PUBLICIDADE

Summit Agro

Leite orgânico: conheça seus benefícios e diferenciais

Fonte de cálcio, o leite é um alimento que traz diversos benefícios. Entenda a importância da opção orgânica

2 minutos de leitura 21/12/2019 - 13:54

Por: Summit agro

A procura por alimentos orgânicos tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. De acordo com dados do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), entre 2017 e 2018 esse setor cresceu 20%. Apesar de já estar na casa de muitos brasileiros, o leite orgânico ainda é novidade para vários consumidores.

A opção apresenta diferentes características, que vão desde as etapas de produção até os seus benefícios para a saúde — o seu maior diferencial. O motivo? Ele é produzido sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, normalmente encontrados na alimentação das vacas.

Além disso, o animal não recebe hormônios ou medicamentos. Dessa forma, os resultados são melhores em termos de qualidade e nutrientes para quem o consome.

Benefícios variados: entenda quais são

Os principais diferenciais são maior quantidade de nutrientes e ausência de substâncias prejudiciais à saúde. Outra grande vantagem é que a bebida tem um tempo de validade maior, o que facilita o seu consumo e armazenamento.

Geralmente, esse produto é mais caro que o leite tradicional, devido a todos os cuidados que o envolvem, incluindo o tratamento diferenciado com os animais. Apesar disso, devido às suas vantagens quanto à saúde, ele tem se tornado uma opção mais atrativa para quem busca um estilo de vida mais saudável.

PUBLICIDADE

Consumidor brasileiro vs. produtos orgânicos

Recentemente, o leite orgânico vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil — são milhões de litros gerados anualmente. Ao mesmo tempo que isso é bastante positivo, o quadro ainda se mostra um desafio para o setor agrário.

Por que consumir leite orgânico?

Devido às suas especificidades no processo de produção, a bebida possui uma maior concentração de nutrientes, dentre eles o ômega 3. A gordura é responsável por prevenir doenças cardiovasculares e regular a pressão arterial.

Vale ressaltar que o aumento do seu consumo, além de ser benéfico para a saúde e um grande aliado do bem-estar, é capaz de impactar diretamente a cadeia produtiva do país.

Isso porque, à medida que número de consumidores cresce, o preço da produção cai, tornando o item mais acessível ao público geral. Consequentemente, o produtor verifica maior rentabilidade e passa a dispor de melhores condições de trabalho e infraestrutura.

Diante disso, estimular o consumo do leite orgânico no Brasil também acaba sendo fundamental para o desenvolvimento de novas perspectivas dentro do setor agrário nacional.

Fonte: The Spruce Eats, Educa Point, Sociedade Nacional de Agricultura, Ciência do Leite.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.