AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Summit Agro

Conheça os principais cultivos em cada um dos biomas brasileiros

Bioma reúne características únicas de clima, vegetação e fauna que devem ser consideradas nas práticas agropecuárias

4 minutos de leitura

15/03/2023

Um bioma é uma grande área de terra caracterizada por clima, vegetação e animais distintos. A classificação é importante para as práticas agrícolas porque determina as condições climáticas e o tipo de solo disponível em uma região, influenciando a seleção de plantas e animais que podem ser cultivados e criados.

A compreensão do bioma é crucial para o planejamento e a implementação de práticas agrícolas sustentáveis e eficientes, pois eles afetam a disponibilidade de água e a necessidade de irrigação, bem como a presença de doenças e pragas.

O Brasil tem seis biomas principais. Conheça quais são eles e o que é cultivado em cada um.

1. Amazônia

Amazônia enfrenta o desafio de aliar preservação e produção agrícola para evitar o desmatamento que influencia o clima de todo o planeta. (Fonte: Mapa/Divulgação)

A Amazônia é o maior bioma tropical do mundo. No Brasil, ocupa os Estados da Região Norte, além de partes do Maranhão e de Mato Grosso, somando uma área de aproximadamente 7,7 milhões de quilômetros quadrados, o que equivale a cerca de 60% do território nacional.

O clima é quente e úmido, com estação chuvosa que dura a maior parte do ano e estação seca que dura apenas alguns meses. A precipitação é muito elevada, chegando a mais de 2 mil milímetros por ano em algumas áreas.

As principais atividades agrícolas do bioma envolvem agricultura de subsistência, pecuária e agricultura comercial, incluindo cultivo de soja, algodão, cacau, café e frutas exóticas.

2. Cerrado

Cerrado foi o grande responsável pela expansão da produção de grãos no Brasil nas últimas décadas. (Fonte: Embrapa/Divulgação)

O Cerrado é uma vasta região de savana no centro-oeste do Brasil que inclui parte de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal. Conhecido como um celeiro mundial de alimentos, o bioma abriga práticas de criação de gado e cultivo de grãos como milho, soja e algodão, além de frutíferas.

O clima do Cerrado é caracterizado por duas estações: a seca, de maio a setembro, com temperaturas elevadas e pouca chuva, e a chuvosa, de outubro a abril, com temperaturas amenas e mais precipitação. O bioma também dá origem às principais bacias hidrográficas, sendo considerado uma verdadeira “caixa-d’água” nacional.

3. Caatinga

Caprinos e ovinos se adaptam bem ao clima seco da Caatinga. (Fonte: Marcelino Ribeiro/Embrapa/Divulgação)

A Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, localizado na Região Nordeste. A vegetação rala com arbustos espinhosos é adaptada a um clima semiárido, com pouca chuva e temperaturas elevadas durante todo o ano. A precipitação anual é de cerca de 800 milímetros a 1 mil milímetros, concentrada principalmente de janeiro a junho.

As atividades mais desenvolvidas são a criação de animais como bovinos, caprinos, ovinos e equinos, bem como a agricultura de subsistência, com plantações de milho, feijão, mandioca e algodão.

Além disso, a região do Vale do São Francisco tem se destacado pela produção de frutas, em especial pelo cultivo de uva. Há também exploração madeireira e extrativismo de produtos florestais como babaçu e carnaúba.

4. Mata Atlântica

Mata Atlântica é o bioma mais devastado do Brasil, com preservação de áreas remanescentes sendo prioridade. (Fonte: Paulo Bastista/MME/Divulgação)

A Mata Atlântica é caracterizada por ter biodiversidade única e altamente diversificada, incluindo espécies endêmicas de plantas e animais. O clima tropical, com verões quentes e úmidos e invernos mais secos, oferece precipitação elevada durante todo o ano, variando entre 1,5 mil milímetros e 2,5 mil milímetros anuais.

No bioma, é desenvolvida a produção de frutas, hortaliças, café, cana-de-açúcar e algodão, além de pecuária. A exploração madeireira e a urbanização têm contribuído para a destruição do bioma; atualmente, existem esforços para proteger e restaurar a área florestal original.

5. Pantanal

Criação de gado no Pantanal desenvolveu raça de boi exclusiva da região. (Fonte: Governo de Mato Grosso/Divulgação)

O Pantanal é uma região de savana alagada localizada no centro-oeste do Brasil, na Bolívia e no Paraguai. O clima é tropical úmido, com chuvas abundantes durante a primavera e o verão e períodos de seca no inverno, tendo temperaturas que variam de 15°C a 35°C.

A pecuária extensiva, com a criação de gado para carne e leite, é a principal atividade do agronegócio na região. Também merecem destaque a pesca, a aquicultura e a agricultura de subsistência.

6. Pampa

Pecuária é a principal marca cultural do Pampa Gaúcho. (Fonte: Fernando Dias/Seapi-RS/Divulgação)

O Pampa é um bioma que se estende por grande parte da América do Sul, principalmente no Sul do Brasil, no Uruguai e na Argentina. Caracterizado por paisagem plana e coberta de gramíneas, com poucas árvores e arbustos, tem clima temperado com temperaturas que vão de 12°C a 20°C. Tem verões quentes e invernos frios, com forte estação de chuvas na primavera.

As principais práticas agrícolas do Pampa brasileiro incluem pecuária, agricultura de grãos, como soja, trigo e milho, além da produção de frutas como maçã e pêssego. Também há criação de gado leiteiro e produção de carne, bem como atividades de aquicultura e pesca, principalmente na região costeira.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Plantverd, Agrotools

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas