Summit Agro
Como construir um curral para manejo do boi?
Modernização do conceito de curral incluem atividades como manejo de embarque, vacinação, reprodução, apartação, entre outras atividades
16/12/2020 - 15:00
O curral é uma estrutura indispensável nas fazendas de criação de bovinos. A sua construção deve ser pensada para não prejudicar o desempenho do boi, em especial para evitar sérios problemas, como perda de peso por estresse do gado, lesões graves causadas por quedas do animal e insegurança dos operadores.
A benfeitoria que antes tinha apenas a função de confinamento dos animais também pode ter outros objetivos, como manejos de embarque, vacinação, reprodução, apartação e até inseminação artificial, bem como pequenas cirurgias.
Veja como construir um curral adequado para a sua propriedade rural.
Localização do curral para boi
O curral deve estar localizado em um terreno plano e ter boa drenagem para propiciar um escoamento rápido de água após a chuva ou manejo com o gado. Para tanto, é sempre preferível a escolha de terrenos arenosos em relação aos argilosos. Antes da implantação, o terreno deve passar por limpeza para ficar livre de vegetação e detritos.
A posição em relação às pastagens deve ser a mais central possível. A depender do tamanho da propriedade, pode ser necessária a construção de mais de um curral. A estrutura deve guardar, ainda, uma distância mínima em relação às residências.
A estrutura deve ser instalada em uma área com boa estrada de acesso durante o ano inteiro. É importante também o suprimento de água e o fornecimento de energia elétrica para facilitar a lida com os animais.
Tamanho do curral para boi
O tamanho da estrutura deve ser definida considerando a atividade desenvolvida da fazenda, como cria, recria, engorda, entre outros. Nem sempre o curral precisa abarcar todo o rebanho da propriedade.
A capacidade total dele tem de ser calculada em relação ao número de cabeças pela área. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por exemplo, recomenda duas cabeças por metro quadrado.
Outras benfeitorias podem ser construídas anexas ao curral, como manga de recolhida e piquetes, para ampliar instalações simples e aumentar a capacidade de receber animais, assim facilitando o manejo e acesso ao interior da estrutura.
Estruturas principais do curral para boi
O curral deve ter um piso adequado em alguns pontos-chave. As estruturas de passagem merecem uma atenção especial, como as saídas de porteira e dos apartadores, a entrada da seringa, dentro da seringa, o tronco coletivo e no embarcadouro. O melhor calçamento deve ser realizado nos locais onde os animais normalmente fazem as curvas e entram em alta velocidade, com isso evitando possíveis quedas e perda de qualidade na carcaça.
A seringa deve ser feita de forma circular, para facilitar a entrada do boi no tronco coletivo. Dessa maneira, a seringa pode atuar como contenção do estoque, possibilitando que o tronco coletivo seja mais curto, dificultando que os animais subam um em cima do outro. As paredes do tronco podem ser móveis, com uma parte reta e outra inclinável, permitindo trabalhar com animais de tamanhos diferentes.
Fonte: Biblioteca Apgtea, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
2
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
3
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
4
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
5
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil (2024)
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos