PUBLICIDADE

Summit Agro

O que é celulose e para que serve?

O Brasil é o maior exportador global de celulose e tem a sua produção baseada em áreas de florestas plantadas

3 minutos de leitura 29/10/2021 - 11:00

Nome Colunistas

1001
1001

A criação da Imprensa Régia por conta da chegada da família real portuguesa gerou a demanda para a primeira indústria do setor de celulose no Rio de Janeiro. Ao longo do século 19, diversas plantas industriais foram inauguradas, com destaque para a Fábrica de Papel de Salto, idealizada pelo Barão de Piracicaba, que funciona até hoje.

O setor de celulose ganhou força em 1946, com a fundação da primeira grande fábrica de papel e celulose do País pela Klabin, motivada pelas restrições de importação dos produtos durante a Segunda Guerra Mundial. A fábrica contou com o incentivo do governo Getúlio Vargas à indústria nacional.

Porém, a configuração atual da cadeia produtiva, nacional e internacional, teve os primeiros traços delineados pelas pesquisas de Max Feffer, que obteve celulose a partir da fibra de eucalipto. A descoberta permitiu a Suzano iniciar uma nova forma de produção em 1956.

Atualmente, o Brasil tem a sua produção de celulose baseada em áreas reflorestadas. Desde 2017, o País se consolidou como o principal exportador global do produto e o segundo maior produtor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Mas o que é celulose?

História da fibra vegetal está relacionada à produção do papel, mas a celulose é utilizada em outras indústrias. (Fonte: Shutterstock/hxdyl/Reprodução)

A celulose é o principal componente da parede celular das plantas. Formada de moléculas de glicose organizadas em feixes, a substância produz fibras que são utilizadas como matéria-prima em indústrias de vários setores. A celulose pode ser extraída a partir de diversos vegetais, como árvores de eucalipto, pinheiro, algodão, bambu, entre outras.

PUBLICIDADE

Para que serve a celulose?

A celulose está presente em diversos produtos do nosso cotidiano. A substância é utilizada como matéria-prima nas indústrias de papel, embalagens e tecidos, como também é usada em fraldas descartáveis, absorventes, alimentos, farmácias, cosméticos, adesivos, biocombustíveis, materiais de construção etc.

A fibra vegetal está na composição de alimentos processados, como hambúrgueres, sorvete e queijo ralado, bem como em emulsionantes, espessantes e estabilizantes. A tripa da fibra vegetal é utilizada também na confecção de embutidos, como salsichas e linguiças.

Já os derivados da celulose são usados para fabricar hidrogéis, que funcionam como veículos para ativos dermatológicos e em formulações odontológicas. A substância também é aplicada como revestimento de comprimidos e cápsulas de medicamentos, na fabricação de curativos inteligentes e peles artificiais na Medicina.

Qual é o papel do setor de celulose na economia brasileira?

Toda a celulose produzida no Brasil tem origem em áreas de florestas plantadas. (Fonte: Shutterstock/Alf Ribeiro/Reprodução)

A produção de celulose tem um impacto significativo sobre inúmeras outras cadeias produtivas. O setor se destaca por suas fábricas modernizadas e florestas altamente produtivas, respeitando os critérios de sustentabilidade.

O segmento representa 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 6,9% do PIB industrial, com uma receita bruta que ultrapassa os US$ 100 bilhões e uma contribuição para balança comercial de US$ 10 bilhões, de acordo com informações da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). 

Em 2020, o volume produzido pela indústria brasileira alcançou 21 milhões de toneladas da fibra vegetal. Desse total, cerca de 70%, ou 15,6 milhões de toneladas, foram exportados. Esses números representam uma alta de mais de 6% em relação ao resultado de 2019.

Fonte: Agropós, Ecycle, Tech Melt, Migalhas, Suzano, Portal Memória Brasileira, Instituto Tear, Fedrigoni, Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.