Summit Agro
Como o granizo afeta as plantações?
A Região Sul do Brasil é um dos locais que registra a maior ocorrência de chuva de granizo no mundo
3 minutos de leitura 01/12/2022 - 13:07
Por:
As chuvas de granizo podem provocar a perda total das lavouras e a morte de animais. No Brasil, o evento meteorológico acontece mais frequentemente durante a primavera, nos finais de tarde. O Sul do País é uma das regiões onde o fenômeno mais ocorre, de acordo com estudo do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e da Universidade de São Paulo (USP).
Apesar de causar perdas também nas zonas urbanas, o setor agrícola é o mais prejudicado pelas tempestades de granizo. A maioria das culturas são atingidas pelas pedras de gelo, contudo, as plantações de café, soja, milho, hortaliças e frutas temperadas, como maçã, uva e pêra, são as mais vulneráveis.
O evento meteorológico provoca a perda de 1% da produção agrícola mundial, segundo estimativas de um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O prejuízo só não é maior porque o fenômeno acontece de forma localizada e por um período curto, mas ainda assim o agricultor deve se proteger da precipitação de pedras de gelo.
O que provoca a chuva de granizo?
O granizo se forma quando a água levantada pelas correntes de ar ascendentes alcança o centro das nuvens – principalmente das chamadas cúmulos-nimbos – com temperaturas abaixo de 0 ºC, provocando a formação de gelo. Quando as pedras de granizo se tornam pesadas demais para serem levantadas pela corrente de ar que sobe, elas caem em forma de chuva.
O granizo é gerado pelos mesmos mecanismos que provocam as tempestades: a chegada de uma massa de ar frio em uma região de calor intenso, gerando fortes ventos ascendentes e instabilidade atmosférica. No entanto, a ocorrência desses eventos não necessariamente provoca a precipitação de pedras de gelo.
A maioria das tempestades forma granizos, mas as pedras de gelo nem sempre chegam ao solo. Se o granizo for pequeno o suficiente, ele derrete nas porções mais quentes da atmosfera que estão próximas ao solo e não causa danos. As pedras com mais de 2,5 centímetros de diâmetro são consideradas grandes, contudo, elas podem chegar até 11 centímetros.
Que tipo de problema o granizo pode causar nas lavouras?
O granizo pode causar grandes danos aos cultivos quando as plantas ainda não cresceram o suficiente para resistir à queda do gelo, causando desfolhamento e danos nos ramos, o que interrompe a circulação da seiva. As lesões provocadas pelo impacto também favorecem a ocorrência de doenças.
A precipitação das pedras de gelo ainda danifica equipamentos e veículos agrícolas e causa quedas de árvores e alagamentos. Em casos mais graves, o evento pode provocar a morte de animais e de seres humanos.
Além do impacto mecânico, as pedras de gelo podem inibir a superfície da planta responsável pela fotossíntese, reduzindo a capacidade de crescimento vegetal. Durante o enchimento dos grãos, o granizo provoca a falta de sincronização, afetando a qualidade e a uniformidade da produção.
Como prevenir os danos causados pelo granizo?
As chuvas de granizo podem ser previstas por meio de equipamentos meteorológicos. Também há técnicas do setor agrícola para reduzir os danos provocados pelo evento.
Entre as principais medidas estão a alteração artificial das condições atmosféricas, para impedir a formação das pedras, e estruturas para proteger as lavouras, tais como:
- semeadura de nuvens – introdção de substâncias (iodeto de prata ou dióxido de carbono sólido) nas tempestades, por meio de aeronaves ou foguetes, para inibir a formação de pedras de gelo;
- telas antigranizo – instalação de proteção física com telas de alta densidade para suportar o peso do granizo precipitado;
- plantio de árvores – as árvores contribuem para diminuir a velocidade do vento e do impacto do granizo no solo.
Fonte: Seguro Sura, Revista Brasileira de Metereologia, Revista Fapesp, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
5
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos