Summit Agro
Como fazer o manejo da plantação de couve?
Hortaliça fácil de plantar e de baixo custo, couve é uma opção para complementar a renda mensal de agricultores iniciantes
3 minutos de leitura 10/09/2021 - 11:00
Por:
A couve é uma das hortaliças mais consumidas pelos brasileiros. A sua demanda tem aumentado por conta de novas receitas culinárias e das descobertas científicas que apontam as suas propriedades nutricionais e medicinais.
O vegetal pertence à mesma espécie que o repolho, a couve-flor e o brócolis. Contudo, em comparação a outras hortaliças, a couve tem uma riqueza mais equilibrada de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, iodo, niacina, bem como vitaminas A e C. Por isso, é o principal ingrediente dos “sucos detox”.
A hortaliça tem folhas grandes e livres, com tamanho entre 60 centímetros a 1 metro. O consumidor está acostumado a comprar a versão lisa, larga e verde. No entanto, existem versões crespas, estreitas, verde-escuras, verde-claras, roxas, rosadas e brancas.
Como plantar couve?
Fácil de cultivar, a couve está bastante presente na agricultura familiar brasileira. Seu plantio pode ser realizado por iniciantes, inclusive em espaços urbanos, como vasos em apartamentos.
A cultura se desenvolve melhor no outono-inverno, é bem adaptada ao frio intenso e resistente à geada. No verão, se desenvolve bem em áreas serranas, com altitudes acima de 800 metros.
Implantação da cultura
O cultivo pode ser realizado a partir de sementes ou mudas. Os agricultores brasileiros preferem a propagação vegetativa, com a formação de mudas a partir de brotos que surgem nas axilas das folhas. No caso das espécies híbridas, os brotos não são produzidos, e a propagação é feita via sementes.
Quebra-ventos
Para impedir ou minimizar a passagem de ventos, o agricultor deve implantar faixas de proteção com bananeiras, pupunheiras e outros palmitos. Essa técnica permite eliminar os custos com tutoramento e ainda oferece uma renda extra ao produtor.
Irrigação
A falta de água provoca o murchamento das plantas e, em conjunto com a insolação, pode queimar folhas e brotos, levando a planta à morte. Já o excesso de água favorece o aparecimento de doenças e apodrece as raízes.
A irrigação deve ser planejada de acordo com o período do cultivo, ciclo da cultura, tipo de solo, declividade do terreno, incidência de ventos, capacidade de drenagem e insolação diária. Ela pode ser realizada por sulcos, aspersão tradicional, gotejamento ou microaspersão.
Nutrição
Os agricultores devem realizar uma análise química anual do solo de 0 a 20 cm de profundidade. Se necessários, o calcário deve ser aplicado de 30 a 90 dias antes do plantio para alcançar uma saturação de 80% da substância no solo.
A adubação pode ser realizada de maneira orgânica, com esterco de bovino ou galinha; mineral de plantio ou por cobertura com a aplicação de NPK. Para acompanhar a evolução nutricional, deve ser realizado o monitoramento a partir da folha.
Controle de pragas, doenças e plantas daninhas
As principais pragas da couve são o pulgão e a lagarta curuquerê, que podem ser controladas por catação em seu início ou por inseticidas sintéticos ou naturais no caso de grandes incidências. O controle de plantas daninhas deve ser realizado com capina superficial e auxiliado com cobertura morta.
O solo compactado, com pouca aeração e excesso de umidade, leva a ocorrência de doenças bacterianas como a podridão-negra e a podridão-mole. Ambas podem ser tratadas com fungicidas.
Colheita
A colheita começa a ser realizada entre dois e três meses após o transplante das mudas. O produtor deve retirar os brotos que surgem nas axilas das folhas. A cada 7 a 10 dias, as folhas de 20 cm a 30 cm de comprimento devem ser retiradas puxando seus talos para baixo.
Fonte: Instituto Agronômico.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
5
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos