Summit Agro

Noz-pecã: o que é e como plantar?

Devido aos benefícios que geram à saúde, as nozes-pecã têm-se tornado cada vez mais populares nos mercados brasileiros

3 minutos de leitura

09/08/2022

A noz-pecã é um fruto originário dos Estados Unidos e do México, mas devido a suas propriedades nutritivas e a fama de fazer bem à saúde, tem-se espalhado pelo mundo. No Brasil, embora a demanda ainda seja baixa, o produto disponível nos mercados é importado do Chile, o que indica grandes oportunidades para agricultores brasileiros que tenham interesse em preencher esses espaços ou até investir em exportações.

A seguir, descubra como plantar nozes-pecã, quais são os cuidados que as árvores demandam e conheça os benefícios que o fruto oferece à saúde.

Como plantar nozes-pecã?

O cultivo de nogueiras-pecã é relativamente simples, desde que o ambiente seja apropriado para seu desenvolvimento. É imprescindível que as temperaturas no fim do outono e no inverno tenham médias abaixo de 7,2°C, pois é nesse momento que as árvores entram em estado de dormência. No entanto, quando elas retomam o ciclo de crescimento, precisam de temperaturas entre 20°C e 30°C.

O terreno ideal para a planta das nozes deve ser profundo, rico em matéria orgânica e bem drenado. No Brasil, sugere-se que, 30 dias antes do plantio, o solo seja preparado com 2 quilogramas de esterco de galinha ou 10 quilogramas de esterco de curral, 1 quilograma de calcário magnesiano, 160 gramas de P2O5 e 60 gramas de K20 por cova.

O espaço entre as plantas precisa ser de, no mínimo 10 metros x 10 metros, pois as árvores necessitam de espaço para crescer, e a falta de ventilação entre elas pode facilitar o desenvolvimento de pragas.

Pecan grove, trees are grown in lines, this one has mature trees and young saplings.

A escolha da qualidade das mudas é o ponto principal para a qualidade de um pomar de noz-pecã. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o agricultor deve optar por dois grupos de cultivares: o protandus e o protogenus, pois, dessa forma, a produção é mais segura e eficiente.

As nogueiras-pecã precisam de podas de formação até o quinto ano de plantio e, no período de frutificação, é necessário fazer cortes para a retirada de ramos mortos ou doentes. A partir do terceiro ou do quarto ano a planta já dá frutos, mas as melhores safras acontecem a partir de cinco ou seis ciclos após o início do plantio no pomar.

A colheita deve ocorrer assim que a cápsula carnosa que envolve a noz começa a se abrir e exige alguns cuidados, como a limpeza da área do pomar e o recolhimento dos frutos que caem precocemente. O armazenamento do produto deve ser cauteloso, pois qualquer sinal de umidade pode comprometer a qualidade da mercadoria.

Imagem de uma cápsula carnosa da noz-pecã se abrindo. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Benefícios da noz-pecã para a saúde

De acordo com dados da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), só no Rio Grande do Sul serão colhidas mais de 4,2 mil toneladas de nozes em 2022. Esse número reflete a procura pelo produto no mercado, que aumentou devido a estudos que indicam que o fruto gera benefícios à saúde.

Uma das vantagens apontadas é a composição das nozes, que são ricas em compostos orgânicos chamados de ácidos graxos, gorduras que podem enriquecer a saúde do coração.

Outro ponto mencionado é o fato de que pessoas que consomem nozes-pecã diariamente têm níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) — conhecido como colesterol ruim — mais baixos do que as que não consomem.

Pacientes com osteoporose apresentaram uma grande melhora nos sintomas depois que passaram a consumir nozes com frequência. As fibras solúveis presentes nas pecãs também auxiliam a estabilização de açúcar no sangue, já que retardam a absorção dele.

Esses são apenas alguns dos benefícios apontados por estudiosos, mas as pesquisas seguem em andamento. Gostou de saber como plantar nozes-pecã e quais são seus benefícios para a saúde?

Fonte: Jornal do Comércio, Revista da Fruta, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Crescimento Rural – RS, Mondini Plantas, Ecycle, CTP, Embrapa

Bom Dia Agro

Newsletter

X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas