AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Summit Agro

Extrativismo: o que é e qual sua aplicação no agronegócio

Prática do extrativismo tem impacto na economia, indústria e no meio ambiente

2 minutos de leitura

01/11/2021 | 15:00

Com impactos econômicos e ambientais, o extrativismo, atividade presente desde os primórdios da humanidade, tem total relevância para o cenário do agro, principalmente no Brasil. Saber suas aplicações e consequências permite avaliar pontos de melhoria e expectativas para o futuro do setor.

O que é o extrativismo?

Uma das tarefas mais antigas feitas pelo ser humano, o extrativismo, como o nome já sugere, é definido como a ação de extrair recursos naturais, seja manualmente ou com auxílio de máquinas. Usado inicialmente para subsistência, quando a humanidade era nômade, ainda hoje a atividade é amplamente praticada.

O extrativismo pode se dar com frutos, madeira, animais e minérios. Quando passou a ser uma atividade em escala industrial, no entanto, se tornou uma ameaça ao meio ambiente. Isso porque pedaços quilométricos de terra são devastados e sua recomposição não acontece no mesmo ritmo da extração.

Extrativismo: modalidades principais

Extração de minérios, vegetais e animais deixou de se destinar à subsistência para ganhar status industrial. (Fonte: Pexels)

Vegetal

Diferente da agricultura, o extrativismo vegetal se dá no recolhimento da flora que nasce e se desenvolve espontaneamente no ambiente natural, sem necessidade de plantio e cultivo. Pode se dar com frutos, raízes, madeira e até mesmo secreções de algumas espécies, como o látex, que vem da seringueira.

Mineral

Seja de rios, mares ou do solo, minérios podem ser encontrados, recolhidos e aproveitados de diferentes maneiras. O processo, que já foi essencialmente manual, hoje é mecanizado em praticamente todas as suas etapas. Isso potencializa as alterações nos ecossistemas e paisagem onde é realizado.

Economicamente, o ferro, petróleo, manganês, bauxita, níquel, ouro e prata podem ser considerados os minérios mais importantes.

Animal

Trata-se da pesca e da caça, atividades milenares destinadas à alimentação e sobrevivência. Enquanto a primeira é largamente realizada, a caça tem diferentes regulamentações ao redor do mundo, com definições sobre locais ou animais permitidos. 

Extrativismo no Brasil

No território brasileiro, a ação extrativista, que começou com a retirada de pau-brasil no período de exploração portuguesa, hoje é dominada principalmente pelo minério de ferro e petróleo, produtos exportados. Em algumas regiões, porém, o extrativismo vegetal ainda é praticado, destinado em sua maioria à subsistência. 

Hoje, no entanto, a retirada de recursos vegetais se dá, principalmente, com madeira — destinada à construção e à produção de papel. Na parte de frutos, destaca-se a extração de castanha (que também é usada na produção de cosméticos), palmito, buriti (cujo óleo tem diversas propriedades e aplicações), e carnaúba (aproveitada desde suas folhas até as raízes).

Pesca é única atividade extrativista animal permitida por lei no Brasil. (Fonte: Pixabay)

Os peixes, responsáveis pela manutenção de comunidades de pescadores ao redor do Brasil, são os únicos animais com retirada permitida por lei. Apesar disso, há regulamentações sobre quais espécies podem ser extraídas e em qual período do ano.

Por fim, minérios contam para a balança comercial do País, dado que são encontrados em abundância e exportados para outras partes do mundo. No território brasileiro estão presentes alumínio, cobre, estanho, ouro, prata, ferro, níquel, zinco, entre outros. Em alguns casos, o Brasil se posiciona como líder mundial de produção. Sal e Petróleo são outros destaques da extração mineral.

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas