Summit Agro
Conheça os tipos de limões mais populares no Brasil
Limão surgiu do cruzamento de duas frutas cítricas na Ásia e se popularizou no paladar do Brasileiro
30/12/2022 - 09:00
O Brasil produziu 1,5 milhão de toneladas de limão em 2021, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O cultivo da fruta teve origem na Ásia, na península Indochina, a partir do cruzamento da laranja com o cedrat, uma fruta cítrica. Nas Américas, os limoeiros chegaram no final do século 15, nas esquadras de Cristóvão Colombo.
A fruta conquistou o paladar dos brasileiros, especialmente pela variedade Taiti, sendo um dos ingredientes principais da bebida caipirinha. Cada subclima do País apresenta condições para produzir uma variedade da fruta.
Conheça os tipos de limões mais populares.
Tipos de limão cultivados e consumidos no Brasil
Existem mais de 100 espécies de limões, entretanto, poucas variedades são responsáveis pela maioria do consumo mundial. As frutas cítricas são ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e atua na prevenção de mais de 60 doenças. Os frutos se diferencia em tamanho e sabor, bem como cor da casca.
1. Taiti
O tipo de limão mais consumido no Brasil é, na verdade, uma lima ácida. O País é o segundo maior produtor do mundo. A fruta é cultivada desde o século passado na Califórnia, nos Estados Unidos, com sementes supostamente importadas do Taiti, daí o seu nome. São Paulo é o estado responsável por 70% da produção nacional dessa variedade.
A fruta é excelente para suco, pois seu sumo rende mais que o limão siciliano. É comum utilizá-lo também para sorvetes e tortas. Na indústria, é usado como ingrediente alimentar a partir do óleo extraído da casca.
A variedade é tropical, então se adapta bem a maior parte do território brasileiro. É uma das espécies de citros com maior precocidade, produzindo a partir do terceiro ano de implantação do pomar.
2. Cravo ou caipira
O limão-cravo é resistente à seca e suporta estiagem de até 120 dias. A planta se desenvolve em terra com fácil drenagem e enriquecida com húmos de minhoca. A fruta é uma mistura de limão com tangerina, permitindo um equilíbrio em acidez e açúcar, perfeito para temperos.
Conhecido também como limão rosa, sua polpa é amarela. Externamente, é comum que as lavouras sejam infestadas por verrugose, uma doença inofensiva para humanos que deixa a casca com aspecto desagradável.
3. Siciliano
Considerado o limão verdadeiro por ser a espécie mais antiga, tem o sabor mais ácido e é utilizado na culinária para doces, molhos e licores. A variedade se destaca pelo cheiro, mas oferece pouco sumo para suco. É o tipo mais consumido nos Estados Unidos e na Europa.
No Brasil, as regiões mais propícias para o cultivo são as subtropicais, por apresentarem clima mais ameno. O estado de São Paulo concentra a maior produção, em especial, as cidades de Bebedouro, Matão, Limeira e Votuporanga.
O solo precisa ter boa drenagem e ser rico em matéria orgânica e pode precisar de calcário. O limoeiro é plantado diretamente no solo, a partir de sementes ou mudas, com irrigação regular, principalmente na fase de desenvolvimento da árvore. Entretanto, as raízes não podem ficar encharcadas, sob o risco de apodrecerem.
4. Galego
O limão galego também é uma lima ácida, porém menos comum no território brasileiro. A variedade adaptada a climas mediterrâneo, equatorial, tropical e subtropical. O cultivo se desenvolve no estado do Ceará nas cidades de Limoeiro do Norte, Russas, Tabuleiro do Norte, Jaguaribe e Penaforte, entre outras.
A variedade chegou a ser mais produzida e consumida no Brasil há cinco décadas atrás. Mas o limão Taiti se mostrou mais rentável aos produtores rurais e o limão galego é o quarto no ranking de consumo doméstico.
Fonte: Taeq, MF Rural, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Super Interessante, Cursos CPT, Cursos CPT, InvestSP, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Governo do Ceará
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
2
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
3
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
4
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
5
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil (2024)
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos