PUBLICIDADE

Summit Agro

Como plantar mandioca, o alimento do século, segundo a ONU?

Aprenda como plantar mandioca para garantir a segurança alimentar de famílias e animais ou para obter rendimento

3 minutos de leitura 29/04/2021 - 08:51

Por: Summit Agro

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou a mandioca como o alimento do século 21. Apesar de ter origem brasileira, os maiores produtores do tubérculo são Nigéria, Tailândia e Indonésia. A produção no Brasil se concentra nos estados da Bahia, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul.

Altamente versátil, a planta serve tanto para a alimentação de seres humanos quanto de outros animais, além de ser utilizada na fabricação de bioetanol. O alto preço dos cereais torna a raiz da mandioca uma excelente alternativa de carboidrato para substituir o trigo e o milho, especialmente quando em formato de farinha.

Também conhecida como aipim, macaxeira, maniva, entre tantos outros nomes, as variedades são classificadas em “bravas” e “mansas”. A diferenciação é feita de acordo com o teor de ácido cianídrico nas plantas, um veneno perigoso para todos os animais, incluindo os humanos. A toxidez varia de acordo com as espécies, a idade das plantas, o solo, o clima, a altitude e a forma de cultivo.

Como plantar mandioca?

Antes de aprender como plantar mandioca, algumas informações são importantes. A planta pertence à família Euphorbiaceae, a mesma da mamona e da seringueira. O arbusto apresenta crescimento vertical, apresentando uma altura de 1,5 metro a 2,4 metros. As suas folhas são palmadas e contêm de cinco a sete lóbulos na cor verde- azulada. A planta tem fácil propagação e elevada tolerância a longas estiagens. O mandiocal exige poucos insumos modernos e tem grande resistência ou tolerância a pragas e doenças. O cultivo pode ser mecanizado desde o plantio até a colheita, sem grandes perdas na matéria seca, e ainda ser realizado em consórcio com plantas alimentícias e industriais.

Os mandiocais se desenvolvem melhor em regiões com temperatura entre 20°C e 27°C, com boa distribuição de chuva e precipitações de mil a 1,5 mil milímetro por ano. As plantas precisam de luminosidade, podendo ser cultivadas sob o sol ou sombra parcial.

PUBLICIDADE

Preparo do solo

A mandioca cresce em solos pouco férteis, exigindo uma boa drenagem para facilitar o crescimento e evitar o apodrecimento de suas raízes. Por isso, o ideal é arar e gradear o solo para eliminar compactação e desfazer torrões.

Adubo

Antes do plantio, recomenda-se a aplicação de calcário e fósforo. Em seguida, as mudas são cobertas com 3 centímetros de terra para a adubação com potássio. Após 30 a 60 dias de brotação das manivas, o nitrogênio deve ser aplicado em dosagem única.

Plantio

O plantio é realizado a partir de pedaços de caules de plantas adultas saudáveis (manivas), que devem ter de 15 cm a 25 cm de comprimento e cerca de 2,5 centímetros de diâmetro, sempre na época de chuvas. As manivas são colocadas em sulcos de 5 cm a 10 cm de profundidade, com distância de 50 cm a 60 cm entre as plantas e de 1 metro entre as fileiras. A mandioca pode ser cultivada em consórcio com feijão, milho e amendoim.

Trato cultural

No primeiro ciclo da lavoura, deve-se limpar as ervas daninhas, realizar o controle de pragas (em especial o mandarová) e a adubagem de cobertura. No segundo ciclo, é recomendável a poda da parte aérea para a realização de novos plantios.

Colheita

A colheita da mandioca pode ocorrer de seis meses a três anos após o plantio das manivas, dependendo da cultivar e das condições de cultivo. No Brasil, geralmente ocorre de 12 a 18 meses.

Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Centro de Produções Técnicas (CPT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Organização das Nações Unidas (ONU). 

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.