PUBLICIDADE

Summit Agro

Como unir o agronegócio à sustentabilidade?

Maior consciência ambiental dos clientes faz produtores buscarem melhores práticas agroecológicas, mas como provar a sustentabilidade das fazendas?

2 minutos de leitura 18/04/2019 - 13:09

Por: Summit Agro

Com a ciência provando a cada ano que os danos causados pela poluição são irreversíveis para o planeta, cresce a preocupação em frear os danos ao meio ambiente. Além da apreensão de consumidores brasileiros, aumenta também o rigor internacional na exigência de produtos que garantam que sua produção atenda a princípios de sustentabilidade.

A sustentabilidade, no contexto da produção agrícola, pode ser entendida como um tripé cujos fundamentos são meio ambiente, economia e sociedade. Estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) estimam que até 2030, o mundo terá um aumento populacional de mais de 1 bilhão de pessoas e que a demanda por alimentos irá aumentar cerca de 30%. Para que seja possível atender a essas necessidades, é preciso que o agronegócio continue com práticas de produção em massa, mas que consiga fazê-las de forma responsável com o meio ambiente, comunidades locais e com os trabalhadores.

Certificações ambientais

De modo geral, selos que garantem as produções sustentáveis e certificações ambientais são emitidos por governos, institutos de pesquisa ou organizações não governamentais (ONGs) em cooperação internacional. Esses selos analisam se os produtores do agronegócio e das empresas adotam critérios como a proteção de áreas nativas e proteção de recursos naturais (como recursos hídricos e da fauna), bem como gestão de resíduos e emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE).

No mundo, existem cerca de 400 selos reconhecidos por garantir padrões de sustentabilidade das produções agrícolas. Entre os principais estão o Forest Stewardship Council (FSC), o qual atesta que propriedades fazem o manejo correto de áreas florestais, e o Rainforest Alliance Certified, o qual garante que as propriedades rurais atendam padrões referentes à sustentabilidade ambiental e também à dignidade dos trabalhadores.

Principais certificações no Brasil

Segundo dados do Sebrae, no Brasil existem cerca de 30 selos de certificações sustentáveis para empresas e para o agronegócio. Entre as principais estão a Procel Edifica, emitido pela Eletrobras e que atesta o uso racional da energia em todas as fases da produção; o Carbon Trust Standart, que garante às empresas reduzirem a emissão de CO2 e fazerem melhor a gestão da água; e o ISO 14001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que certifica empresas e empreendimentos de todos os setores que comprovem o uso racional de recursos naturais, a proteção de florestas e a preservação da biodiversidade.

PUBLICIDADE

Outros selos, como o Ecocert, e o Instituto Biodinâmico certificam especificamente produtos orgânicos (que não usam agrotóxicos). Além disso, pela extensão da Floresta Amazônica no País e pela importância dos ecossistemas brasileiros para o mundo, diversos institutos internacionais atuam aqui, por isso é normal encontrar produtores com certificações da FSC e da Rainforest Alliance Certified.

O manejo sustentável de fazendas já deixou de ser apenas uma demanda de ambientalistas. Atualmente, produtores que queiram continuar relevantes e queiram crescer internacionalmente precisam estar atentos às demandas das certificações ambientais. Além de deixar um planeta melhor para as futuras gerações, a sustentabilidade agrícola promete ser bastante lucrativa.

Fonte: Agricultura Sustentável, Ecocert, Sebrae, Correio 24 Horas, Scot Consultoria, Tecnologia no Campo, Fazenda Roncador.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.