Conheça a carne carbono neutro e saiba como ganhar esse selo | Agro Estadão Conheça a carne carbono neutro e saiba como ganhar esse selo | Agro Estadão
apresenta
PUBLICIDADE

Summit Agro

Conheça a carne carbono neutro e saiba como ganhar esse selo

Entenda o conceito de produção sustentável na pecuária e saiba como aderir a esse tipo de manejo

3 minutos de leitura 12/10/2020 - 12:33

Nome Colunistas

Summit agro

Em todo o mundo, o setor pecuário tem procurado formas mais sustentáveis de produzir em meio a uma equação desafiadora: a população demanda cada vez mais alimentos, energia e outros recursos, que precisam ser produzidos com cada vez menos agressividade em relação ao meio ambiente e à saúde de quem os consome. 

Mas, se esse é um quadro preocupante, uma inovação implementada pela Embrapa chega como uma boa notícia: a carne carbono zero. Esta tende a oferecer uma tecnologia de produção que compense os impactos causados pela pecuária e agregue valor ao produto.

Conheça mais sobre essa nova forma de manejo e como aderir a essa forma de produção, que responde a uma necessidade ambiental e a um apelo do público consumidor, que pode estar disposto a pagar pela qualidade na cadeia de produção.

Conceito

A Carne Carbono Neutro (CCN) é uma marca-conceito desenvolvida pela Embrapa, com registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O objetivo é garantir para o consumidor que os gases do efeito estufa gerados pela produção da carne bovina sejam neutralizados por meio de técnicas de manejo florestal.

Segundo a Embrapa, para essa compensação, podem-se adotar os métodos silvipastoril (integração pecuária-floresta, ou IPF) ou agrossilvipastoril (integração lavoura-pecuária-floresta, ou ILPF). Em ambos os casos, o processo é parametrizado e pode ser aditável, para garantia da qualidade e do atendimento às metas ambientais.

PUBLICIDADE

O conceito já é usado pela Marfrig, gigante brasileira da área de alimentos à base de proteína animal fundada em 2000. Presente em 12 países e 4 continentes, a empresa lançou a marca Viva, cujos cortes respeitam os valores da CCN e tendem a representar uma das maiores investidas do setor no conceito.

Cálculo

Para atingir o objetivo de neutralizar as emissões de carbono causadas pelos animais, a tecnologia patenteada pela Embrapa prevê a mensuração do carbono emitido e a compensação desse valor pela fixação de carbono que as árvores permitem.

O cálculo de emissões é fixado em 56 kg, 66 kg ou 70 kg de metano (CH) por animal/ano, a depender do tipo de manejo pecuário empregado. Esses são números convencionados como um parâmetro confiável — é possível medir individualmente, mas, por ser um método trabalhoso e caro, só é empregado em pesquisas científicas que demandam um nível de precisão mais sofisticado.

Em relação às árvores, deve-se quantificar o carbono acumulado no fuste (tronco) delas, o que é possível mediante um inventário florestal da propriedade, que mapeará o crescimento real das árvores e seu potencial em fixação de carbono. Uma vez que se tem em mãos esses números, eles são convertidos em CO2 , e o resultado é comparado à emissão de gases dos bovinos.

Selo

A carne que contiver o selo CCN é reconhecida quanto à neutralização do metano entérico. Além disso, é uma forma de referenciar uma produção com conforto e bem-estar animal, uma vez que as árvores oferecem sombra na pastagem — o que implica dizer que métodos de confinamento não estão aptos a receber essa certificação.

PUBLICIDADE

Os produtores que desejarem usar o selo do conceito devem adaptar sua produção pecuária. Os principais parâmetros a serem observados são: compromisso de implantação do projeto de sistema de IPF/ILPF, avaliação técnica da emissão de carbono da propriedade, cálculo de carbono fixado na área, cálculo da neutralização das emissões e garantia do estoque de carbono.

Além do ganho ambiental, adotar o conceito CCN pode auxiliar na exportação e na possibilidade de agregar valor à carne. Isso é especialmente relevante para o mercado europeu, que é bastante exigente e que, em virtude de fatores econômicos e culturais, consegue valorizar esse tipo de produto com mais frequência do que em outros locais, a exemplo do próprio mercado nacional.

Fonte: Embrapa e Summit Agro.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.