Summit Agro
O que a tecnologia pode agregar ao agronegócio?
Cases apresentados no Summit Agro mostram soluções tecnológicas que podem elevar a produtividade e reduzir custos do setor
Summit Agro
25/11/2020 - 10:40
A tecnologia tem sido uma aliada fundamental para a consolidação do Brasil em uma posição de destaque na produção agrícola. Durante o encerramento do Summit Agro 2020 foram apresentados dois cases que mostram a ampla atuação e a sinergia das tecnologias com a agricultura.
No primeiro Painel Tech do dia, Bernardo Fabiani, CEO da TerraMagna, explicou de que forma a empresa está reinventando a maneira como o crédito é fornecido na agricultura brasileira. A startup tem conseguido, a partir de fontes alternativas de dados, transformar um processo arriscado em uma experiência simples e segura tanto para financiadores quanto para financiados.
Na última palestra do evento, Lucas Marcolin, gerente comercial de produtos digitais da BASF, mostrou como a multinacional tem criado soluções específicas para propiciar a redução do uso de insumos com recomendações de aplicação de agrotóxicos para áreas específicas, permitindo uma agricultura mais sustentável.
Tecnologia para facilitar o crédito
“O crédito é o insumo mais importante para a agricultura brasileira porque é aquele que precede todos os outros”, argumenta Fabiani. “Sem crédito, você não consegue plantar uma lavoura, não consegue protegê-la nem fazê-la crescer”, completa. O CEO da TerraMagna afirma que o financiamento possibilitou o crescimento da agricultura brasileira até se tornar protagonista mundial na produção de alimentos.
Ainda assim, o financiamento agrícola é extremamente arriscado. A plantação está exposta a todas as condições climáticas e a doenças que podem ser muito difíceis de serem medidas e entendidas por bancos e outros possíveis financiadores da atividade. “A TerraMagna surgiu exatamente para resolver esse problema”, afirma o CEO da empresa que ajuda os players convencionais do mercado de crédito a entenderem e a administrarem os riscos do agronegócio.
Por meio de monitoramento via satélite, processamento em nuvem, dados governamentais e inteligência artificial, a startup consegue traçar um perfil do agricultor e das garantias oferecidas para uma melhor precificação dos empréstimos.
Precisão na aplicação de defensivos agrícolas
As ferramentas tecnológicas também podem ajudar no uso mais preciso de insumos agrícolas. A BASF, por meio de subsidiária Xarvio, oferece uma solução que faz recomendações específicas de aplicação de defensivos agrícolas por talhão por meio de mapeamento com drones.
Com a análise e o uso de insumos de forma setorizada, a empresa ajuda o produtor a extrair o máximo de cada ponto do terreno, reduzindo custos e tornando a atividade mais sustentável. “A agricultura está passando por uma transformação em que cada vez mais a sustentabilidade vem à tona”, argumenta Marcolin.
Em colaboração com a Borsche, a multinacional está desenvolvendo um sistema com câmeras acopladas a bicos para identificar ervas daninhas e fazer a aplicação ainda mais direcionada. Com isso, a empresa pretende não mais atuar por setores, mas sim utilizar os insumos exclusivamente nas pragas que devem ser combatidas, preservando o restante da plantação.
Fonte: Estadão.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
2
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
3
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
4
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
5
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil (2024)
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos