Summit Agro
Como fazer o manejo do melão para melhorar a produção?
Manejo do melão afeta diretamente a qualidade do fruto e a produtividade da lavoura
2 minutos de leitura 29/09/2020 - 20:42
Por:
O Brasil está entre os 20 maiores produtores de melão e colhe cerca de 500 mil toneladas da fruta por ano. Grande parte da lavoura brasileira de melão está concentrada no Rio Grande do Norte e no Ceará.
O grande diferencial na produtividade se deve à adoção de técnicas de manejo na plantação. O maior produtor brasileiro da fruta adota sistemas de irrigação avançados, polinização da lavoura com abelhas, compostagem com restos de vegetação, entre outras técnicas.
Manejo do melão para aumentar a produtividade
A boa produtividade do meloeiro está associada a uma média de temperaturas elevadas (entre 25 oC e 35 oC), à exposição ao Sol entre 2 mil a 3 mil horas/ano e à umidade do ar, que deve ficar situada entre 65% a 75%. A planta é pouco exigente quanto à umidade do solo.
O mercado oferece várias espécies híbridas de melão. O tipo gold mine, também conhecido como amarelo, é o mais comum no Brasil. De forma geral, a melhor época para o plantio é entre os meses de agosto e novembro.
Preparo do solo
O meloeiro se adapta a diferentes tipos de solo. As raízes da planta se desenvolvem melhor em solos férteis, com pH entre 6,0 e 7,5, com profundidade de 80 centímetros e boa porosidade.
O solo deve ser preparado com aração em torno de 30 centímetros e adubação com material orgânico composto de esterco de curral e mamona ou de forma mineral (com a combinação de nitrogênio, fósforo e potássio).
Plantio
O cultivo do meloeiro é realizado por semeadura direta, com 1 a 2 sementes por cova de profundidade de 2 centímetros ou 3 centímetros. O espaçamento varia de 2 metros ou 3 metros entre fileiras de 0,12 a 0,50 metro entre plantas. Antes do plantio, é importante aplicar uma lâmina de água para deixar o solo bem úmido.
Irrigação
O meloeiro é exigente quanto à água, não tolerando a presença constante dessa substância, em especial nas hastes e folhas. Sistemas de irrigação, como gotejamento e por gravidade, são os mais indicados e podem ser associados à fertirrigação.
Polinização
A presença de abelhas é fundamental para garantir a polinização desse vegetal. As flores masculinas e femininas estão localizadas de forma separada na mesma planta e abrem apenas uma vez por um dia. Isso ocorre cerca de duas horas após o nascimento do Sol, e o fechamento, de tarde.
Controle de pragas e distúrbios
O produtor deve ficar atento à ocorrência de distúrbios, como a formação irregular e deterioração precoce de frutos e podridão apical. Pragas como moscas, pulgões, fungos e ácaros também podem afetar a produtividade da lavoura.
As deformações podem ser corrigidas com fertilização ou aplicação correta da água. O controle das pestes deve ser realizado com a pulverização de produtos específicos para cada praga.
Colheita, armazenagem e transporte
Os frutos devem ser colhidos manualmente com auxílio de faca entre 55 e 70 dias após o plantio, variando entre as espécies, o clima e o destino da produção. A temperatura de armazenamento e transporte deve estar entre 3ºC e 5ºC, com umidade relativa do ar entre 85% e 95%.
Fonte: Notícias Agrícolas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Almanaque do Campo e HFBrasil.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
5
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos