Summit Agro
Noz-pecã: o que é e como plantar?
Devido aos benefícios que geram à saúde, as nozes-pecã têm-se tornado cada vez mais populares nos mercados brasileiros

Summit Agro
09/08/2022 - 10:00

A noz-pecã é um fruto originário dos Estados Unidos e do México, mas devido a suas propriedades nutritivas e a fama de fazer bem à saúde, tem-se espalhado pelo mundo. No Brasil, embora a demanda ainda seja baixa, o produto disponível nos mercados é importado do Chile, o que indica grandes oportunidades para agricultores brasileiros que tenham interesse em preencher esses espaços ou até investir em exportações.
A seguir, descubra como plantar nozes-pecã, quais são os cuidados que as árvores demandam e conheça os benefícios que o fruto oferece à saúde.
Como plantar nozes-pecã?
O cultivo de nogueiras-pecã é relativamente simples, desde que o ambiente seja apropriado para seu desenvolvimento. É imprescindível que as temperaturas no fim do outono e no inverno tenham médias abaixo de 7,2°C, pois é nesse momento que as árvores entram em estado de dormência. No entanto, quando elas retomam o ciclo de crescimento, precisam de temperaturas entre 20°C e 30°C.
O terreno ideal para a planta das nozes deve ser profundo, rico em matéria orgânica e bem drenado. No Brasil, sugere-se que, 30 dias antes do plantio, o solo seja preparado com 2 quilogramas de esterco de galinha ou 10 quilogramas de esterco de curral, 1 quilograma de calcário magnesiano, 160 gramas de P2O5 e 60 gramas de K20 por cova.
O espaço entre as plantas precisa ser de, no mínimo 10 metros x 10 metros, pois as árvores necessitam de espaço para crescer, e a falta de ventilação entre elas pode facilitar o desenvolvimento de pragas.

A escolha da qualidade das mudas é o ponto principal para a qualidade de um pomar de noz-pecã. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o agricultor deve optar por dois grupos de cultivares: o protandus e o protogenus, pois, dessa forma, a produção é mais segura e eficiente.
As nogueiras-pecã precisam de podas de formação até o quinto ano de plantio e, no período de frutificação, é necessário fazer cortes para a retirada de ramos mortos ou doentes. A partir do terceiro ou do quarto ano a planta já dá frutos, mas as melhores safras acontecem a partir de cinco ou seis ciclos após o início do plantio no pomar.
A colheita deve ocorrer assim que a cápsula carnosa que envolve a noz começa a se abrir e exige alguns cuidados, como a limpeza da área do pomar e o recolhimento dos frutos que caem precocemente. O armazenamento do produto deve ser cauteloso, pois qualquer sinal de umidade pode comprometer a qualidade da mercadoria.

Benefícios da noz-pecã para a saúde
De acordo com dados da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), só no Rio Grande do Sul serão colhidas mais de 4,2 mil toneladas de nozes em 2022. Esse número reflete a procura pelo produto no mercado, que aumentou devido a estudos que indicam que o fruto gera benefícios à saúde.
Uma das vantagens apontadas é a composição das nozes, que são ricas em compostos orgânicos chamados de ácidos graxos, gorduras que podem enriquecer a saúde do coração.
Outro ponto mencionado é o fato de que pessoas que consomem nozes-pecã diariamente têm níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) — conhecido como colesterol ruim — mais baixos do que as que não consomem.
Pacientes com osteoporose apresentaram uma grande melhora nos sintomas depois que passaram a consumir nozes com frequência. As fibras solúveis presentes nas pecãs também auxiliam a estabilização de açúcar no sangue, já que retardam a absorção dele.
Esses são apenas alguns dos benefícios apontados por estudiosos, mas as pesquisas seguem em andamento. Gostou de saber como plantar nozes-pecã e quais são seus benefícios para a saúde?
Fonte: Jornal do Comércio, Revista da Fruta, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Crescimento Rural – RS, Mondini Plantas, Ecycle, CTP, Embrapa
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
2
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar o mastruz?
3
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
4
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
5
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
6
Caruncho: o que é, como prevenir e acabar com essa praga em casa e na plantação

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão

Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada

Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável

Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Summit Agro
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Summit Agro
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Summit Agro
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
Summit Agro
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos