Summit Agro

Módulo do produtor: descubra o que é e como emitir GTA

Módulo do produtor permite a emissão da guia de trânsito animal, documento obrigatório para circulação de animais

3 minutos de leitura

01/02/2022

Os serviços eletrônicos, como o Módulo do Produtor, um sistema completo para emissão de documentos online, oferecem comodidade e maior eficiência para o agronegócio. Com novas ferramentas de gestão a partir de soluções digitais, é possível alcançar redução de custos dentro e fora da porteira ao mesmo tempo que o atendimento à legislação agropecuária e a procedência dos produtos pecuários são garantidas.

Documentos imprescindíveis para a comercialização de rebanhos, como a Guia de Trânsito Animal (GTA) já podem ser emitidos de forma eletrônica, sem a necessidade de impressão no papel ou o comparecimento presencial a uma unidade de defesa agropecuária. Em alguns casos, a documentação pode ser despachada até pelo celular.

O que é o Módulo do Produtor?

Qualquer movimentação de rebanho deve ser comunicada aos órgãos de defesa agropecuária. (Fonte: Igorsm8/Shutterstock)

O Módulo do Produtor é um sistema online que permite aos pecuaristas a tramitação eletrônica dos documentos necessários para o abate, engorda e a reprodução de animais, comunicação de vacinas, entre outras funcionalidades, garantindo agilidade e segurança nas operações de defesa agropecuária.

A ferramenta pode ser acessada pela internet de forma gratuita e oferece informações úteis ao produtor rural, tais como histórico e saldo de animais da propriedade, a lista de frigoríficos habilitados na região e as unidades responsáveis pela fiscalização da sanidade agropecuária.

Para ter acesso ao sistema, o produtor deve realizar o cadastro de um login e uma senha. Esse procedimento varia de acordo com cada Estado, mas geralmente é necessário comparecer presencialmente na Secretaria Estadual de Agricultura ou outra unidade responsável pela defesa agropecuária, com os documentos pessoais para efetuar o cadastramento e realizar o primeiro acesso.

Como emitir GTA no Módulo do Produtor?

GTA pode ser validada facilmente com QR code. (Fonte: INDEA-MT/Reprodução)

Após efetuar o login no Módulo do Produtor correspondente ao Estado de origem do rebanho, o pecuarista deve selecionar a opção “Emitir GTA” e, em seguida, selecionar a propriedade de origem e a espécie do animal.

Depois desses passos, o pecuarista precisa informar se o trânsito do animal será intraestadual, ou seja, sem cruzar a divisa entre os estados, ou interestadual, quando a origem e o destino estão localizados em dois estados diferentes.

A finalidade do trânsito, a exemplo de abate, engorda ou reprodução, também deve ser informada. Na sequência, o produtor fornecerá as informações de destino do animal, bem como os dados do responsável pelo estabelecimento.

Por último, é necessário inserir os dados de cada animal que será transportado, como sexo, faixa etária e quantidade. Então, basta o produtor clicar em gravar, imprimir e assinar a GTA. O documento precisa acompanhar os animais durante todo o trânsito.

Para que serve o Módulo do Produtor INDEA?

O Módulo do Produtor mantido pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) faz parte do Sistema Integrado de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Sindesa), um conjunto de sistemas disponíveis na internet que oferece a emissão eletrônica de GTA, verificação de saldo, do histórico analítico e da conferência de nascimento e de morte, entre outros serviços.

As funções também estão disponíveis em um aplicativo para celular que emite um QR code das GTAs, permitindo a rápida conferência de órgãos fiscalizadores, como Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e dos funcionários do próprio INDEA, proporcionando maior segurança e eficiência para a pecuária do Estado que detém o maior rebanho bovino do Brasil.

Fonte: Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), Governo de Mato Grosso, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Bom Dia Agro

Newsletter

X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas