O que é biodiversidade e por que ela é benéfica ao agronegócio? | Agro Estadão O que é biodiversidade e por que ela é benéfica ao agronegócio? | Agro Estadão
apresenta
oferece
PUBLICIDADE

Summit Agro

O que é biodiversidade e por que ela é benéfica ao agronegócio?

O mundo agro tem na biodiversidade um ativo e deve estimulá-la como uma estratégia competitiva

3 minutos de leitura 22/06/2021 - 10:01

Nome Colunistas

Summit Agro

A Amazônia tem uma área enorme: 5,5 milhões de quilômetros quadrados. Para se ter uma ideia do que isso significa, a Índia, o segundo país mais populoso do planeta, tem 1,4 bilhão de pessoas e conta com 3,2 milhões de km². 

No entanto, essa não é a principal razão pela qual a Amazônia é considerada o maior patrimônio verde do mundo. O título vem da sua biodiversidade, que se refere à quantidade de espécies que convivem em um mesmo bioma. 

Esse fator gera polêmica no campo. Muitas vezes, critica-se o agronegócio ao afirmar que ele seria responsável por acabar com a biodiversidade da Amazônia e outros biomas. Mas é possível produzir sem atrapalhar a sustentabilidade? Afinal, qual é a importância de manter a floresta viva?

Saiba tudo sobre o assunto e entenda por que o agronegócio não é o vilão, mas precisa estar atento ao seu impacto ambiental. Com o direcionamento certo, o agro brasileiro pode ter na preservação dos recursos naturais, inclusive, um diferencial competitivo.

Por que a biodiversidade deve ser um ativo do agro?

No último sábado, 22 de maio, foi celebrado o dia da biodiversidade. A data é uma iniciativa da sociedade civil para discutir os benefícios que a manutenção da convivência de diferentes espécies em um mesmo bioma gera ao meio ambiente e também à economia — afinal, é possível conciliar sustentabilidade e produtividade no agronegócio.

PUBLICIDADE

Inclusive, esse foi um dos principais pontos do Estadão Summit Agro 2020. Para os debatedores, não há mais espaço no mercado para a produção devastadora, que prejudica o meio ambiente e também a imagem do setor.

Isso é especialmente importante diante da alta demanda de mercados críticos a métodos pouco sustentáveis, como é o caso dos países europeus em relação aos produtos brasileiros.

Além disso, a biodiversidade tem importância interespecífica (entre as espécies) e pode afetar a produtividade. Ao desmatar ou queimar indiscriminadamente uma grande quantidade de terra, afeta-se o ciclo de espécies que vivia ali, inclusive as controladoras naturais de pragas — e o mesmo vale para o uso irregular de defensivos químicos. 

Como garantir a biodiversidade?

Graças a novos métodos produtivos que permitem um manejo mais sustentável e menos invasivo, pode-se dispor de técnicas adequadas de cultivo sem abrir mão das finanças. Quer ver como implementar métodos “amigos” da biodiversidade na sua propriedade? Confira algumas dicas a seguir e veja como a Ciência e a Tecnologia são aliadas do agronegócio.

Cultivares de laboratório e crioulos

A safra começa muito antes do plantio. Um dos primeiros passos se refere à escolha da cultura e dos cultivares. Grandes empresas têm um catálogo com uma enorme variedade de sementes, mas o trabalho de manutenção das sementes crioulas continua sendo importante. 

PUBLICIDADE

Estas são as “sementes nativas”, protegidas e colhidas por indígenas ou produtores, que dão origem às espécies sem modificação genética. Dessa forma, usar essa variação de sementes para o cultivo ajuda na manutenção do bioma e da qualidade do solo.

Integração da propriedade com floresta

A sustentabilidade pode ser tão rentável quanto é importante. Prova disso são os sistemas de integração pecuária-floresta e lavoura-pecuária-floresta. Esses casos permitem a manutenção das árvores nativas e a fixação de carbono, e a recompensa vem com o selo Carne Carbono Zero, que apresenta um ótimo valor de mercado.

Mapeamento tecnológico para uso de defensivos

Outra forma de garantir um método mais sustentável de cuidado no campo é reduzir ao máximo o uso de defensivos químicos. Para isso, pode-se unir tecnologia e ciência no Manejo Integrado de Pragas. Atualmente, já existe conhecimento disponível para segmentar a lavoura em clusters, mapeá-los quanto à necessidade de agrotóxicos, assim como customizar e otimizar a aplicação. 

Todas essas são dicas para garantir a biodiversidade. Longe de ser um problema, ela é uma aliada, sendo uma estratégia ambiental e comercial para o País. Então fique de olho, aqui sempre tem muita informação para você incrementar o seu negócio!  

Fonte: Agricultura Moderna, Agricultura Sustentavel

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.