Summit Agro
Inteligência artificial: aplicações e desafios no agronegócio
Inteligência artificial pode garantir segurança alimentar global diante do aumento populacional
2 minutos de leitura 25/07/2022 - 17:33
Summit agro
A inteligência artificial (IA) já é uma realidade no agronegócio brasileiro, mas ainda há um grande potencial a ser explorado. A tecnologia pode contribuir para o aumento da previsibilidade de condições naturais e da eficiência operacional na propriedade rural, ajudando a melhorar o volume produzido e reduzir os custos.
A população mundial vai crescer em 2 bilhões de pessoas até 2050, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), provocando uma necessidade de elevação em 60% na produtividade de alimentos. Nesse sentido, questões ambientais como a restrição de abertura de novas áreas para lavouras, também tendem a crescer.
As aplicações de IA podem ajudar nisso. O investimento no setor deve saltar de US$ 1 bilhão em 2020 para US$ 4 bilhões em 2026, segundo projeções da Markets & Markets. No Brasil, um projeto da Farmers Edge e Nufarm prevê a digitalização de mais de 1 milhão de hectares até 2023, quase 2% das áreas cultivadas no País.
Quais são as aplicações da inteligência artificial no agronegócio?
A chegada da conexão 5G nas propriedades rurais promete revolucionar as operações do agronegócio. A primeira fazenda conectada do Brasil está localizada no Piauí e é considerada um modelo pelo uso da tecnologia em toda a cadeia produtiva.
Conheça as principais aplicações da inteligência artificial no campo a seguir.
Visão computacional
A propriedade rural pode ser mapeada digitalmente para a identificação de problemas e o fornecimento de insights. As máquinas podem ser treinadas para reconhecer pragas e doenças, insuficiência de nutrientes ou de água, entre outros fatores, a partir de imagens ou sensores conectados pela Internet das Coisas (IoT).
Previsão do tempo
As condições meteorológicas são uma das principais influências para a produção agrícola e, com as mudanças geradas pelo aquecimento global, está ficando cada vez mais difícil de entender o clima. A IA é capaz de processar as informações locais e de satélites para fornecer previsões mais precisas sobre os fenômenos climáticos na lavoura.
Automatização das operações
Veículos como máquinas agrícolas e drones já podem ser controlados a distância, mas, em geral, ainda necessitam de intervenção humana na operação. A IA torna a automação completa, com as decisões sendo tomadas de forma mais rápida e assertiva pelas máquinas, deixando para as pessoas o trabalho de supervisão e acompanhamento.
Antecipação do mercado
As oscilações nos preços de insumos e na cotação das commodities afetam diretamente o sucesso da safra. A tecnologia permite acompanhar as variações do mercado para ajudar o produtor a identificar tendências de demandas e precificar corretamente os produtos em determinado momento.
Desafios para implantação da tecnologia
A IA transmite e processa quantidades absurdas de dados, conhecido como big data, necessitando de uma boa conexão. A zona rural brasileira ainda tem uma conectividade baixa, com mais de 70% das propriedades sem qualquer tipo de acesso à internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar do problema estrutural, o maior impedimento para a implementação das tecnologias é o valor de investimento, segundo a percepção dos agricultores ouvidos pela pesquisa Agricultura Digital no Brasil. No entanto, existem muitas soluções de baixo custo no mercado que não foram amplamente difundidas para os pequenos produtores.
Fonte: Totvs, Alsglobal, Banco do Brasil, Engdb, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Markets & Markets, Farmers Edge
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
2
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
3
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
4
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
5
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil (2024)
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos