PUBLICIDADE

Summit Agro

Galinha caipira: como ela se difere das outras?

Entenda a diferença entre a galinha caipira e o frango de granja no tamanho, na textura e no sabor da carne

Nome Colunistas

Summit Agro

16/02/2022 - 11:00

1133
1133

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) registrou um recorde na produção de frango nacional em 2021. Foram 14,3 milhões de toneladas produzidas, o que significa 3,5% a mais em relação às 13,845 milhões de toneladas produzidas em 2020. Além disso, outro recorde foi quebrado: foram 4,6 milhões de toneladas exportadas, ou seja, 9% a mais do que em 2020. O principal destino do frango brasileiro exportado foi a China.

O mercado do frango brasileiro é bilionário. A ABPA estima que o setor movimentou US$ 7,66 bilhões em 2021, apresentando um aumento de 25,7% de faturamento em relação aos US$ 6,09 bilhões em 2020.

Apesar de todos os problemas que o setor enfrentou com a pandemia, como o aumento histórico dos preços do milho e da soja (que são o principal composto da ração dos frangos), a demanda cresceu nacionalmente. A associação divulgou que o consumo estimado do brasileiro foi de 46 kg por habitante por ano, aumento per capita de 1,5% em relação aos 45,27 quilos de 2020.

Normalmente a galinha caipira é menor, mas tem a carne mais saborosa. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Tipos de frango

Apesar da importância da proteína do frango no País, boa parte dos brasileiros desconhece a diferença entre o frango caipira (ou galinha caipira) e o frango de granja. O modo como cada tipo é criado causa diferenças na textura e no sabor da carne. Vamos saber mais!

Frango caipira

O termo “caipira” refere-se a qualquer frango criado “solto”, sem grande controle do seu crescimento e da sua alimentação, em sistemas de produção semi-intensivos ou extensivos.

PUBLICIDADE

Por isso, além da ração balanceada, insetos, minhocas, gramíneas e restos de cultura fazem parte da dieta desses animais, conferindo um sabor diferenciado à carne e aos ovos.

Eles demoram mais para atingir o tamanho ideal para o abate, geralmente entre 70 e 90 dias, dependendo da linhagem e do sistema de criação.

A criação da galinha caipira geralmente envolve raças específicas adaptadas ao sistema de produção, como a Embrapa 051, Label Rouge e outras, que combinam rusticidade, boa produção de carne e ovos, e adaptação ao clima tropical.

A coloração da gema dos ovos da galinha caipira, mais intensa devido à alimentação rica em carotenóides presentes em vegetais e milho, é um atrativo para o consumidor.

Galinha caipira é criada com mais liberdade. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Frango de granja

O frango de granja, também conhecido como frango industrial ou de corte, é criado em ambiente confinado, com temperatura, umidade e iluminação controladas para otimizar o crescimento e a conversão alimentar.

PUBLICIDADE

Sua dieta é rigorosamente balanceada, à base de ração composta principalmente por milho e soja, suplementada com vitaminas e minerais, visando um rápido ganho de peso. Esses animais são abatidos com idade entre 35 e 45 dias.

Mesmo com esse tempo menor, os frangos de granja são maiores, têm mais carne e esta é mais macia, devido ao menor teor de colágeno e à maior deposição de gordura. A produção em larga escala permite um custo mais baixo, tornando a carne de frango de granja acessível à maior parte da população.

Muito se fala sobre o uso de hormônios para a aceleração de crescimento de frangos em granja, mas essa prática foi abolida. Desde 2004, a legislação brasileira proíbe o uso de hormônios em animais. O controle é bem rigoroso, tanto pelos órgãos de fiscalização quanto pelo mercado de consumidores externos, que também proíbem a prática.

O crescimento acelerado se deve ao progresso genético, que permite aos produtores selecionarem animais de cortes nobres. Além disso, houve grande desenvolvimento nas pesquisas sobre alimentação e criação dos frangos.

Apesar dos cuidados, alguns frangos importados ainda podem utilizar a inserção de hormônios na criação. Por isso, é importante ler os rótulos e só comprar carne de empresas confiáveis.

PUBLICIDADE

Por fim, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou dados sobre a produção e exportação de carne de frango. Para 2023, a produção foi de aproximadamente 14,8 milhões de toneladas, com 9,694 milhões destinadas ao mercado interno. 

Para 2024, a produção deve alcançar até 15 milhões de toneladas, com cerca de 9,7 milhões de toneladas para o mercado interno. E 2025 promete muito mais.

Fonte: Hoje tem Frango, Caminho do Vinho, Avicultura Industrial, Poder 360, Summit Agro Estadão.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.