Summit Agro
Conectividade na zona rural: impactos da chegada do 5G ao campo
Em audiência pública, produtores pediram à Anatel uma garantia de ampliação da conectividade 5G nas áreas rurais
3 minutos de leitura 05/05/2021 - 13:41
Por: Summit Agro
A chegada da tecnologia 5G no Brasil tem sido tema de destaque no setor rural, ganhando espaço em audiências públicas que debatem a conectividade no campo.
Esse assunto foi discutido por videoconferência pelo grupo de trabalho (GT) da Câmara dos Deputados que acompanha a implantação do 5G no Brasil. O foco principal do grupo é analisar e elaborar planejamentos estratégicos para que essa tecnologia possa beneficiar o setor rural do País.
A conectividade tem papel fundamental para os produtores rurais. Isso porque é por meio dela que as demais inovações podem ser aplicadas nessas áreas, melhorando a produtividade, a qualidade dos produtos desse segmento e reduzindo os custos de produção.
Nesse cenário, a soma das tecnologias destinadas ao agronegócio terá impactos significativos na melhora da competitividade do setor. Por isso, produtores rurais e representantes pediram à Anatel a garantia de uso de faixa de frequência de 700 MHz para ampliação da conectividade das zonas rurais, por meio de pequenos e médios provedores.
Impactos da ampliação da conectividade no campo
De acordo com a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária e uma das integrantes do GT, Silvia Massruhá, a transformação digital no campo exercerá grande influência nos termos de competitividade e sustentabilidade no agronegócio.
Silvia também ressalta que a conectividade é fundamental para que outras tecnologias possam funcionar de maneira estratégica nas propriedades rurais, como a automação de processos e a robotização de manejos nas fazendas.
O deputado responsável pelo pedido de audiência pública na Câmara dos Deputados para debater o tema, Vitor Lippi (PSDB-SP), afirmou: “[o setor compreende] que essa é uma questão estratégica para o Brasil. É algo que vai nos trazer uma melhora da produtividade, da eficiência, da competitividade dos produtos do Brasil e obviamente isso significa aumentar os empregos no campo, o consumo do campo que acaba acontecendo na cidade – máquinas, equipamentos — e isso movimenta a economia brasileira”.
O parlamentar ainda ressaltou que a situação atual nas zonas rurais é preocupante para o desenvolvimento do segmento. De acordo com ele, mais de 70% das propriedades rurais ainda não têm acesso à internet.
Sendo assim, o tema é de extrema importância diante da aprovação da Anatel à proposta do edital para o leilão do 5G. Esse será “um fator determinante para aumentar a produtividade dos setores industrial e agrícola”, afirmou Lippi.
Leilão do 5G
O edital de leilão do 5G aprovado pela Anatel é o maior edital da história da agência. Ele é composto de diversas faixas de radiofrequência, com o objetivo de aprimorar os serviços de telecomunicações no País, tanto de quarta como de quinta geração.
O leilão do 5G deve contemplar 8 mil localidades que ainda não têm acesso à rede. Além disso, vai viabilizar uma maior conectividade no campo.
Durante a audiência pública, Joaci Franklin, representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), solicitou a garantia da disponibilidade da frequência de 700 MHz para as áreas rurais e de que os compromissos assumidos pelos vencedores do edital sejam realmente cumpridos.
Para o diretor de Inovação da Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cléber Soares, “se dobrarmos a conectividade no campo no território brasileiro, o impacto será em torno de 6,3% sobre o valor bruto da produção agrícola brasileira. Se chegarmos a 80% de conectividade no espaço agrícola brasileiro – não estou considerando nem 5G, mas 4G, 3G ou mesmo 2G –, isso representa um impacto sobre o valor bruto da produção agropecuária brasileira de 10,2%”.
Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agrope
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
5
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
6
Caruncho: como acabar com a praga na plantação e em casa?
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos