PUBLICIDADE

Summit Agro

Como montar um sistema orgânico de manga

Produção de manga no sistema orgânico pode aumentar em até 60% a produtividade em comparação com o sistema convencional

2 minutos de leitura 28/09/2020 - 21:31

Por: Summit Agro

O Nordeste responde por 76% de toda a produção nacional de manga. Na região, a Bahia é líder em área colhida, com 24 mil hectares. O estado foi escolhido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Bioenergia Orgânicos para testar o primeiro sistema orgânico brasileiro para a produção da fruta.

Um experimento de pequeno porte realizado em Lençóis, na Chapada Diamantina, conseguiu elevar a produtividade para 20 toneladas por hectare no primeiro ciclo, enquanto a média do sistema convencional é de 15,6 toneladas por hectare. A Embrapa acredita que o sistema orgânico pode produzir ainda mais, chegando a 25 toneladas por hectare.

Com o êxito da iniciativa na Bahia, o modelo deve ser expandido para outras regiões brasileiras. Entre as vantagens do manejo orgânico em comparação com o sistema convencional está a ausência de uso de produtos químicos, o que gera economia de insumos e aumenta as margens de lucro dos produtores.

Como implantar o sistema orgânico de manga

Os princípios para a implantação do sistema orgânico na produção de frutas vêm sendo desenvolvidos pela Embrapa em parceria com a empresa Bioenergia Orgânicos desde 2011. O método já foi aplicado tanto na produção de abacaxi como na de maracujá e inclui técnicas de adubação, produção de mudas, manejo de pragas, preparo do solo, bem como a escolha das variedades adequadas à região.

Preparo do solo

Para a implantação do sistema, o solo deve ser revolvido o mínimo possível. A mangueira se desenvolve melhor em solos profundos, bem-drenados e sem salinidade. A correção do solo deve ser realizada após análises química e granulométrica.

PUBLICIDADE

Depois, é necessário garantir a cobertura vegetal do solo para aumentar a eficiência do uso da água, diminuir a erosão e a salinização, além de promover a ciclagem de nutrientes. A cobertura também deve adicionar nitrogênio e capturar o carbono do sistema, melhorando a qualidade do solo em suas características físicas, químicas e biológicas.

Pomar com diversas variedades

A utilização de uma gama de variedades de plantas melhoradas geneticamente diminui a possibilidade de prejuízos no pomar. No experimento em Lençóis, por exemplo, a Embrapa usou 23 variedades para serem avaliadas. As variedades Ubá e Palmer se adaptaram bem à região, com produção de frutos de alta qualidade.

As duas variedades possuem um tempo de produção diferente, o que aumenta a amplitude da safra. Enquanto a manga Ubá demora em torno de 120 dias desde a abertura das flores até a colheita do fruto maduro, a Palmer leva em torno de 150 dias. Essa diferença possibilita que o pico de produção possa ser estendido até quatro meses.

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCIT).

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.