PUBLICIDADE

Summit Agro

O que é o Programa Metano Zero?

Entenda o Programa Metano Zero e o incentivo do governo ao uso do biometano

3 minutos de leitura 09/06/2022 - 09:01

Por: Summit Agro

word-image-41
word-image-41

Uma das iniciativas a que o Brasil aderiu durante a 26ª Conferência das Partes (COP-26) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) foi o compromisso de reduzir em 30% as emissões de metano até 2030 em relação aos níveis de 2020. A principal fonte de emissão de gás metano é a decomposição de resíduos orgânicos, tanto urbanos quanto agrícolas.

Uma possível forma de aproveitamento desse gás é na produção de biometano, ao tratar o metano e o utilizar como biocombustível. Essa fonte é renovável e tem várias aplicações, como geração de energia elétrica, uso em veículos (o gás natural veicular (GNV) é um exemplo) e injeção nas malhas de gás natural.

A transformação do metano em biogás aumenta a oferta de gás natural e reduz a pegada de carbono, impedindo que gases poluentes sejam lançados na atmosfera e apresentando uma possível solução para a mudança da matriz energética e o distanciamento dos combustíveis fósseis.

O biometano pode ser usado na composição do GNV. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Programa Metano Zero

Para incentivar a produção e o uso sustentável do biometano, o governo federal criou no fim de março o Programa Nacional de Redução de Emissões de Metano, o Metano Zero, lançando uma série de medidas e incentivos para a substituição do diesel pelo biometano.

A portaria assinada no lançamento do projeto isenta novos projetos de usinas de produção de biometano e biogás do pagamento de impostos como o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Produtores que adquirirem máquinas, materiais de construção e equipamentos que operem com o biometano também terão a isenção dos impostos. Outra medida é o incentivo para a venda de veículos equipados com motor movido a biocombustíveis.

PUBLICIDADE

Atualmente o Brasil produz em conjunto com a Bolívia, no gasoduto Bolívia/Brasil, cerca de 30 milhões de metros cúbicos de gás biometano por dia. A expectativa é que, com os incentivos, a produção possa chegar a 120 milhões de metros cúbicos por dia, segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Espera-se que, com o programa, as emissões de metano sejam reduzidas em 36%. Segundo Marcelo Donnini Freire, secretário adjunto de Clima e Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente, atualmente o Brasil utiliza apenas 2% de seu potencial na produção de biometano.

25 usinas de biogás devem ser construídas com os incentivos do Metano Zero. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Créditos de metano

O Programa Metano Zero também será inserido nos projetos de crédito de carbono, porque o metano é um gás causador do efeito estufa com potencial de ser entre 21 vezes e 23 vezes mais agressivo que o carbono para o aquecimento global.

Com isso, a expectativa do governo é criar um mercado de crédito de metano, incentivando negócios e empresas que consigam reduzir as emissões. Os créditos vão servir como um ativo ambiental e poderão ser vendidos como uma “moeda verde”, assim como se faz internacionalmente com o crédito de carbono entre países.

Investimento e criação de empregos

Segundo o governo federal, o investimento previsto para o Programa Metano Zero é de cerca de R$ 7 bilhões. A iniciativa deve gerar 6,5 mil empregos, uma vez que 25 usinas de biometano devem ser construídas em seis Estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Fonte: Governo federal, Valor Econômico, Automotive Business, Agência Brasil, CIBiogás, Energia e Biogás.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.