Summit Agro
O que é o aquecimento global e quais são seus efeitos?
Poluição, queimadas, desmatamento e agricultura predatória são alguns fatores perigosos para o meio ambiente e para a vida no planeta
4 minutos de leitura 20/07/2023 - 14:19
Por:
Aquecimento global é o termo que designa o processo de aumento da temperatura média tanto na atmosfera terrestre quanto nos oceanos. Esse fenômeno pode ocorrer naturalmente ao longo de eras geológicas, porém, nos últimos séculos a atividade humana tem acelerado o processo de forma artificial.
O aquecimento global tem vários efeitos perigosos para a manutenção da vida na Terra, seja a humana, seja a de animais, seja a da vegetação. Essas consequências, entretanto, geram muita confusão, uma vez que nem sempre significam um aumento de temperatura.
Quais são os efeitos do aquecimento global?
A alteração da temperatura global afeta os ventos e o regime de precipitações, podendo causar chuvas em excesso, tufões, secas e frio extremo, além da desertificação de determinadas áreas. Um dos efeitos mais nocivos do aquecimento global é o derretimento das calotas polares.
Estima-se que cerca de 68% da água doce disponível na Terra esteja armazenada em calotas polares, que se localizam nos extremos do planeta. O aumento da temperatura da atmosfera e dos oceanos acelera o processo de derretimento do gelo que, ao entrar em contato com a água salgada, ocasiona o aumento do nível do mar, podendo provocar enchentes em cidades costeiras.
O crescimento do nível das águas altera a temperatura dos oceanos, impactando alguns fenômenos naturais, como o La Niña e o El Niño, que estão relacionados à temperatura das águas do Oceano Pacífico. O derretimento das calotas acelera esses processos e faz que aconteçam de forma ainda mais frequente, além de se tornarem mais duradouros do que seriam em condições normais.
O La Niña e o El Niño afetam o regime de chuvas em todo o planeta. Nos últimos anos, diversas safras do Brasil foram afetadas pelas consequências do La Niña, que teve uma duração mais prolongada do que o esperado inicialmente. Estiagens se estenderam pelo Sul e Sudeste do País, enquanto o Nordeste sofreu com precipitações acima da média histórica.
O que causa o aquecimento global?
O aquecimento global é causado, principalmente, pela aceleração do processo conhecido como efeito estufa na atmosfera. Efeito estufa é um fenômeno natural, que garante que a temperatura terrestre se mantenha em um nível ideal para a manutenção da vida.
A radiação solar atinge a atmosfera terrestre e então é refletida para o espaço. Porém, alguns gases presentes na atmosfera, como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), têm a propriedade de absorver e reemitir essa radiação infravermelha. Esses gases são conhecidos como gases de efeito estufa.
Nos últimos séculos, diversas atividades desenvolvidas por seres humanos aumentaram drasticamente a concentração desses gases na atmosfera. Entre elas está a queima de combustíveis fósseis para geração de energia e transporte, que emitem CO2, e a agricultura e pecuária, que com a gestão de resíduos liberam CH4 e N2O.
Apesar de estarem presentes em uma concentração muito menor do que o CO2 na atmosfera, o CH4 e o N2O têm um potencial muito maior frente ao aquecimento global.
Consequências do aquecimento global e como evitá-lo
Cientistas têm tentado alertar para os perigos do aquecimento global, mas os governos — e muitas vezes a própria população — parecem ignorar esses riscos. O aumento de fenômenos climáticos extremos poderia facilmente acabar com grande parte da biodiversidade terrestre, colocando “em xeque” toda a cadeia alimentar e a própria garantia da segurança alimentar.
Segundo uma pesquisa do Instituto Walker, da Universidade de Reading, conduzida por Nigel Arnell, limitar o aumento da temperatura em até 2°C até 2100 poderia significar uma redução de 65% dos impactos ambientais. Nesse sentido, foi celebrado o Acordo de Paris em 2015, no qual vários países, incluindo as maiores potências mundiais, concordaram em limitar o aquecimento em 2°C até o fim do século.
Porém, a cada nova Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas fica claro que os países não estão implantando as medidas necessárias para frear o aquecimento tão rápido quanto é preciso. Alguns estudos estimam que a marca de uma temperatura 1,5°C superior à média já será alcançada em 2024.
Frear o aquecimento global envolve, necessariamente, a redução drástica das emissões de gases de efeito estufa. Isso precisa ser feito em várias frentes, entre elas:
- transição para fontes de energia renovável, como solar e eólica;
- proteção e restauração de ecossistemas naturais, como florestas, manguezais e áreas úmidas, que atuam como “sumidouros de carbono”, absorvendo o CO2 da atmosfera;
- ações individuais, como a redução do consumo excessivo, a adoção de hábitos de transporte sustentáveis e o apoio às práticas agrícolas regenerativas;
- a diminuição da poluição e a superação da dependência de veículos movidos a motores de combustão, que utilizam derivados de petróleo;
- implementação de agricultura e pecuária mais sustentáveis, que não desmatem e que poluam menos.
A conscientização sobre o aquecimento global é fundamental para garantir uma ação mais rápida e que seja capaz de promover mudanças. Governos e empresas podem atuar para implementar políticas e práticas sustentáveis, investir em tecnologias de baixo carbono e apoiar a aplicação de acordos internacionais relativos ao aquecimento global.
A mitigação dos efeitos do aquecimento global demanda ações imediatas e abrangentes, só assim é possível pensar em um futuro sustentável para o planeta.
Fontes: Organização das Nações Unidas (ONU), WRI Brasil, Nature, Ecycle
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
5
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos