite, ovos, queijos, carne, mel e muitos outros são inspecionados e fiscalizados pelo serviço, assim como as fábricas e os estabelecimentos nos quais são feitos e processados. O selo e o serviço garantem a procedência das produções para todo o mundo.

Hoje, o mercado brasileiro consegue levar seus produtos de origem animal para mais de 180 países. Para isso, o selo é extremamente importante, visto que é a única forma de um produtor conseguir exportar as suas mercadorias.

O que é o SIF?

O SIF é uma pasta do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), mas nem sempre teve esse nome ou fez parte desse ministério. Quando criado, em 1915, chamava-se Serviço de Inspeção Pastoril e fazia parte do antigo Ministério de Agricultura Indústria e Comércio. Apenas 18 anos depois, recebeu o nome de Serviço de Inspeção Federal.

O serviço faz parte do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), que realiza a fiscalização desse tipo de mercadoria. O SIF trabalha diretamente em indústrias, avaliando e inspecionando animais de abate, carne, leite, ovos, produtos de abelhas, pescados e todos os derivados dos mencionados.

A função, de acordo com o site do Mapa, é ser “responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados”. O selo do SIF funciona, portanto, como uma marcação que garante que aquele produto foi inspecionado e está em condições de ser consumido.

PUBLICIDADE

Como conseguir o selo SIF?

Por ser a única forma de conseguir comercializar alimentos de origem animal em todo o território brasileiro ou exportá-los para outros países, conseguir o selo de qualidade do SIF é uma vitória para qualquer produtor.

O primeiro passo para ter o selo é fazer um pedido de registro do estabelecimento junto ao Dipoa. Após isso, é feita uma inspeção para avaliar a indústria em geral, a água que abastece o estabelecimento, as questões legais de documentação e o projeto, que são checados e precisam coincidir com os que o SIF tem em seus arquivos.

Uma fiscalização constante investiga os locais de abate e os frigoríficos. Além do ambiente em que é produzido, o próprio produto passa por várias etapas de análise e inspeção, para garantir ao consumidor a certificação sanitária e tecnológica daquele item. São avaliadas, também, se as impressões do rótulo coincidem com o que a mercadoria apresenta em sua composição.

Dessa forma, o selo garante que os alimentos e não alimentos de origem animal, que normalmente percorrem longos trajetos até estarem nas mãos dos consumidores, tenham um padrão de qualidade confirmado e seguro.

Fonte: ABRA, IFOPE e Mapa.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.