AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Summit Agro

Conheça as principais variedades de batata e suas características

Com origem na Cordilheira dos Andes, a batata se popularizou no mundo após a exportação para a Europa e a introdução na América do Norte

3 minutos de leitura

30/05/2023 | 11:41

A batata se tornou um alimento importante em todo o mundo, e sua origem e evolução nos ajudam a entender melhor a diversidade e a adaptabilidade dessa planta. Surgida na América do Sul, especificamente na Cordilheira dos Andes, foi consumida por povos nativos há mais de 8 mil anos.

O tubérculo era adaptado aos dias curtos da região montanhosa, mas sua introdução na Europa, por volta de 1570, fez que fosse selecionada para tuberização em dias longos. A partir de 1620, a batata foi levada da Europa para a América do Norte, onde se tornou popular, e depois se espalhou para muitos outros países.

Existem mais de 2 mil espécies da família da batata. No entanto, apenas cerca de 20 tipos são cultivados com finalidade comercial. Embora algumas cultivares floresçam e produzam sementes, o alimento é propagado vegetativamente por meio de clones, o que contribui para manter a qualidade e a uniformidade das colheitas.

Veja quais são os principais tipos de batata produzidos e consumidos no Brasil.

1. Batata-inglesa

A batata-inglesa é responsável por abastecer 80% do mercado nacional. (Fonte: Bruno Scramgnon/Pexels/Reprodução)

A batata-inglesa é, sem dúvida, a mais consumida no Brasil e uma excelente fonte de nutrientes, como vitaminas B e C, ferro, cálcio, fósforo e potássio. O formato é arredondado, com casca e interior amarelados. Ela tem teor de amido entre 18% e 20% e pode ser usada em uma grande variedade de receitas.

2. Batata-baroa

A batata-baroa, também conhecida como mandioquinha, tem cor amarelada e é mais estreita do que a batata-inglesa, além de apresentar um sabor único e levemente adocicado. Rica em fósforo e vitaminas A, B e C, é bastante versátil na cozinha e uma opção muito indicada para a alimentação infantil, pois a digestão do amido é fácil.

3. Batata-doce

A batata-doce pode ser encontrada com diversas cores. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

A batata-doce é rica em fibras, vitaminas A e C, potássio e carboidratos complexos, o que a torna bastante procurada para uma dieta fitness. Geralmente tem casca roxa e polpa amarela, mas as cores variam conforme o tipo. O sabor adocicado permite preparos assados, cozidos, fritos, em chips ou purê e até sobremesas.

4. Batata-bolinha

A batata-bolinha é uma variedade de batata pequena, com textura seca e leve, ideal para ser consumida frita, assada e cozida como aperitivo ou em receitas de massas, como o nhoque. Pode ser encontrada em tons de vermelho, amarelo e roxo. Sua coloração interna é geralmente clara, similar à da batata-inglesa.

5. Batata-asterix

A batata-asterix é uma variedade semelhante à inglesa, mas com algumas diferenças, como a cor da casca, que é levemente rosa ou roxa. Por ter uma alta quantidade de amido, sua textura é mais seca e leve, tornando-a ideal para fritura. Convém evitar cozidos e ensopados com essa batata, pois ela tende a inchar e desmanchar.

6. Batata-baraka

De origem holandesa, a baraka é conhecida por seu aspecto “sujo” e muito usada para frituras, graças à alta quantidade de amido e ao baixo teor de água. No entanto, também pode ser cozida e utilizada em outras preparações culinárias. Esse tipo de batata é frequentemente encontrado em feiras livres e mercados de pequenos produtores.

7. Batata-yacon

A batata-yacon tem uma cor alaranjada, um sabor mais doce e é muito rica em fibras e proteínas. Bastante conhecido no Japão, esse tipo pode ser consumido cru ou adicionado a saladas e até massas de pães e macarrão. Com baixo teor calórico, é uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável.

Fonte: chácaras Trapasson, Cozinha Técnica, Seleções, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Bem Brasil

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas