PUBLICIDADE

Summit Agro

Como o nitrato de amônio é usado na agricultura?

O nitrato de amônia se popularizou como uma das principais formas de fornecer nitrogênio às plantas

3 minutos de leitura 31/01/2022 - 15:00

Por:

1097
1097

O nitrogênio é um dos elementos mais requisitados pelas plantas e, quando está disponível em níveis adequados, aumenta consideravelmente a produtividade das lavouras. O nitrato de amônia é um dos fertilizantes mais usados exatamente por disponibilizar o nitrogênio para os vegetais. 

O que é nitrato de amônia?

Nitrato de amônia é um composto químico, de fórmula NH4NO3, obtido por meio da reação entre sulfato de amônio e o nitrato de cálcio ou de amônia gasosa e de ácido nítrico. O nitrato de amônia contém 32% de nitrogênio em sua composição, o que o torna um produto ideal para aumentar a disponibilização desse composto nas plantações. O nitrogênio é o macronutriente mais requerido pelas plantas e está amplamente disponível na atmosfera e no solo, mas o uso de fertilizantes acelera sua transferência para os vegetais e a recuperação dos níveis no solo.

Em 1908, o químico alemão Fritz Harber descobriu o processo químico de fixação do nitrogênio com o uso da amônia. Porém, apenas em 1913 o uso em larga escala do composto foi possível, após o aperfeiçoamento do método por Carl Bosch. Harber e Bosch foram agraciados com o Prêmio Nobel pelo trabalho que ficou conhecido como processo “Harber Bosch”.

Nitrato de amônia no adubo

O nitrato de amônia se tornou um dos adubos mais usados e mais conhecidos do mundo. Apresenta o aspecto de grânulos brancos e, se bem armazenado, não apresenta risco aos aplicadores. O composto também pode ser utilizado na fabricação de fogos de artifício, explosivos e na construção civil. Alguns estudos indicam que sem o nitrato de amônia dificilmente a produção de alimentos teria dado conta de suprir toda a população mundial — que cresceu exponencialmente no último século.

Nitrato de amônia como adubo apresenta formato granular. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

No Brasil, o uso do composto se popularizou em meados do século XX. Apesar da grande utilização no mercado nacional, mais de 77% do nitrato de amônia usado na agricultura nacional são importados, os dados são da empresa Nutrição de Plantas Ciência e Tecnologia (NPCT).

PUBLICIDADE

Para que serve nitrato de amônia?

A principal vantagem de fertilizantes à base de nitrato de amônia é a disponibilização de nitrogênio, que é diretamente assimilada pelas plantas. O nitrogênio atua na fotossíntese, constitui substâncias essenciais — como vitaminas, carboidratos e proteínas — e age no desenvolvimento radicular da planta.

Outro ponto positivo do nitrato de amônia é que ele fornece nitrogênio para as plantas de duas formas: pelo nitrogênio nítrico e o amonial. O nítrico é consumido de forma mais imediata, enquanto o amonial fica disponível de forma mais prolongada. Além disso, o composto sofre menos perda por volatilização do que outros fertilizantes e acidifica menos o solo.

Cuidados necessários

O nitrato de amônia usado como adubo é estável e não inflamável, mas o composto tem altos índices de oxidação. Isso pode fazer com que a interação dele com outras substâncias e a sua exposição a condições inadequadas aumentem o risco de combustão, assim amplificando o nível das chamas em casos de incêndio.

Armazenamento correto do nitrato de amônia. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os principais cuidados no manuseamento da substância são:

  • armazenar em lugar seco, fresco e arejado;
  • não misturar o produto com outros não fertilizantes;
  • não expor a faíscas nem o manter em proximidade a produtos inflamáveis.

Nitrato de amônia e ureia

A ureia é a fonte nitrogenada mais utilizada na agricultura brasileira, ela tem uma maior concentração de nitrogênio (45%) e menor custo em relação ao nitrato de amônia, mas estudos demonstram que esse método gera muita perda por volatilidade.

Um artigo dos pesquisadores Claudinei Kappes, Leandro Zancanaro e Fabio Vieira de Jesus, publicado pela Embrapa, demonstrou os benefícios do nitrato de amônia. O seu uso incrementou em 8% a produtividade de milho em relação à ureia durante a época da safrinha. 

Fonte: Incaper, Blog Verde, Embrapa, Scot Consultoria.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.