Summit Agro
Como melhorar a conectividade no campo
No Brasil, segundo o IBGE, 59% da população no campo não possuem acesso à internet e os principais motivos são a falta de disponibilidade, o alto custo e a dificuldade de acesso
3 minutos de leitura 31/03/2021 - 16:47
Por: Summit agro
A conectividade no campo não diz respeito apenas ao sinal de internet a ser usado pelos moradores, mas também está relacionada a diversos outros aspectos tecnológicos. Quem mora nessas regiões pode, por exemplo, consultar informações climáticas, usar o GPS para otimizar trajetos, conversar com seus fornecedores e clientes, cotar preços de insumos, pesquisar produtos, automatizar suas máquinas ou conversar com elas.
Porém, para aproveitar todas essas e outras praticidades que a conectividade no campo pode trazer, é necessário, justamente, tê-la presente na zona rural e funcionando de maneira adequada, o que nem sempre acontece. Para então contornar esse problema, é preciso entender melhor o que prejudica a chegada do sinal até esses locais, maneiras de combater esses pontos e assim poder melhorar a conectividade no campo. Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE em 2017, apenas 41% da população na zona rural tinham acesso à internet, e os principais motivos encontrados foram: falta de interesse em acessar, não saber usar a rede, alto custo, disponibilidade e falta de equipamentos.
Os problemas que afetam a conectividade no campo
Segundo a pesquisa citada, dos domicílios que não utilizavam a internet, 21,3% não tinham acesso disponível na área e, para 20,4%, o serviço era caro. Isso acontece, principalmente, porque a conectividade no campo é feita por meio de provedores a rádio, cujos sinais sofrem interferências de chuvas e de objetos, por exemplo. A velocidade de transmissão de dados também costuma ser baixa e pode sofrer com a sobrecarga em determinados horários.
Em relação à falta de sinal, o principal fator responsável é a baixa presença de torres de transmissão. As conexões por fibra ótica – muito comum na grande maioria das cidades – não são encontradas no campo por causa da distância, fazendo com que a instalação delas seja mais cara e o sinal não chegue até a zona rural.
Então, como é possível melhorar a conectividade no campo?
Para poder incluir a tecnologia nas diferentes áreas da zona rural, é fundamental minimizar esses problemas e buscar melhorar a conectividade, por mais que isso requeira um investimento elevado.
Desse modo, para aperfeiçoar a qualidade da internet usada pelos produtores rurais, a primeira solução – e uma das melhores – é a instalação de torres de transmissão ou de amplificadores de sinal para promover a expansão da conectividade em toda a região que está sob o alcance dessas torres; isso pode ser feito tanto por empresas de telefonia quanto pela iniciativa privada.
Outra solução é a utilização de uma frequência maior, que não sofra tanto com as interferências existentes no campo e, assim, apresente uma maior estabilidade e velocidade. Nesse sentido, existe também a possibilidade de levar a fibra ótica ao campo e, com isso, melhorar a conectividade utilizando a própria infraestrutura da rede elétrica – como já vêm sendo feito no Rio Grande do Sul, por exemplo.
Além disso, diversas empresas do agronegócio vêm criando iniciativas para levar a conectividade ao campo. Logo, existe também essa possibilidade de se juntar a elas para garantir melhores condições de conexão e estimular a iniciativa. Um exemplo disso é o ConectarAgro, que busca viabilizar internet para a Agricultura 4.0 e já conta com uma série de parcerias relevantes, o que vem beneficiando um grande número de produtores.
O investimento no setor de tecnologia e conectividade no campo pode acabar trazendo benefícios a todos os responsáveis em diferentes áreas, gerando um maior rendimento, economizando tempo e dinheiro, bem como aumentando a qualidade da produção. Por isso, esse é um ponto que precisa ser bastante considerado.
Fonte: Estadão, Minha Operadora, Abdi, IBGE
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Greening na citricultura: entenda como controlar a peste
2
Boi gordo: tudo o que você precisa saber para iniciar uma produção
3
Fazendas verticais são a solução para um cultivo mais sustentável
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos