Summit Agro

O que é bacia hidrográfica?

Entenda o que é a qual é a importância de uma bacia hidrográfica

4 minutos de leitura

04/05/2023

As áreas territoriais que se caracterizam pela captação da água da chuva, com escoamento para um mesmo curso d’água, são chamadas de bacias hidrográficas. Esse termo, portanto, indica uma região drenada por um rio e os afluentes dele.

O que delimita a bacia hidrográfica são as estruturas do relevo, ou seja, morros, montanhas, picos e outros elementos que fazem que a água siga caminho para determinado rio. É essa formatação do terreno que faz que nascentes, riachos, córregos e rios menores abasteçam os rios principais. Em geral, é o rio principal que dá nome à bacia hidrográfica.

Características de uma bacia hidrográfica

Existem quatro tipos de bacia hidrográfica, diferenciados pelo destino da água.

  • Bacia hidrográfica exorreica: em que as águas escoam para o mar.
  • Bacia hidrográfica endorreica: cuja água escoa para lagos, lagoas ou mares fechados.
  • Bacia hidrográfica arreica: em que a água se perde pelo caminho, seja por evaporação, seja por infiltração no solo.
  • Bacia hidrográfica criptorreica: cuja água adentra no interior da Terra e alimenta cavernas, grutas, lagos e rios subterrâneos.

Uma bacia hidrográfica é composta de cinco elementos principais. Veja as características de cada um.

  • Nascente: início da bacia, corresponde ao ponto mais elevado do terreno e à nascente do rio principal.
  • Rio principal: rio de maior extensão e volume de água da bacia, abastecido por afluentes, rios menores.
  • Afluentes: rios menores que deságuam no rio principal e o abastecem.
  • Divisor de água: estruturas do relevo que dividem as áreas de bacias. Normalmente são montanhas, picos, serras e outros acidentes geográficos que definem o curso que a água seguirá.
  • Foz: fim da bacia, também chamada de exutório, ponto onde as águas encontram o oceano ou uma bacia hidrográfica maior.
Representação da Bacia Amazônica, que contém cerca de 20% da água potável do mundo. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Bacias hidrográficas brasileiras

O Brasil é riquíssimo em recursos hídricos e tem a maior reserva de água potável do planeta, com 70% dela na Floresta Amazônica. O País tem 12 bacias hidrográficas principais, sendo:

  • Bacia do Rio Amazonas;
  • Bacia do Rio Paraná;
  • Bacia do Rio Tocantins-Araguaia;
  • Bacia do Rio Uruguai;
  • Bacia do Rio São Francisco;
  • Bacia Atlântico Nordeste Ocidental;
  • Bacia Atlântico Nordeste Oriental;
  • Bacia do Parnaíba;
  • Bacia do Atlântico Leste;
  • Bacia do Atlântico Sudeste;
  • Bacia Atlântico Sul.

Destas, quatro bacias principais englobam 80% do território do País.

  • Bacia do Rio Amazonas: além de ser a maior do Brasil, é a maior do mundo, passando por oito países. Engloba 45% do território brasileiro e sete Estados.
  • Bacia Platina: junção das bacias hidrográficas do Rio Paraná, do Rio Uruguai e do Rio Paraguai, passa por seis Estados e pelo Distrito Federal e tem grande potencial hidrelétrico.
  • Bacia do Rio Tocantins-Araguaia: passa por seis Estados e é a maior bacia inteiramente em território nacional.
  • Bacia do Rio São Francisco: passa por seis Estados no Nordeste e é fundamental para o abastecimento de água da região.

Importância das bacias hidrográficas

As bacias hidrográficas são de extrema importância para a manutenção da vida. Além do motivo óbvio da necessidade da água potável para consumo, os conjuntos hídricos servem para uma série de propósitos. O ciclo da água é fundamental para a agricultura, já que a chuva é o principal meio de irrigação.

Além disso, as bacias hidrográficas brasileiras são muito utilizadas para transporte de cargas e pessoas e para a geração de energia elétrica. A energia hidrelétrica, apesar de desencadear alguns impactos ambientais, ainda é considerada limpa e renovável, algo extremamente importante em um mundo onde os efeitos da poluição têm causado cada vez mais danos.

Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Quando se percebe a importância das bacias hidrográficas para as mais diversas áreas, a necessidade de conservação é ainda maior. A bacia hidrográfica se refere a uma área, e a poluição ou o desmatamento nesse território podem afetar a qualidade da água e até gerar desertificação.

O Brasil precisa de uma política de águas ainda mais inteligente, afinal, além de conservar grande parte da água potável do mundo, boa parcela do Produto Interno Bruto (PIB) do País vem da agricultura e depende diretamente de que os ciclos da água ocorram nos períodos previstos.

Nos últimos anos, foi possível notar como ações em diferentes regiões podem afetar o País inteiro. Foi o caso das queimadas recorde na Amazônia, que alteraram os chamados rios voadores, volumes de água que evaporam na região amazônica e são distribuídos por todo o País. Muitas regiões produtivas sofreram com a falta de chuva, que em alguns pontos foi acentuada pelo fenômeno La Niña (outro acontecimento influenciado pelas mudanças climáticas).

Não haverá desenvolvimento na produtividade sem que haja preocupação efetiva com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, principalmente com um bem tão precioso: a água.

Fonte: Brasil Escola, Toda Matéria, IBGE, Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional de Águas

Bom Dia Agro

Newsletter

X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas