PUBLICIDADE

Summit Agro

CPR verde: entenda a proposta de incentivo à preservação

CPR verde permitirá o financiamento do agronegócio a partir da preservação de florestas e do sequestro de carbono

3 minutos de leitura 09/09/2021 - 13:42

Por: Summit Agro

O governo brasileiro prepara uma proposta de criação de uma Cédula de Produto Rural (CPR) exclusiva para o pagamento a produtores rurais por serviços ambientais que não impeçam a produção de alimentos em áreas de florestas. Conhecida como CPR verde, a cédula deve incentivar a preservação ambiental dentro do agronegócio.

O debate e a elaboração da proposta começaram em dezembro do ano passado. A minuta do decreto de criação do título deve estar disponível para a assinatura do presidente da República até o final de agosto, de acordo com a declaração pública do subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri.

O decreto, que cria a nova modalidade de financiamento, está sendo finalizado por representantes do Ministério da Economia (ME), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além do Banco Central (BC).

Segundo Boueri, a discussão envolve apenas o ajuste de “pormenores”. “Nós já temos o decreto redigido, com o aceite de todo mundo, nós já temos exposição de motivos interministerial, o que falta é fazer a parte burocrática mesmo”, ele afirmou.

Para implementação do CPR verde, também é possível que haja regulamentação a partir de uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN).

PUBLICIDADE

Proposta da CPR verde

Sequestro de carbono por árvores preservadas em propriedades rurais pode gerar recursos extras para agricultores. (Fonte: Shutterstock/Fsolipa/Reprodução)

A Cédula de Produto Rural, criada em 1994, permite que o produtor rural, associações e cooperativas se autofinanciem, garantindo a entrega da produção agropecuária futura, mas sem necessidade de definição prévia de preço.

O título se tornou o principal instrumento para financiamento da cadeia produtiva do agronegócio, pois permite o levantamento de recursos para o desenvolvimento de lavouras ou outros empreendimentos rurais.

Já o CPR verde tem uma dinâmica diferente. O título permite a negociação da preservação de árvores em pé ou em crescimento, bem como o sequestro de carbono realizado por elas. O produtor agropecuário garante a preservação de áreas ambientais, enquanto o investidor pode lucrar com o crédito de carbono advindo da operação.

As áreas de preservação obrigatórias da propriedade rural, como Áreas de Preservação Permanente ou reservas legais, não poderão ser negociadas. O título financiará apenas espaços de florestas formados de maneira voluntária.

Forma de financiamento

As formas de pagamento do título ambiental são combinadas entre as partes e podem prever pagamentos parciais conforme o avanço do projeto, o que permite o financiamento de projetos não performados, em que a árvore vai crescer e capturar o carbono. “É um mecanismo que vai viabilizar grandes projetos da agropecuária, especialmente na questão da integração floresta, agricultura e pecuária”, disse o subsecretário.

PUBLICIDADE

Os recursos serão administrados em uma conta especial criada para receber o crédito, o que deve dar mais segurança às partes envolvidas. Os recursos da CPR verde podem ser depositados à vista, mas o produtor só terá acesso ao dinheiro com a comprovação da preservação da floresta. “Daqui a um ano, se a floresta estiver em pé, ele saca uma parcela proporcional ao tamanho do contrato”, explicou Boueri.

Vantagens do título

CPR verde permite ao agricultor ganhar com a preservação de árvores e com produção agrícola ao mesmo tempo. (Fonte: Shuttestock/raditya/Reprodução)

Uma das grandes vantagens da proposta é que o título não impede a negociação dos frutos das árvores. Dessa forma, o agricultor pode, por exemplo, emitir um CPR Verde para o cacaueiro e depois emitir outro CPR para o cacau.

A CPR verde, ao calcular e identificar o sequestro de carbono realizado por propriedades rurais, pode criar uma commodity adicional para o produtor. Mesmo em período de entressafras, o produtor rural pode lucrar com a preservação de áreas de floresta.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.