Summit Agro
Como reduzir a queda de frutos na citricultura?
Greening é responsável pela queda de cerca de 4% da produção da citricultura brasileira, mas biofertilizante pode reduzir prejuízo
2 minutos de leitura 09/02/2023 - 10:00
Por:
A citricultura brasileira perde, em média, 4% da produção devido à queda de frutos causada por greening. A doença bacteriana provoca o amarelamento das folhas e a malformação de laranjas, tangerinas e limões e se dissemina rapidamente no pomar.
Para reduzir os danos causados pela praga, uma pesquisa realizada pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC-Apta) durante 20 anos desvendou o mecanismo de funcionamento do amarelinho, patologia causada pela clorose variegada dos citros (CVC).
Com isso, os pesquisadores desenvolveram uma molécula sustentável e economicamente viável que posteriormente se mostrou eficaz também contra o greening. A partir desse produto, a startup CiaCamp produziu um biofertilizante para colocar a solução no mercado.
Como acontece a queda de frutos do citros?
A queda de frutos nos pomares de citros pode acontecer por diversos fatores fisiológicos e climáticos. Entre os motivos estão má adubação, estresse hídrico ou irrigação excessiva, pragas e doenças. Em média, 7% da produção total caem por motivos naturais do desenvolvimento vegetal, enquanto 10% são “derrubados” por patologias.
Entre as principais doenças estão:
- podridão floral — o fungo Colletotrichum acutatum infecta as flores, provocando o apodrecimento e impedindo a formação dos frutos;
- cancro cítrico — disseminada por ar, água e objetos, a doença bacteriana causa lesões em tom marrom em folhas, ramos e frutos, provocando a queda prematura;
- greening — a bactéria causa amarelamento nas folhas e no resto da planta, com deformação, abortamento de sementes e queda intensa de frutos.
A atuação do biofertilizante
A molécula N-Acetil-Cisteína (NAC) tem a propriedade de quebrar o campo das bactérias capazes de colonizar organismos. A substância já é utilizada para combater infecções bacterianas em vias aéreas humanas, e o estudo recente descobriu que a NAC poderia também impedir a colonização de bactérias nas folhas das plantas, além de ter ação antioxidante.
As bactérias que causam greening liberam radicais livres que geram estresse e envelhecimento vegetal. Com a ação de combate aos radicais livres, a molécula tem a capacidade de reduzir os efeitos do greening na perda de produção. Com a aplicação do novo bioinsumo, os radicais livres diminuíram e as enzimas que desintoxicam os radicais livres aumentaram. Durante os experimentos, os sintomas da clorose foram atenuados e a quantidade de bactérias diminuiu.
Produtos existentes no mercado
A pesquisa resultou na produção de um fertilizante foliar organomineral. O produto, batizado de GRANBLACK®, fabricado pela Amazon Agrosciences, tem alta concentração de carbono orgânico, mix de aminoácidos e micronutrientes que foram capazes de reduzir em até 15% a queda de frutos nos pomares durante a fase de testes pela fabricante.
A molécula NAC também está presente em outro biofertilizante. O ÍKONE® tem como objetivo combater o cancro cítrico, doença que prejudica a qualidade dos frutos e diminui a fotossíntese. O produto desobstrui o aglomerado bacteriano na superfície das folhas para permitir a ocorrência do processo de produção de energia das plantas.
Fonte: Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Fundecitrus, Granblack, Fapesp
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
5
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos