PUBLICIDADE

Summit Agro

Como reduzir a queda de frutos na citricultura?

Greening é responsável pela queda de cerca de 4% da produção da citricultura brasileira, mas biofertilizante pode reduzir prejuízo

2 minutos de leitura 09/02/2023 - 10:00

Por:

16 Frutos abre
16 Frutos abre

A citricultura brasileira perde, em média, 4% da produção devido à queda de frutos causada por greening. A doença bacteriana provoca o amarelamento das folhas e a malformação de laranjas, tangerinas e limões e se dissemina rapidamente no pomar.

Para reduzir os danos causados pela praga, uma pesquisa realizada pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC-Apta) durante 20 anos desvendou o mecanismo de funcionamento do amarelinho, patologia causada pela clorose variegada dos citros (CVC).

Com isso, os pesquisadores desenvolveram uma molécula sustentável e economicamente viável que posteriormente se mostrou eficaz também contra o greening. A partir desse produto, a startup CiaCamp produziu um biofertilizante para colocar a solução no mercado.

Como acontece a queda de frutos do citros?

Biofertilizante ajuda a fortalecer defesa dos pomares de citros. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A queda de frutos nos pomares de citros pode acontecer por diversos fatores fisiológicos e climáticos. Entre os motivos estão má adubação, estresse hídrico ou irrigação excessiva, pragas e doenças. Em média, 7% da produção total caem por motivos naturais do desenvolvimento vegetal, enquanto 10% são “derrubados” por patologias.

Entre as principais doenças estão:

PUBLICIDADE
  • podridão floral — o fungo Colletotrichum acutatum infecta as flores, provocando o apodrecimento e impedindo a formação dos frutos;
  • cancro cítrico — disseminada por ar, água e objetos, a doença bacteriana causa lesões em tom marrom em folhas, ramos e frutos, provocando a queda prematura;
  • greening — a bactéria causa amarelamento nas folhas e no resto da planta, com deformação, abortamento de sementes e queda intensa de frutos.

A atuação do biofertilizante

Molécula proporciona frutos mais saudáveis. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A molécula N-Acetil-Cisteína (NAC) tem a propriedade de quebrar o campo das bactérias capazes de colonizar organismos. A substância já é utilizada para combater infecções bacterianas em vias aéreas humanas, e o estudo recente descobriu que a NAC poderia também impedir a colonização de bactérias nas folhas das plantas, além de ter ação antioxidante.

As bactérias que causam greening liberam radicais livres que geram estresse e envelhecimento vegetal. Com a ação de combate aos radicais livres, a molécula tem a capacidade de reduzir os efeitos do greening na perda de produção. Com a aplicação do novo bioinsumo, os radicais livres diminuíram e as enzimas que desintoxicam os radicais livres aumentaram. Durante os experimentos, os sintomas da clorose foram atenuados e a quantidade de bactérias diminuiu.

Produtos existentes no mercado

A pesquisa resultou na produção de um fertilizante foliar organomineral. O produto, batizado de GRANBLACK®, fabricado pela Amazon Agrosciences, tem alta concentração de carbono orgânico, mix de aminoácidos e micronutrientes que foram capazes de reduzir em até 15% a queda de frutos nos pomares durante a fase de testes pela fabricante.

A molécula NAC também está presente em outro biofertilizante. O ÍKONE® tem como objetivo combater o cancro cítrico, doença que prejudica a qualidade dos frutos e diminui a fotossíntese. O produto desobstrui o aglomerado bacteriano na superfície das folhas para permitir a ocorrência do processo de produção de energia das plantas.

Fonte: Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Fundecitrus, Granblack, Fapesp

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.