Summit Agro
Dia da Sobrecarga da Terra: entenda significado da data
Dia da Sobrecarga da Terra mostra como o aumento de consumo dos recursos naturais é maior do que a velocidade de regeneração do planeta
3 minutos de leitura 05/06/2022 - 15:41
Summit agro
O Dia da Sobrecarga da Terra é a data em que a utilização de recursos naturais pela humanidade ultrapassa a capacidade do planeta de regeneração. Em uma analogia simples, seria o momento em que o mundo entra no “cheque especial” dos bens e serviços ecológicos, passando a utilizar “o saldo” que seria destinado para as gerações futuras.
O conceito foi criado pela organização não governamental (ONG) Footprint Network, que também é responsável por calcular a data. A instituição considera uma base de 3 milhões de dados estatísticos de 200 países, além de informações de entidades internacionais como o Projeto Global de Carbono e a Agência Internacional de Energia (IEA).
Para calcular o Dia da Sobrecarga da Terra, a quantidade de recursos ecológicos que o planeta é capaz de gerar em um ano, chamada de biocapacidade mundial, é dividida pela demanda da humanidade no período, representado pela pegada de carbono global. Por fim, o resultado é multiplicado por 365, número de dias do calendário anual.
Dia da Sobrecarga da Terra vem cada ano mais cedo
Em 1970, o Dia da Sobrecarga da Terra caiu em 30 de dezembro. Isso significa que quase todos os recursos naturais consumidos foram produzidos naquele ano, representando certo equilíbrio. A partir de então, a demanda vem aumentando, mas a capacidade de regeneração do planeta não está acompanhando o ritmo.
Em 1980, a data foi 4 de novembro. No ano 2000, foi em 22 de setembro e, assim, foi se acelerando ao longo da década. Em 2019, 26 de julho marcou a data. Por conta da pandemia, em 2020, o uso dos recursos retrocedeu e o dia foi 22 de agosto.
No entanto, com a retomada das atividades econômicas, a data voltou a avançar e, em 2021, foi 29 de julho. Isso significa que, para manter o consumo nos níveis atuais, é necessário 1,7 planeta em termos de recursos naturais.
Consumo por país é diferente
O Dia da Sobrecarga da Terra considera uma média global, mas os países têm um padrão de consumo diferente. A população de Catar, sede da Copa do Mundo de 2022, esgotou todos os seus recursos naturais do ano no dia 14 de fevereiro, enquanto a Jamaica só deverá ultrapassar o limite de equilíbrio de sua pegada ecológica em 20 de dezembro.
A maior parte da América do Norte e da Europa utiliza os bens ecológicos disponíveis antes ainda no primeiro semestre. Isso significa que, se o padrão de consumo desses países fosse a média mundial, seriam necessárias duas Terras por ano para sustentar todas as pessoas.
A Holanda, por exemplo, teve seu Dia da Sobrecarga em 12 de abril. Se toda a população mundial consumisse como os holandeses, seriam necessários 3,6 planetas para atender à demanda. No entanto, como o país importa 78% de seus recursos, se fosse contar apenas com seu território, seriam necessários 7,3 Holandas para regenerar o que foi consumido.
E o agronegócio com isso?
A produção agropecuária responde por boa parte da pegada ecológica dos países. Isso acontece porque os combustíveis fósseis são largamente utilizados para cultivar, colher, processar e distribuir alimentos.
Na agroindústria, as colheitas dependem de grandes quantidades de fertilizantes nitrogenados, produtos químicos agrícolas à base de petróleo, bombas para irrigação, diesel para máquinas e óleo para o escoamento da produção.
No entanto, o agronegócio pode reverter esse quadro. A utilização de práticas sustentáveis, como energias renováveis e métodos produtivos capazes de sequestrar carbono, ajuda a reduzir a pegada ecológica e garantir a sustentabilidade do planeta para essa e as próximas gerações.
Fonte: Earth Overshoot Day.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
3
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
4
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
5
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil (2024)
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos