AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Summit Agro

O que é celulose e para que serve?

O Brasil é o maior exportador global de celulose e tem a sua produção baseada em áreas de florestas plantadas

3 minutos de leitura

29/10/2021

A criação da Imprensa Régia por conta da chegada da família real portuguesa gerou a demanda para a primeira indústria do setor de celulose no Rio de Janeiro. Ao longo do século 19, diversas plantas industriais foram inauguradas, com destaque para a Fábrica de Papel de Salto, idealizada pelo Barão de Piracicaba, que funciona até hoje.

O setor de celulose ganhou força em 1946, com a fundação da primeira grande fábrica de papel e celulose do País pela Klabin, motivada pelas restrições de importação dos produtos durante a Segunda Guerra Mundial. A fábrica contou com o incentivo do governo Getúlio Vargas à indústria nacional.

Porém, a configuração atual da cadeia produtiva, nacional e internacional, teve os primeiros traços delineados pelas pesquisas de Max Feffer, que obteve celulose a partir da fibra de eucalipto. A descoberta permitiu a Suzano iniciar uma nova forma de produção em 1956.

Atualmente, o Brasil tem a sua produção de celulose baseada em áreas reflorestadas. Desde 2017, o País se consolidou como o principal exportador global do produto e o segundo maior produtor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Mas o que é celulose?

História da fibra vegetal está relacionada à produção do papel, mas a celulose é utilizada em outras indústrias. (Fonte: Shutterstock/hxdyl/Reprodução)

A celulose é o principal componente da parede celular das plantas. Formada de moléculas de glicose organizadas em feixes, a substância produz fibras que são utilizadas como matéria-prima em indústrias de vários setores. A celulose pode ser extraída a partir de diversos vegetais, como árvores de eucalipto, pinheiro, algodão, bambu, entre outras.

Para que serve a celulose?

A celulose está presente em diversos produtos do nosso cotidiano. A substância é utilizada como matéria-prima nas indústrias de papel, embalagens e tecidos, como também é usada em fraldas descartáveis, absorventes, alimentos, farmácias, cosméticos, adesivos, biocombustíveis, materiais de construção etc.

A fibra vegetal está na composição de alimentos processados, como hambúrgueres, sorvete e queijo ralado, bem como em emulsionantes, espessantes e estabilizantes. A tripa da fibra vegetal é utilizada também na confecção de embutidos, como salsichas e linguiças.

Já os derivados da celulose são usados para fabricar hidrogéis, que funcionam como veículos para ativos dermatológicos e em formulações odontológicas. A substância também é aplicada como revestimento de comprimidos e cápsulas de medicamentos, na fabricação de curativos inteligentes e peles artificiais na Medicina.

Qual é o papel do setor de celulose na economia brasileira?

Toda a celulose produzida no Brasil tem origem em áreas de florestas plantadas. (Fonte: Shutterstock/Alf Ribeiro/Reprodução)

A produção de celulose tem um impacto significativo sobre inúmeras outras cadeias produtivas. O setor se destaca por suas fábricas modernizadas e florestas altamente produtivas, respeitando os critérios de sustentabilidade.

O segmento representa 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 6,9% do PIB industrial, com uma receita bruta que ultrapassa os US$ 100 bilhões e uma contribuição para balança comercial de US$ 10 bilhões, de acordo com informações da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). 

Em 2020, o volume produzido pela indústria brasileira alcançou 21 milhões de toneladas da fibra vegetal. Desse total, cerca de 70%, ou 15,6 milhões de toneladas, foram exportados. Esses números representam uma alta de mais de 6% em relação ao resultado de 2019.

Fonte: Agropós, Ecycle, Tech Melt, Migalhas, Suzano, Portal Memória Brasileira, Instituto Tear, Fedrigoni, Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas