AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Summit Agro

Como fazer adubo caseiro para deixar a horta mais saudável?

Reaproveitando os restos de alimentos da sua cozinha, além de reduzir a quantidade de lixo, pode deixar as plantas mais vistosas

2 minutos de leitura

21/09/2022 | 10:00

Quem tem horta em casa, ou no apartamento, sabe como é complicado comprar as grandes quantidades de adubos químicos das casas agropecuárias para usar em uma área pequena. Confira algumas dicas de como produzir adubos de qualidade de um jeito fácil e utilizando o que você já tem em casa.

Não jogue fora restos de alimentos vegetais

Os restos de alimentos vegetais são fonte de nutrientes, vitaminas e minerais para as plantas (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Quem cozinha em casa, provavelmente já teve que jogar os restos de alimentos vegetais no lixo comum. Além de provocar mau cheiro e servir como local para proliferação de larvas, os nutrientes e minerais que poderiam ser reutilizados, acabam indo para o aterro sanitário.

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a parte orgânica que corresponde às perdas e sobras de alimentos, resíduos verdes e madeira é responsável por metade da quantia de resíduos sólidos urbanos coletados nas cidades. Isso mostra a importância de sistemas de coleta que funcionem em grandes e pequenas cidades.

Produza adubo caseiro para suas plantas

Na internet é possível encontrar uma série de receitas com borra de café, casca de vegetais e casca de ovos. No entanto, o uso exclusivo de um ou outro material nem sempre oferece uma boa resposta, a recomendação é utilizar os resíduos em conjunto nas plantas. Veja três receitas possíveis de serem aplicadas em hortas:

Borra de café e casca de ovo

O uso da borra de café associado a casca de ovo fornece nitrogênio, cálcio, magnésio e potássio. A casca dos ovos deve ser triturada com as mãos, ou no liquidificador com um pouco de água; quanto mais trituradas, melhor, já que os nutrientes ficam mais disponíveis às plantas. Reserve.

Para a borra de café, é possível utilizar três colheres da borra em um litro de água e deixá-las em descanso por 3 dias. Em seguida, use essa mistura em um borrifador e aplique direto nas plantas, ou misture com a casca dos ovos trituradas e deposite no solo. A mistura pode ser utilizada em pés de cebolinha, alface e também em plantas ornamentais.

Compostagem

A compostagem é um dos métodos mais eficientes para utilizar os restos de vegetais, e um dos quais as plantas mais se beneficiam. É feito com os restos de alimentos como cascas de ovos, frutas e legumes, serragem, restos de folhas e até esterco. Não devem ser utilizados restos de comida (arroz, legumes cozidos, carne, etc) para evitar mau cheiro e a fermentação do composto.

Esse método consiste na formação de pilhas alternadas com restos vegetais e serragem em um recipiente fechado para o condicionamento do composto. Reserve na sua cozinha um pote com tampa para coletar os restos dos vegetais. A cada período, definido conforme a quantidade de resíduo que você produz em casa, deve-se dispor uma camada da mistura dos vegetais e outra camada de serragem, repetindo até que o recipiente fique cheio. Depois disso, é necessário revolver a pilha pelo menos uma vez por semana para arejar o composto e acelerar o processo de decomposição. Ao final de três meses, o composto pode ser utilizado.

Fonte: Resíduos Sólidos Urbanos

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região