PUBLICIDADE

Summit Agro

Como aumentar a eficiência da produção de leite?

A valorização do milho e da soja pressiona os custos de produção de leite, aumentando a necessidade de melhorias na pecuária leiteira

2 minutos de leitura 19/05/2021 - 12:07

Por: Summit Agro

Os custos de produção de leite subiram 7% em 2021, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Essa alta foi puxada principalmente pela valorização do milho e da soja. 

No entanto, o preço médio do leite caiu quase 11% neste ano, o que tem preocupado pecuaristas, que passaram a buscar alternativas para aumentar a eficiência nas propriedades rurais.

Desde a utilização de novas tecnologias até a aplicação de técnicas adequadas de manejo e nutrição, há como ajudar o produtor leiteiro a reduzir gastos e aumentar a lucratividade na pecuária leiteira. Confira quatro formas de aumentar a eficiência na produção de leite.

1. Controle na produção de leite

A falta de controle ou erros de cálculo de custos podem significar uma perda de lucratividade na pecuária leiteira. A atividade exige planejamento a longo prazo para garantir uma produção de leite contínua e de qualidade. 

Algumas soluções tecnológicas ajudam o pecuarista a gerar relatórios para apresentar um panorama completo da propriedade. O Techmilk, desenvolvido pela Ideagri, por exemplo, permite o controle de vários aspectos do rebanho, como taxa de prenhez, a partir de um aplicativo para celular.

PUBLICIDADE

2. Invista em nutrição na hora certa

A nutrição do gado é um dos principais fatores que influenciam na quantidade e qualidade, além de representar 70% dos custos variáveis da atividade. A conversão alimentar é um dos critérios centrais para aumentar a eficiência do rebanho.

O período entre o parto e o pico de lactação (cerca de quatro a oito semanas após o parto) representa a fase em que o gado leiteiro tem uma alta demanda nutricional. Por isso, é importante que o produtor forneça uma dieta balanceada, com forragens de alta qualidade, concentrados proteicos e energéticos. O pico de lactação da vaca é alcançado após um mês do de consumo de alimentos.

3. Ofereça conforto ao animal

Práticas equivocadas de manejo podem reduzir o volume da produção de leite das vacas. O estresse do animal pode levar a uma série de alterações hormonais que geram impacto no leite. Dessa forma, é importante manter o rebanho bem tratado para aumentar a produtividade.

Os bovinos são sensíveis às variações de temperatura e barulhos. Por essa razão, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) para a pecuária extensiva contribui para o conforto térmico dos animais ao oferecer sombra e proporcionar a redução de ruídos. No caso da criação em confinamento, é importante investir em estruturas que minimizem o calor.

4. Cuide da saúde do rebanho

As ações preventivas em relação a doenças, à limpeza e à desinfecção das instalações dos animais são pontos cruciais na sanidade do rebanho. Os principais cuidados devem ser tomados com os recém-nascidos, os bezerros, o manejo das vacas prenhes e o controle eficaz de carrapatos. Os pecuaristas precisam ficar atentos também ao calendário de vacinação e a doenças infecciosas, como a mastite.

Fonte: Techmilk, Nutrição e Saúde Animal, CPT Cursos Presenciais. 

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.