Conheça a história da piscicultura e sua importância para o Brasil | Agro Estadão Conheça a história da piscicultura e sua importância para o Brasil | Agro Estadão
apresenta
oferece
PUBLICIDADE

Summit Agro

Conheça a história da piscicultura e sua importância para o Brasil

Produção da piscicultura brasileira saltou quase 40% nos últimos seis anos e se aproxima de um milhão de toneladas de peixes produzida por ano

2 minutos de leitura 12/11/2021 - 11:00

Nome Colunistas

1020
1020

O Brasil produziu mais de 800 mil toneladas de peixe em 2020, de acordo com levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). O resultado significa um crescimento de 38,7% frente ao volume registrado em 2014, quando foram produzidas quase 600 mil toneladas. A maior parte é consumida no mercado interno e apenas 1% é destinada à exportação.

Em 2020, o Brasil foi o décimo terceiro maior produtor mundial de peixes. Quando se trata de peixes produzidos em água doce, o País sobe para a oitava colocação no ranking, especialmente por conta da produção na região Amazônica. A piscicultura brasileira responde, por exemplo, pela quarta maior produção global de tilápia, espécie que representa 60% dos peixes produzidos nacionalmente.

Como a piscicultura se desenvolveu no Brasil?

Tilápia foi melhorada geneticamente em projeto realizado no Rio Grande do Norte. (Fonte: Shutterstock/BlackCat Imaging/Reprodução)

A piscicultura é praticada há mais de 6 mil anos, e tem suas origens na China, atualmente o maior produtor mundial, e no Egito, onde se cultiva as tilápias do Nilo. Com o passar dos anos, novas técnicas foram sendo introduzidas a partir do conhecimento adquirido, permitindo a redução de incidência de doenças e aumento de produtividade.

No Brasil, a piscicultura surgiu apenas no século XVIII, quando os holandeses começaram a implantar viveiros de peixe no Nordeste. A partir dos anos 1930, as pesquisas científicas ictiológicas começaram a ganhar relevância, com o estudo de espécies nativas para melhorar a tecnologia de indução hormonal de peixes migratórios para a desova em cativeiro.

Somente na década de 1970 foram realizados investimentos mais robustos para utilizar espécies autóctones na piscicultura, com destaques para o tambaqui, o pacu e os piaus. Os projetos comerciais, contudo, só vieram nos anos 1980 com a diminuição do cultivo da pesca extrativista e a introdução de recursos estrangeiros.

PUBLICIDADE

Um avanço nas técnicas de piscicultura foi observado ao longo da década de 1990, com a expansão do cultivo de camarão no Nordeste, e de ostra e mexilhões em Santa Catarina. A atividade explodiu no início do século 21, com a chegada de grupos brasileiros e estrangeiros que fortaleceram a cadeia produtiva e trouxeram estabilidade para a atividade.

Qual é a importância socioeconômica da piscicultura?

Autorização para uso de águas públicas foi simplificada em 2019. (Fonte: Shutterstock/Tran Thanh Sang/Reprodução)

A criação de peixes funciona como impulsionadora do desenvolvimento socioeconômico ao mesmo tempo que produz alimentos de alto valor nutritivo e ainda pode influenciar na indústria do turismo. Atualmente, a piscicultura gera cerca de 1 milhão de empregos no Brasil, entre diretos e indiretos.

A atividade tem um grande potencial de crescimento no País, podendo se tornar uma fonte relevante de proteína diante da crescente demanda por alimentos no mundo. Isso porque, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), existem mais de 11 mil rios, riachos e córregos registrados no Brasil, sem contar uma das maiores faixas costeiras do mundo, com mais de 7,4 mil quilômetros. A piscicultura é realizada inclusive no semiárido, onde pode estar associada ao cultivo de outros alimentos.

Fonte: Sansuy, Cultura Mix, Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.