Summit Agro

Mamão formosa: conheça a produção e os benefícios da fruta

Com preço acessível e mais produtivo do que outras variedades, mamão formosa tem grande aceitação no mercado internacional

3 minutos de leitura

14/02/2022

O mamão formosa é mais produtivo, com preço mais acessível e menor custo de produção em relação a outras variedades. Além disso, tem uma grande demanda internacional e conta com estabilidade de mercado. A espécie representa 60% das exportações brasileiras de mamão, que têm como principal destino os países da União Europeia.

Por ano, são produzidas 6,8 milhões de toneladas de mamão, de acordo com estimativa da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O Brasil produz 1,5 milhão de toneladas anuais e é o segundo maior produtor global. Mais de 90% da produção nacional está concentrada na Bahia, no Espírito Santo, no Rio Grande do Norte e no Ceará.

Por conta da pandemia, a área total dedicada à fruta caiu 16% em 2021 quando comparada ao ano anterior, segundo o HF Brasil. Entretanto, a alta de preços e o recorde de exportações garantiram a rentabilidade para o produtor. Para 2022, a cotação poderá ser sustentada pelo aumento da demanda devido à retomada econômica e à redução do volume colhido.

Como produzir mamão formosa

Mamão deve ser colhido quando apresentar coloração amarela na metade do fruto. (Fonte: Ceasa-ES/Reprodução)

A produção de mamão formosa deve ser realizada a partir das sementes, pois as raízes do mamoeiro não respondem bem ao transplante. A planta tem origem tropical, portanto deve ser cultivada em local com, ao menos, 4 horas de luz solar direta e temperaturas entre 22°C e 26°C.

O terreno areno argiloso e levemente ácido, com pH 6, é o mais propício para o cultivo de mamão formosa. O solo deve estar sempre úmido, devendo ser irrigado uma vez por dia em áreas externas e duas vezes diárias em locais fechados.

As covas para a produção de mudas devem ter 1,25 cm de profundidade, com um espaçamento de 5 cm. Após germinados, os mamoeiros devem ser plantados com uma distância de 2 metros entre as plantas e de 3 a 4 metros entre as linhas, com aplicação de adubo orgânico ao menos uma vez a cada dois meses.

O mamoeiro só produz fruto com a presença de, pelo menos, um macho a cada 10 ou 15 fêmeas. Com as mudas a partir de 90 cm, a planta macho apresenta caule fino e longo e floresce primeiro, enquanto a fêmea tem flores maiores e próximas ao caule. Existem, também, plantas hermafroditas que reúnem as características dos dois sexos.

O fruto amadurece entre quatro e seis meses após a abertura da flor. A colheita deve ser realizada, tanto para consumo quanto comercialização, quando o mamão apresenta estrias e faixas com 50% de coloração amarela.

Benefícios do mamão formosa

Sementes e casca do mamão também têm propriedades nutritivas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Umuarama/Reprodução)

Além de saboroso, o mamão formosa é fonte de saúde, pois é rico em fibras alimentares e vitaminas A, B, C e E. Com poucas calorias e rico em água, seu consumo aumenta a sensação de saciedade e ajuda na perda de peso. Os benefícios da fruta no organismo se estendem desde a pele e os cabelos, passando pela visão, até chegar ao cérebro e intestino.

Os antioxidantes presentes na fruta contribuem para o fígado desintoxicar o organismo e inibem o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer, hipertensão e diabetes. O ácido fólico ajuda as gestantes e combate a osteoporose. A papaína reduz muco e inflamações, melhorando o controle da sinusite e outras doenças respiratórias.

O mamão formosa contribui ainda para o fortalecimento do sistema imunológico, a redução da absorção de carboidratos, do colesterol e de toxinas pelo intestino. A fruta também estimula as bactérias benéficas presentes no órgão e tem um efeito laxante, facilitando o trânsito intestinal.

Quer saber mais? Conheça a opinião dos nossos parceiros especialistas sobre os principais temas do agronegócio.

Fonte: Saber Hortifruti, HF Brasil, Agro20, Ceagesp.

Bom Dia Agro

Newsletter

X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas