Summit Agro
Como plantar uva e produzi-la durante o inverno?
Descubra como cultivar uva sob os moldes das Boas Práticas Agrícolas (BPA), aplicando a técnica da poda dupla para produzir durante o inverno
3 minutos de leitura 26/07/2022 - 19:19
Por: Summit Agro
Produzir uvas é uma arte que exige conhecimento e dedicação. Além de se atentar para as características de cada lugar, o produtor deve conhecer o cultivo responsável da produção integrada, as boas e as novas tecnologias de produção, como a poda dupla, que permite a colheita de uvas no período do inverno.
O Brasil é o 15º maior produtor mundial de uvas, produzindo cerca de 1,4 milhão de toneladas. À frente dele estão China (14,8 milhões de toneladas), Itália (8,2 milhões) e Espanha (6,8 milhões).
No Brasil, o Rio Grande do Sul é o principal Estado produtor, com 735,3 mil toneladas, seguido de Pernambuco (338,8 mil toneladas) e São Paulo (148,9 mil toneladas). Essa diferença se deve a vários fatores, como ambiente de produção, nível de tecnologia, variedades e tratos culturais.
Do plantio às boas práticas agrícolas
Antes de iniciar o cultivo, conhecer a região de plantio é fundamental para o sucesso da produção. Regiões com temperaturas entre 15°C e 30°C favorecem a fotossíntese com a produção de fotoassimilados, além de promover maior produtividade e melhor desenvolvimento da planta no período compreendido entre a floração e a colheita. No entanto, chuvas em excesso, ventos fortes e temperaturas muito elevadas por longos períodos podem comprometer a produção e reduzir a qualidade das bagas.
Então, o uso de métodos de cultivo adequados, preparo do solo, utilização de sementes e mudas certificadas fazem parte das Boas Práticas Agrícolas (BPA). Essas e outras práticas contribuem para o melhor desenvolvimento do cultivo e, consequentemente, o aumento da produção, assim como a poda dupla.
Como a poda dupla favorece a produção?
Na videira, são realizados diferentes tipos de poda durante o ciclo de produção. Uma poda que tem ganhado espaço e permitido produção em períodos mais secos, como no inverno, é a poda dupla, também conhecida como poda invertida.
Normalmente, no Hemisfério Sul, a produção de uvas fica concentrada no verão, mas, ao efetuar a poda dupla, o produtor consegue produzir em um período mais à frente (inverno) e alcançar bons preços no mercado, já que essa época é a de menor oferta da fruta.
A poda dupla é realizada em dois períodos na viticultura, sendo que o primeiro ocorre em setembro e corresponde à poda de formação. Já o segundo é realizado em janeiro ou fevereiro e é equivalente à poda de produção.
Dessa maneira, o nome “poda invertida” faz alusão ao período de produção: em vez de ser no verão, é no inverno. A técnica aprimora os cultivos e confere maior qualidade às bagas destinadas a vinhos finos de qualidade.
Produção Integrada de Uva para Processamento (PIUP)
Ao adotar a PIUP, o produtor agrega maior valor ao produto, contribui para a longevidade do parreiral e ainda protege o meio ambiente. Fatores como a rastreabilidade fornecem ao consumidor mais confiança ao adquirir um produto certificado e seguro, assim com maior segurança para quem compra e garantia de renda para quem produz.
Fonte: FAO (2020), Normas Técnicas de Produção Integrada para Uvas, Associação Brasileira de Sommeliers
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
5
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos