PUBLICIDADE

Summit Agro

Economia circular no agronegócio: o que é e como aplicar?

Na economia circular, todos os recursos voltam para a cadeia produtiva, unindo aspectos ambientais e financeiros

2 minutos de leitura 19/06/2020 - 16:49

Por: Summit Agro

Não é de hoje que o agro procura ser mais sustentável — tanto por demanda dos consumidores ou ganhos financeiros quanto pela consciência de seu papel no mundo. Nesse sentido, a aplicação da chamada “economia circular” é uma das ideias que mais podem contribuir para isso, pois nela, em resumo, substitui-se o modelo tradicional de produção, consumo e descarte dos recursos por outro em que tudo volta para a cadeia produtiva. Portanto, uma mudança do linear para o circular.

O gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Davi Bomtempo, explicou o conceito em entrevista ao Estadão: “Não existe lixo na economia circular. Todo resíduo é recurso a ser utilizado de alguma forma, seja para empregar novamente na mesma cadeia produtiva ou em outra, na produção de diferentes produtos”. Dessa forma, mais do que um conceito sustentável, a economia circular também é uma oportunidade para o agronegócio. 

Mais do que reciclagem

Bomtempo explica que é comum pensar em reciclagem quando esse assunto é introduzido, mas que a economia circular vai muito além disso, pois é a ideia de aproveitar todos os recursos ao máximo, ao longo do processo, buscando formas de produzir riquezas extraindo menos insumos da natureza. 

Dentro desse conceito, a reciclagem é uma das estratégias possíveis, é claro, mas criar equipamentos que possam receber manutenção de forma mais simples, funcionando por mais tempo sem serem trocados, também é uma forma de trabalhar com esse conceito. 

No agro, um setor que trabalha tão próximo da natureza, esses ideais podem ser aplicados de forma ainda mais ampla e integrada. Aproveitar os dejetos de animais como adubo orgânico para as plantas e o uso dos restos de plantas como parte da ração dos animais são práticas bastante simples e já adotadas em muitos locais. 

Outro exemplo interessante vem do setor sucroalcooleiro, que aplica princípios circulares desde o início da produção. Por exemplo, o controle de pragas, de maneira geral, é feito de forma biológica, evitando o uso de insumos químicos não renováveis, além disso procura-se aproveitar tudo o que é possível da cana-de-açúcar: o açúcar e o etanol, que são os produtos principais; o bagaço e o melaço, os quais servem de matérias-primas para outras indústrias; e outros resíduos, que são aproveitados para produzir eletricidade ou como fertilizantes. Dessa forma, além de ajudar o meio ambiente, é possível maximizar os ganhos que seriam obtidos com a mesma produção. 

Fonte: Estadão e Agência de Notícias da Universidade de São Paulo.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.