Summit Agro
Guia completo do cultivo à colheita da canola
O óleo de canola contém propriedades benéficas para a saúde e pode ser usado para a produção de biodiesel
3 minutos de leitura 20/07/2023 - 15:15
Por: Summit agro
Canola é uma planta oleaginosa da família das brassicaceae, a mesma do repolho e da couve. Ela se destaca pelo alto teor de proteína e óleo em seus grãos. No Brasil, o vegetal contém, em média, 24% a 27% de proteína e cerca de 38% de óleo.
O óleo de canola é considerado um alimento saudável devido às suas propriedades benéficas para a saúde. Ele é rico em ômega-3, que auxilia na redução dos triglicerídeos e no controle da arteriosclerose, além disso, tem o menor teor de gordura saturada entre todos os óleos vegetais e contém vitamina E, um antioxidante que ajuda a reduzir o colesterol ruim.
Na Europa, o óleo de canola é considerado um padrão de referência para a produção de biodiesel. Já o farelo de canola, que contém de 34% a 38% de proteína, é um excelente suplemento na formulação de rações para animais, como bovinos, aves, suínos e ovinos, sendo comercializado sem dificuldades.
Passo a passo para cultivar canola
O cultivo de canola gera um grande valor socioeconômico, pois permite a produção de óleos vegetais durante o inverno, complementando a produção de soja durante o verão. Isso otimiza os recursos disponíveis, como terra, equipamentos e mão-de-obra.
Quando usada na rotação de culturas, principalmente em conjunto com milho e soja, a canola ajuda a prevenir doenças que afetam essas lavouras, reduzindo a necessidade de uso de fungicidas e promovendo a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola.
As regiões com altitudes acima de 600 metros são mais favoráveis para o cultivo. No Brasil, a planta se desenvolve melhor em temperaturas amenas, entre 13°C e 22°C durante o período vegetativo e cerca de 20°C ao longo do ciclo.
Veja como cultivar a canola.
Preparo do solo
Os solos com boa drenagem, alta fertilidade e pH acima de 5,5 são ideais para a canola. É fundamental realizar uma análise do solo antes do plantio para determinar as necessidades de adubação e correção de acidez. Além disso, é importante garantir que o solo não esteja compactado e livre de plantas daninhas, como o nabo bravo.
Escolha da variedade
No Brasil, atualmente, a canola de primavera (Brassica napus L. var. oleifera) é a única variedade cultivada. Ela foi desenvolvida por meio de melhoramento genético convencional a partir da colza, uma planta com altos teores de ácido erúcico e glucosinolatos, para ser usada em combustíveis.
Planti
A semeadura da canola deve ser feita em solo úmido, com espaçamento de aproximadamente 40 centímetros entre as linhas, resultando em uma densidade de 40 plantas por metro quadrado. As sementes devem ser distribuídas a uma profundidade de cerca de um centímetro.
No caso de semeadura tardia, o espaçamento pode ser reduzido e a quantidade de sementes por cova aumentada, devido ao menor tempo de desenvolvimento da canola.
Manejo da lavoura
Durante o cultivo da canola, é importante estar atento a pragas e doenças. Algumas pragas comuns incluem formigas, pulgões e traças, que podem ser controladas por meio de monitoramento e aplicação de defensivos agrícolas adequados. Quanto às doenças, algumas das principais são a podridão branca da haste e a mancha de alternaria.
Colheita
A colheita da canola é realizada de forma mecanizada, preferencialmente nas horas mais secas e quentes do dia, quando o teor de umidade deve estar em cerca de 18% ou menos. O momento adequado para a colheita é quando 40% a 60% das sementes de canola mudam de cor, passando do verde para o marrom.
Fontes: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
5
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos