PUBLICIDADE

Summit Agro

Noz-pecã: o que é e como plantar?

Devido aos benefícios que geram à saúde, as nozes-pecã têm-se tornado cada vez mais populares nos mercados brasileiros

Nome Colunistas

Summit Agro

09/08/2022 - 10:00

word-image-19455-1
word-image-19455-1

A noz-pecã é um fruto originário dos Estados Unidos e do México, mas devido a suas propriedades nutritivas e a fama de fazer bem à saúde, tem-se espalhado pelo mundo. No Brasil, embora a demanda ainda seja baixa, o produto disponível nos mercados é importado do Chile, o que indica grandes oportunidades para agricultores brasileiros que tenham interesse em preencher esses espaços ou até investir em exportações.

A seguir, descubra como plantar nozes-pecã, quais são os cuidados que as árvores demandam e conheça os benefícios que o fruto oferece à saúde.

Como plantar nozes-pecã?

O cultivo de nogueiras-pecã é relativamente simples, desde que o ambiente seja apropriado para seu desenvolvimento. É imprescindível que as temperaturas no fim do outono e no inverno tenham médias abaixo de 7,2°C, pois é nesse momento que as árvores entram em estado de dormência. No entanto, quando elas retomam o ciclo de crescimento, precisam de temperaturas entre 20°C e 30°C.

O terreno ideal para a planta das nozes deve ser profundo, rico em matéria orgânica e bem drenado. No Brasil, sugere-se que, 30 dias antes do plantio, o solo seja preparado com 2 quilogramas de esterco de galinha ou 10 quilogramas de esterco de curral, 1 quilograma de calcário magnesiano, 160 gramas de P2O5 e 60 gramas de K20 por cova.

O espaço entre as plantas precisa ser de, no mínimo 10 metros x 10 metros, pois as árvores necessitam de espaço para crescer, e a falta de ventilação entre elas pode facilitar o desenvolvimento de pragas.

PUBLICIDADE
Pecan grove, trees are grown in lines, this one has mature trees and young saplings.

A escolha da qualidade das mudas é o ponto principal para a qualidade de um pomar de noz-pecã. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o agricultor deve optar por dois grupos de cultivares: o protandus e o protogenus, pois, dessa forma, a produção é mais segura e eficiente.

As nogueiras-pecã precisam de podas de formação até o quinto ano de plantio e, no período de frutificação, é necessário fazer cortes para a retirada de ramos mortos ou doentes. A partir do terceiro ou do quarto ano a planta já dá frutos, mas as melhores safras acontecem a partir de cinco ou seis ciclos após o início do plantio no pomar.

A colheita deve ocorrer assim que a cápsula carnosa que envolve a noz começa a se abrir e exige alguns cuidados, como a limpeza da área do pomar e o recolhimento dos frutos que caem precocemente. O armazenamento do produto deve ser cauteloso, pois qualquer sinal de umidade pode comprometer a qualidade da mercadoria.

Imagem de uma cápsula carnosa da noz-pecã se abrindo. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Benefícios da noz-pecã para a saúde

De acordo com dados da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), só no Rio Grande do Sul serão colhidas mais de 4,2 mil toneladas de nozes em 2022. Esse número reflete a procura pelo produto no mercado, que aumentou devido a estudos que indicam que o fruto gera benefícios à saúde.

Uma das vantagens apontadas é a composição das nozes, que são ricas em compostos orgânicos chamados de ácidos graxos, gorduras que podem enriquecer a saúde do coração.

PUBLICIDADE

Outro ponto mencionado é o fato de que pessoas que consomem nozes-pecã diariamente têm níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) — conhecido como colesterol ruim — mais baixos do que as que não consomem.

Pacientes com osteoporose apresentaram uma grande melhora nos sintomas depois que passaram a consumir nozes com frequência. As fibras solúveis presentes nas pecãs também auxiliam a estabilização de açúcar no sangue, já que retardam a absorção dele.

Esses são apenas alguns dos benefícios apontados por estudiosos, mas as pesquisas seguem em andamento. Gostou de saber como plantar nozes-pecã e quais são seus benefícios para a saúde?

Fonte: Jornal do Comércio, Revista da Fruta, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Crescimento Rural – RS, Mondini Plantas, Ecycle, CTP, Embrapa

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.