Summit Agro
Conheça os principais sistemas de preparação do solo para plantio
O Brasil se tornou o terceiro produtor mundial de alimentos por meio de um investimento intenso na preparação do solo para a agricultura
3 minutos de leitura 11/10/2023 - 10:59
Summit agro
Apesar de ser o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, o Brasil tem, na maior parte de seu território, um solo pobre em nutrientes e ácido para a agricultura. A expansão do agronegócio só foi possível com a utilização de técnicas e tecnologias para melhorar a terra para as culturas agrícolas.
A gestão do solo não se limita apenas à safra atual. Preparar a terra adequadamente contribui para a manutenção da saúde e da fertilidade do solo ao longo das safras futuras. Isso evita a degradação do solo e a exaustão de seus recursos, permitindo que a terra continue sendo produtiva por anos.
Conheça, a seguir, os principais sistemas para preparação do solo.
Preparo convencional
O solo é arado, gradeado e nivelado antes do plantio. Ele é frequentemente utilizado para incorporar resíduos da colheita anterior, controlar ervas daninhas e melhorar a estrutura do solo. No entanto, pode causar erosão e degradação do solo, além de demandar mais tempo e uso de maquinário pesado.
Preparo mínimo
Apenas uma camada superficial é trabalhada para o plantio, mantendo a maior parte da estrutura do solo intacta. Isso reduz a erosão e mantém a matéria orgânica no solo, mas pode não ser eficaz no controle de ervas daninhas.
Plantio direto
O plantio das sementes diretamente na camada de palha ou restos culturais da colheita anterior ajuda a reduzir a erosão do solo, preserva a umidade, melhora a estrutura do solo e promove a biodiversidade microbiana.
Mulching
A cobertura do solo com materiais orgânicos (como palha, folhas ou restos de culturas) contribui para protegê-lo da erosão, manter a umidade e reduzir o crescimento de ervas daninhas. Além disso, à medida que esses materiais se decompõem, contribuem para a melhoria da fertilidade do solo.
Rotação de culturas
A rotação de culturas não se trata apenas de um sistema de preparo do solo, mas também de uma prática agrícola que envolve alternar diferentes culturas em uma mesma área ao longo das safras. Isso ajuda a reduzir a erosão, controlar pragas e doenças, melhorar a qualidade do solo e otimizar o uso de nutrientes.
Adubação verde
O cultivo de plantas, geralmente leguminosas que fixam nitrogênio, contribuem para a fertilidade do solo. Essas plantas são incorporadas antes do plantio principal, enriquecendo-o com nutrientes e matéria orgânica.
Sistema agroflorestal
As árvores, culturas agrícolas e/ou criação de animais são combinados de forma integrada e podem proteger o solo contra erosão, melhorar a infiltração de água e fornecer sombra para as culturas.
Preparo de leito elevado
Especialmente usado em áreas sujeitas a enchentes ou com solo de drenagem deficiente, esse sistema envolve a elevação da cama de cultivo acima do nível do solo circundante. Isso reduz o risco de inundação e melhora a drenagem do solo.
Plantio em curvas de nível
Em áreas com relevo mais inclinado, o plantio em curvas de nível ajuda a reduzir a erosão. As curvas de nível são linhas horizontais que seguem a topografia do terreno, diminuindo o fluxo da água e minimizando a remoção do solo.
Sistema de agricultura de conservação
Esse sistema combina várias práticas de manejo sustentável, como plantio direto, rotação de culturas e uso de cobertura morta. O objetivo é garantir a conservação do solo, manter a biodiversidade e melhorar a saúde do ecossistema agrícola.
Fontes: Cursos CPT, Cerrado Case, Broto, Empresa Brasileira de Pesquisa, Agropecuária (Embrapa), Equipa Center, Croplife Brasil
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
4
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
5
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos