Summit Agro
Como aumentar a produção do gergelim com adubo orgânico
A adubação orgânica é benéfica para o solo no qual o gergelim é cultivado e para o desenvolvimento e a produtividade da planta
2 minutos de leitura 09/04/2020 - 13:27
Por: Summit agro
Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em uma plantação de gergelim no município de Rosário, no Estado do Maranhão, concluiu que essa planta tem aumento significativo na produção quando recebe adubo orgânico na fertilização. O rendimento médio de uma colheita de gergelim sem o composto é de 650 quilos por hectare; com a substância, aumenta para cerca de 1,5 mil quilos por hectare.
Os fertilizantes orgânicos fornecem os nutrientes necessários para o crescimento do gergelim, com o benefício de ter uma ação mais lenta e mais suave que as opções químicas. Por serem decompostos pelas bactérias e pelos fungos do solo para poderem ser absorvidos pelas plantas, os adubos orgânicos diminuem o risco de superalimentar e queimar quimicamente as sementes. Essa característica também faz com que, diferentemente dos produtos químicos, os orgânicos não sejam facilmente removidos por fortes chuvas ou irrigação, dando à planta nutrientes para um crescimento mais uniforme.
Enquanto os fertilizantes químicos simplesmente adicionam produtos químicos solúveis em água, que são absorvidos pelas raízes das plantas, os orgânicos adicionam matéria orgânica, que ajuda o solo a reter umidade e nutrientes. Dessa forma, melhoram a qualidade do solo, preservam a fertilidade e criam um ambiente saudável para o crescimento das culturas, entre elas a de gergelim.
Como cultivar gergelim
Por ser tropical, o gergelim requer condições quentes durante o período de crescimento: a média de temperatura ideal para o cultivo é de 25°C a 35°C. O início da produção comercial requer de 90 dias a 120 dias sem geada. A estação de seca é boa para o cultivo de gergelim nos trópicos áridos e semiáridos, e o verão é bom em áreas mais frias.
O nível ideal de pH do solo é entre 5,5 e 8. Para a preparação do terreno, é necessário arar a terra de uma a duas vezes e logo após aplicar fertilizantes orgânicos. Usar canteiros para uma melhor drenagem e calor pode impulsionar a produtividade, pois essas plantas gostam de permanecer quentes e secas.
Plantar as sementes de gergelim em fileiras é uma estratégia melhor que espalhá-las por toda a terra. O espaço entre as linhas deve ser de 25 centímetros a 30 centímetros de distância, com as sementes plantadas a cerca de dois centímetros de profundidade.
As plantas de gergelim geralmente requerem menor atenção em comparação com muitas outras culturas comerciais, mas é recomendável tomar alguns cuidados, como boa fertilização, rega regular e adequada e controle de ervas daninhas. As sementes ficam prontas para a colheita de três meses a cinco meses após o plantio, mas o tempo exato depende da variedade. Na maioria das espécies, a planta está pronta para colheita quando as folhas, os caules e as vagens ficam amarelos e as folhas inferiores começam a cair.
Fontes: Embrapa; Scielo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
5
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos