Summit Agro
Conheça alguns alimentos típicos do inverno e suas culturas
Encarado por muitos agricultores com temor, o inverno pode ser benéfico para várias culturas, além de ter alimentos típicos deliciosos
Summit Agro
04/07/2022 - 12:36
A chegada da estação mais fria do ano pode gerar preocupação para muitos produtores rurais, como a possibilidade de geadas. Porém, a realidade é que muitas culturas são até beneficiadas pelas baixas temperaturas, além de produzirem alimentos muito procurados pelos brasileiros em dias mais frios e que são comuns no Centro-Sul brasileiro.
As plantas que prosperam no inverno também são chamadas de “culturas de entressafra” e podem ser uma alternativa de renda importante para essa época do ano. Além disso, ajudam a manter o solo fértil para o próximo plantio e reduzem a incidência de plantas daninhas. A seguir, conheça cinco opções interessantes de alimentos típicos de inverno para cultivar.
1. Milho
Além de ser uma cultura resistente ao frio, o milho é utilizado em diversas receitas típicas do inverno e pratos tradicionais da culinária brasileira. Não é à toa que a rotação milho-soja seja tão comum nas propriedades rurais do Brasil, uma vez que esse grão tem tantas finalidades.
Falando nas receitas de inverno, o destaque vai para o creme de milho, que pode ser servido sozinho, com carne de frango, porco ou gado, além de outras combinações. A quirera de milho com costelinha, servida quente, também é uma ótima receita para os dias frios. Outras opções são:
- pamonha doce ou salgada;
- cuscuz nordestino;
- espiga cozida;
- tortas salgadas feitas com milho.
2. Aveia
A aveia é uma cultura de inverno ideal para regiões como a Centro-Oeste, onde essa estação costuma ser bastante seca e não tão fria. A aveia também é usada nas várias preparações do tradicional mingau, opção deliciosa para consumir quente, com banana, canela ou mesmo sozinho. A seguir veja uma receita simples.
Ingredientes:
- 5 colheres (sopa) de aveia em flocos
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 xícaras de leite
Modo de fazer:
Em uma panela, misture todos os ingredientes com o fogo ainda desligado, depois que o ligar, continue mexendo em chama média até levantar fervura. É só cozinhar por cerca de 10 minutos ou até engrossar.
3. Legumes
É interessante ponderar que as temperaturas em boa parte do País não caem tanto, de modo que as culturas de inverno não são, necessariamente, as mais adaptadas ao frio.
É o caso do feijão plantado nessa época no Sudeste e dos legumes e hortaliças encontrados nas lavouras do Norte e do Nordeste. Abóbora, cenoura e espinafre estão entre essas culturas e são ótimos ingredientes para um dos pratos típicos do inverno: sopas e cremes quentes.
4. Cevada
A cevada é comumente associada à cerveja. No entanto, considerando que os brasileiros costumam bebê-la gelada, pode parecer estranho incluir o ingrediente na lista de alimentos para o inverno, mas a realidade é que a cevada tem mais sucesso quando é cultivada nessa estação.
A estação mais fria do ano pode ser ideal para o consumo de cervejas encorpadas, como alguns rótulos alemães — que são servidos até em temperatura ambiente. Além disso, a cevada pode ser usada para fazer uma bebida quente semelhante ao café, bem como pães, saladas e sopas com legumes.
5. Trigo
Fechando a lista, essa é uma planta que também é consumida o ano inteiro em farinha de pães, bolos e massas, mas que prospera principalmente no tempo frio. O trigo pode ser visto como a cultura de inverno primordial, tanto que era pouco produzido no Brasil.
A maior parte do trigo consumido aqui é importada, especialmente da Argentina, e a produção local é concentrada nos Estados da Região Sul, que são os únicos com frio suficiente para seu plantio.
Para mudar essa realidade, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criou um projeto batizado de “Trigo Tropical” para levar essa cultura ao Cerrado.
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
2
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar o mastruz?
3
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
4
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
5
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil (2024)
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Summit Agro
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Summit Agro
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Summit Agro
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
Summit Agro
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos