PUBLICIDADE

Summit Agro

Como o GPS pode melhorar a produtividade do agronegócio

O desenvolvimento e a implementação de agricultura de precisão só é possível graças à utilização do GPS

2 minutos de leitura 22/04/2020 - 10:31

Por: Summit Agro

Control of the combine harvester by satellite communication. Sma
Control of the combine harvester by satellite communication. Sma

O Sistema de Posicionamento Global (GPS — Global Positioning System) está mudando a maneira como o agronegócio vê a terra da qual obtém seus lucros. Essa tecnologia permite ao produtor coletar informações geoespaciais precisas e em tempo real sobre o solo, as plantas, as pragas, os animais e equipamentos. Esses dados tornam o gerenciamento da produção agrícola mais eficiente.

Quando aplicado em associação com outras tecnologias no meio rural, o GPS propicia a utilização de técnicas de agricultura de precisão para obter dados relativos a irrigação, propriedades físicas do solo, necessidade de aplicação de defensivos e localização de insumos — com isso, diminuindo custos e aumentando a produtividade.

Benefícios do GPS no agronegócio

No passado, era difícil para os agricultores utilizarem técnicas de produção baseadas em dados diversos sobre a terra e a plantação. Isso limitou a capacidade de desenvolver estratégias mais eficazes de tratamento de solo e plantas, que poderiam melhorar a produção e diminuir desperdícios.

Hoje, é possível uma aplicação mais precisa de pesticidas, herbicidas e fertilizantes, além de um melhor controle na dispersão desses produtos químicos por meio da agricultura de precisão. Utilizando o GPS, é possível produzir com um rendimento maior e criar uma fazenda mais ecológica.

O uso desse sistema de posicionamento na agricultura possibilita a medição de áreas e o mapeamento completo da produção agrícola. A precisão do GPS facilita a navegação por locais específicos da propriedade, pois permite aos produtores que criem mapas do terreno de cultivo — com medidas de cada área, a localização das estradas e as distâncias entre locais de interesse.

PUBLICIDADE

As informações coletadas podem também ajudar no uso correto da água e da terra. Além disso, o GPS possibilita verificar amostragem do solo, planejar o plantio e inspecionar a colheita quando associado a outras ferramentas.

O sistema de localização pode direcionar equipamentos como o trator (inclusive de forma remota) e viabilizar operações em condições de baixa visibilidade, como chuva, poeira, neblina e escuridão.

Os aparelhos de GPS podem ajudar a identificar áreas problemáticas de pragas nas lavouras para futuras decisões de manejo e recomendações de insumos. As aeronaves de pulverização, por exemplo, podem usar esses dados para aplicar produtos químicos em faixas precisas, dispensando os “sinalizadores” humanos e minimizando a quantidade de produtos químicos necessários.

Tecnologia acessível

Apesar dos benefícios que o uso do GPS pode proporcionar, o agronegócio brasileiro ainda está em uma fase muito inicial em sua utilização. A ampliação da aplicação dessa ferramenta no campo vai otimizar os investimentos de recursos de produção e favorecer o agronegócio.

O mercado oferece soluções e métodos baratos, de fácil utilização e acessíveis para diferentes perfis de agricultores. Os aparelhos de GPS são portáveis, algumas vezes até menores do que telefones celulares, e não requerem enormes investimentos de capital nem muita experiência com tecnologias da informação.

Inclusive, algumas ferramentas estão disponíveis para serem baixadas e utilizadas por meio de celular de forma gratuita. No entanto, ainda que haja algum investimento financeiro por parte do produtor, a aquisição de um aparelho GPS pode trazer benefícios, e aumento de renda é um deles.

Fonte: Governo dos EUA e Embrapa.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.