Summit Agro
O que é SIF e qual sua importância?
O SIF existe há mais de 100 anos, ajudando o consumidor a confiar no produto que está comprando
09/04/2020 - 18:39
O Serviço de Inspeção Federal (SIF) está há mais de 100 anos garantindo aos consumidores do Brasil e do mundo a qualidade dos produtos nacionais de origem animal. Leite, ovos, queijos, carne, mel e muitos outros são inspecionados e fiscalizados pelo serviço, assim como as fábricas e os estabelecimentos nos quais são feitos e processados. O selo e o serviço garantem a procedência das produções para todo o mundo.
Hoje, o mercado brasileiro consegue levar seus produtos de origem animal para mais de 180 países. Para isso, o selo é extremamente importante, visto que é a única forma de um produtor conseguir exportar as suas mercadorias.
O que é o SIF?
O SIF é uma pasta do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), mas nem sempre teve esse nome ou fez parte desse ministério. Quando criado, em 1915, chamava-se Serviço de Inspeção Pastoril e fazia parte do antigo Ministério de Agricultura Indústria e Comércio. Apenas 18 anos depois, recebeu o nome de Serviço de Inspeção Federal.
O serviço faz parte do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), que realiza a fiscalização desse tipo de mercadoria. O SIF trabalha diretamente em indústrias, avaliando e inspecionando animais de abate, carne, leite, ovos, produtos de abelhas, pescados e todos os derivados dos mencionados.
A função, de acordo com o site do Mapa, é ser “responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados”. O selo do SIF funciona, portanto, como uma marcação que garante que aquele produto foi inspecionado e está em condições de ser consumido.
Como conseguir o selo SIF?
Por ser a única forma de conseguir comercializar alimentos de origem animal em todo o território brasileiro ou exportá-los para outros países, conseguir o selo de qualidade do SIF é uma vitória para qualquer produtor.
O primeiro passo para ter o selo é fazer um pedido de registro do estabelecimento junto ao Dipoa. Após isso, é feita uma inspeção para avaliar a indústria em geral, a água que abastece o estabelecimento, as questões legais de documentação e o projeto, que são checados e precisam coincidir com os que o SIF tem em seus arquivos.
Uma fiscalização constante investiga os locais de abate e os frigoríficos. Além do ambiente em que é produzido, o próprio produto passa por várias etapas de análise e inspeção, para garantir ao consumidor a certificação sanitária e tecnológica daquele item. São avaliadas, também, se as impressões do rótulo coincidem com o que a mercadoria apresenta em sua composição.
Dessa forma, o selo garante que os alimentos e não alimentos de origem animal, que normalmente percorrem longos trajetos até estarem nas mãos dos consumidores, tenham um padrão de qualidade confirmado e seguro.
Fonte: ABRA, IFOPE e Mapa.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
2
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
3
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
4
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
5
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil (2024)
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos