PUBLICIDADE

Summit Agro

Como fazer o manejo do melão para melhorar a produção?

Manejo do melão afeta diretamente a qualidade do fruto e a produtividade da lavoura

2 minutos de leitura 29/09/2020 - 20:42

Por:

499
499

O Brasil está entre os 20 maiores produtores de melão e colhe cerca de 500 mil toneladas da fruta por ano. Grande parte da lavoura brasileira de melão está concentrada no Rio Grande do Norte e no Ceará. 

O grande diferencial na produtividade se deve à adoção de técnicas de manejo na plantação. O maior produtor brasileiro da fruta adota sistemas de irrigação avançados, polinização da lavoura com abelhas, compostagem com restos de vegetação, entre outras técnicas.

Manejo do melão para aumentar a produtividade

A boa produtividade do meloeiro está associada a uma média de temperaturas elevadas (entre 25 oC e 35 oC), à exposição ao Sol entre 2 mil a 3 mil horas/ano e à umidade do ar, que deve ficar situada entre 65% a 75%. A planta é pouco exigente quanto à umidade do solo.

O mercado oferece várias espécies híbridas de melão. O tipo gold mine, também conhecido como amarelo, é o mais comum no Brasil. De forma geral, a melhor época para o plantio é entre os meses de agosto e novembro.

Preparo do solo

O meloeiro se adapta a diferentes tipos de solo. As raízes da planta se desenvolvem melhor em solos férteis, com pH entre 6,0 e 7,5, com profundidade de 80 centímetros e boa porosidade.

PUBLICIDADE

O solo deve ser preparado com aração em torno de 30 centímetros e adubação com material orgânico composto de esterco de curral e mamona ou de forma mineral (com a combinação de nitrogênio, fósforo e potássio).

Plantio

O cultivo do meloeiro é realizado por semeadura direta, com 1 a 2 sementes por cova de profundidade de 2 centímetros ou 3 centímetros. O espaçamento varia de 2 metros ou 3 metros entre fileiras de 0,12 a 0,50 metro entre plantas. Antes do plantio, é importante aplicar uma lâmina de água para deixar o solo bem úmido.

Irrigação

O meloeiro é exigente quanto à água, não tolerando a presença constante dessa substância, em especial nas hastes e folhas. Sistemas de irrigação, como gotejamento e por gravidade, são os mais indicados e podem ser associados à fertirrigação.

Polinização

A presença de abelhas é fundamental para garantir a polinização desse vegetal. As flores masculinas e femininas estão localizadas de forma separada na mesma planta e abrem apenas uma vez por um dia. Isso ocorre cerca de duas horas após o nascimento do Sol, e o fechamento, de tarde.

Controle de pragas e distúrbios

O produtor deve ficar atento à ocorrência de distúrbios, como a formação irregular e deterioração precoce de frutos e podridão apical. Pragas como moscas, pulgões, fungos e ácaros também podem afetar a produtividade da lavoura.

PUBLICIDADE

As deformações podem ser corrigidas com fertilização ou aplicação correta da água. O controle das pestes deve ser realizado com a pulverização de produtos específicos para cada praga.

Colheita, armazenagem e transporte

Os frutos devem ser colhidos manualmente com auxílio de faca entre 55 e 70 dias após o plantio, variando entre as espécies, o clima e o destino da produção. A temperatura de armazenamento e transporte deve estar entre 3ºC e 5ºC, com umidade relativa do ar entre 85% e 95%.

Fonte: Notícias Agrícolas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Almanaque do Campo e HFBrasil.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.