AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Summit Agro

Fungus gnats: conheça a praga e aprenda a evitar infestações

O fungus gnats ataca, principalmente, culturas hidropônicas

3 minutos de leitura

15/04/2022

Mudas de diversas hortaliças, plantas ornamentais e árvores frutíferas têm sofrido bastante com o ataque de uma pequena mosca pertencente à família Sciaridae. No Brasil, a espécie mais encontrada é a Bradysia matogrossensis.

O pequeno inseto é conhecido como fungus gnats e tem esse apelido porque se alimenta de fungos, algas e matérias orgânicas presentes no solo. A peste ataca principalmente culturas de cogumelos, citros, fumo, ornamentais e viveiros de mudas, visto que se reproduz em ambientes úmidos e escuros.

O fungus gnats se reproduz em solo úmido. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os prejuízos causados pelo fungus gnats

O fungus gnats danifica, principalmente, culturas úmidas porque os adultos põem seus ovos sobre a superfície do solo ou sobre plantas cultivadas em ambientes com água parada. Os ovos evoluem para larvas brancas com cerca de 6 mm a 7 mm, que estouram as células das raízes das plantas e sugam seu conteúdo celular.

A Bradysia matogrossensis não deixa apenas as culturas mais fracas, como também é capaz de causar a morte de algumas plantas, uma vez que, quando as larvas se alimentam, cavam túneis nas raízes em fase de germinação e provocam danos irreparáveis.

Além disso, a mosca gera danos indiretos às plantas, pois atua como vetor de fungos fitopatogênicos dos gêneros Pythium, Botrytis, Verticillium, Fusarium, Thielaviopsis, Cylindrocladium e Sclerotinia.

As moscas podem atuar como vetores de fungos fitopatogênicos. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Como evitar o fungus gnats

Que a pequena mosca da família Sciaridae é uma praga bastante agressiva e causa danos em diversos tipos de culturas já entendemos. Agora é hora de aprender a evitá-la. A seguir, confira quatro dicas para evitar o fungus gnats na plantação.

1. Tome cuidado com a origem do seu substrato

A melhor forma de evitar o fungus gnats nas plantas é investir em substratos de boa qualidade, mas se você não puder gastar muito, tente esterilizar o material antes de utilizá-lo.

Para isso, coloque o substrato em formas ou tigelas e o leve ao forno a uma temperatura igual ou superior a 70°C, assim qualquer organismo nocivo à sua produção será eliminado pelo calor.

2. Mantenha o topo do substrato seco

As moscas Bradysia matogrossensis depositam seus ovos em terras úmidas, certo? Então, manter a camada superior do substrato seca é uma ótima forma de evitar o problema, pois os adultos não vão encontrar áreas molhadas para se reproduzir. Cobrir a parte de cima da terra com materiais como areia, perlita, argila expandida ou cascas de pinheiros pode facilitar a secagem entre as regas.

3. Livre-se dos mosquitos adultos

Mesmo que você faça de tudo para evitar as larvas nas suas plantas, pode acontecer de uma mosca ou outra aparecer e causar uma imensa infestação. Por isso, vale investir no uso de repelentes de insetos como a canela em pó, recipientes com vinagre e açúcar ou cerveja e também naquelas fitas amarelas que prendem mosquitos, normalmente vendidas em mercados.

A mistura de vinagre com açúcar espanta moscas de diversas espécies. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

4. Mate qualquer foco de larvas

Você seguiu todas as dicas anteriores, mas mesmo assim encontrou larvas escondidas nas mudas das suas plantas. E agora? Calma! Controlar o foco não é muito fácil, mas também não é impossível. Para resolver o problema você tem duas opções:

  • utilizar água oxigenada na água da rega, pois a mistura vai diminuir a quantidade de fungos na terra e, por consequência, reduzir o desenvolvimento das larvas que não vão ter com o que se alimentar.
  • colocar inseticidas na água da rega, pois, normalmente, esses produtos são utilizados para pulverizar as plantas, mas, nesse caso, eles são mais efetivos se tiverem contato direto com a terra.

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região