AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Summit Agro

Conheça os tipos de limões mais populares no Brasil

Limão surgiu do cruzamento de duas frutas cítricas na Ásia e se popularizou no paladar do Brasileiro

3 minutos de leitura

30/12/2022 | 09:00

O Brasil produziu 1,5 milhão de toneladas de limão em 2021, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O cultivo da fruta teve origem na Ásia, na península Indochina, a partir do cruzamento da laranja com o cedrat, uma fruta cítrica. Nas Américas, os limoeiros chegaram no final do século 15, nas esquadras de Cristóvão Colombo.

A fruta conquistou o paladar dos brasileiros, especialmente pela variedade Taiti, sendo um dos ingredientes principais da bebida caipirinha. Cada subclima do País apresenta condições para produzir uma variedade da fruta.

Conheça os tipos de limões mais populares.

Tipos de limão cultivados e consumidos no Brasil

Existem mais de 100 espécies de limões, entretanto, poucas variedades são responsáveis pela maioria do consumo mundial. As frutas cítricas são ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e atua na prevenção de mais de 60 doenças. Os frutos se diferencia em tamanho e sabor, bem como cor da casca.

1. Taiti

O Taiti se tornou o “rei” dos limões no Brasil. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O tipo de limão mais consumido no Brasil é, na verdade, uma lima ácida. O País é o segundo maior produtor do mundo. A fruta é cultivada desde o século passado na Califórnia, nos Estados Unidos, com sementes supostamente importadas do Taiti, daí o seu nome. São Paulo é o estado responsável por 70% da produção nacional dessa variedade.

A fruta é excelente para suco, pois seu sumo rende mais que o limão siciliano. É comum utilizá-lo também para sorvetes e tortas. Na indústria, é usado como ingrediente alimentar a partir do óleo extraído da casca.

A variedade é tropical, então se adapta bem a maior parte do território brasileiro. É uma das espécies de citros com maior precocidade, produzindo a partir do terceiro ano de implantação do pomar.

2. Cravo ou caipira

Variedade consegue sobreviver a longos períodos sem chuva. (Fonte: Evaldo Resende/Wikimedia/Reprodução)

O limão-cravo é resistente à seca e suporta estiagem de até 120 dias. A planta se desenvolve em terra com fácil drenagem e enriquecida com húmos de minhoca. A fruta é uma mistura de limão com tangerina, permitindo um equilíbrio em acidez e açúcar, perfeito para temperos.

Conhecido também como limão rosa, sua polpa é amarela. Externamente, é comum que as lavouras sejam infestadas por verrugose, uma doença inofensiva para humanos que deixa a casca com aspecto desagradável.

3. Siciliano

O siciliano é a espécie de limão mais cara no mercado brasileiro. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Considerado o limão verdadeiro por ser a espécie mais antiga, tem o sabor mais ácido e é utilizado na culinária para doces, molhos e licores. A variedade se destaca pelo cheiro, mas oferece pouco sumo para suco. É o tipo mais consumido nos Estados Unidos e na Europa.

No Brasil, as regiões mais propícias para o cultivo são as subtropicais, por apresentarem clima mais ameno. O estado de São Paulo concentra a maior produção, em especial, as cidades de Bebedouro, Matão, Limeira e Votuporanga.

O solo precisa ter boa drenagem e ser rico em matéria orgânica e pode precisar de calcário. O limoeiro é plantado diretamente no solo, a partir de sementes ou mudas, com irrigação regular, principalmente na fase de desenvolvimento da árvore. Entretanto, as raízes não podem ficar encharcadas, sob o risco de apodrecerem.

4. Galego

O limão galego também é uma lima ácida, porém menos comum no território brasileiro. A variedade adaptada a climas mediterrâneo, equatorial, tropical e subtropical. O cultivo se desenvolve no estado do Ceará nas cidades de Limoeiro do Norte, Russas, Tabuleiro do Norte, Jaguaribe e Penaforte, entre outras.

A variedade chegou a ser mais produzida e consumida no Brasil há cinco décadas atrás. Mas o limão Taiti se mostrou mais rentável aos produtores rurais e o limão galego é o quarto no ranking de consumo doméstico.

Fonte: Taeq, MF Rural, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Super Interessante, Cursos CPT, Cursos CPT, InvestSP, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Governo do Ceará

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas