Summit Agro
Conheça a tecnologia que agiliza a vacinação de tilápias
Diminuição da ocorrência de queimadas é fundamental para a preservação do agronegócio brasileiro
2 minutos de leitura 15/10/2021 - 16:53
Por: Summit Agro
Com o preço das carnes vermelhas em alta desde o início da pandemia de covid-19, uma nova opção de proteína animal vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros: a carne de peixe. Em 2020 a produção de peixes no País cresceu 5,9%, segundo dados da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR), o que significou um aumento de 800 mil toneladas na produção.
As expectativas do setor de pescados são otimistas, a carne de peixe está entre as proteínas animais mais consumidas no mundo e o Brasil tem ótimas características naturais para exploração da piscicultura, como o clima favorável e muita água doce.
A tilápia é o peixe mais importante para a piscicultura nacional, a espécie responde por 60,6% de toda a produção, com quase 490 mil toneladas produzidas por ano. Para agilizar o setor, uma tecnologia tem empolgado os produtores: a máquina de vacinação automática.
Como acontece a vacinação da tilápia?
Segundo a PeixeBR, 90% dos produtores brasileiros de tilápias de aquacultura (criadas em tanques) vacinam seus peixes contra as bactérias mais comuns que podem afetar essa produção, a Streptococcus B e a Streptococcus iniae. Em um lote vacinado o aproveitamento dos peixes é de cerca de 96%, enquanto sem vacina é de apenas 70%. Comumente a vacinação se dá por método manual, os peixes são sedados pela ração e então funcionários precisam inserir uma agulha no abdome do peixe.
Agora, diferentes empresas estão lançando máquinas para vacinação automática. Com elas, o peixe sedado só precisará ser colocado em uma esteira, então a máquina posicionará corretamente o peixe e o vacinará.
Em uma hora uma máquina pode vacinar até 5 mil peixes, enquanto pelo método manual a média era de cerca de 1,3 mil por hora.
Cresce a produção de tilápias
A produção de tilápias é um dos setores do agronegócio que mais cresce no Brasil. Só em 2020 o aumento da produção nacional foi de 12%, maior do que qualquer outra proteína animal. O País é o quarto maior produtor do peixe, só a região do município de Santa Fé do Sul (SP), cidade que se tornou referência na produção da espécie, movimenta R$ 1 bilhão por ano e gera mais de 4 mil empregos.
Uma das especificidades da espécie é o modo como se dá sua reprodução. A fêmea armazena os ovos fecundados na boca, até que os filhotes quebrem os ovos e saiam. Uma fêmea pode armazenar entre 800 e 1,2 mil ovos por vez.
Na piscicultura, os produtores retiram os ovos da boca da fêmea após sete dias de fecundação e os levam para o laboratório para o nascimento. Isso é feito porque as tilápias não tem sexo definido durante o primeiro mês de vida, e através da inserção de hormônios na ração os produtores podem influenciar a definição do sexo. Para a produção é interessante que eles sejam machos, pois estes engordam mais e mais rápido do que as fêmeas.
Fonte: Abras, SNA.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Greening na citricultura: entenda como controlar a peste
2
Boi gordo: tudo o que você precisa saber para iniciar uma produção
3
Fazendas verticais são a solução para um cultivo mais sustentável
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos