Summit Agro
Como aumentar a eficiência da produção de leite?
A valorização do milho e da soja pressiona os custos de produção de leite, aumentando a necessidade de melhorias na pecuária leiteira
2 minutos de leitura 19/05/2021 - 12:07
Por: Summit Agro
Os custos de produção de leite subiram 7% em 2021, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Essa alta foi puxada principalmente pela valorização do milho e da soja.
No entanto, o preço médio do leite caiu quase 11% neste ano, o que tem preocupado pecuaristas, que passaram a buscar alternativas para aumentar a eficiência nas propriedades rurais.
Desde a utilização de novas tecnologias até a aplicação de técnicas adequadas de manejo e nutrição, há como ajudar o produtor leiteiro a reduzir gastos e aumentar a lucratividade na pecuária leiteira. Confira quatro formas de aumentar a eficiência na produção de leite.
1. Controle na produção de leite
A falta de controle ou erros de cálculo de custos podem significar uma perda de lucratividade na pecuária leiteira. A atividade exige planejamento a longo prazo para garantir uma produção de leite contínua e de qualidade.
Algumas soluções tecnológicas ajudam o pecuarista a gerar relatórios para apresentar um panorama completo da propriedade. O Techmilk, desenvolvido pela Ideagri, por exemplo, permite o controle de vários aspectos do rebanho, como taxa de prenhez, a partir de um aplicativo para celular.
2. Invista em nutrição na hora certa
A nutrição do gado é um dos principais fatores que influenciam na quantidade e qualidade, além de representar 70% dos custos variáveis da atividade. A conversão alimentar é um dos critérios centrais para aumentar a eficiência do rebanho.
O período entre o parto e o pico de lactação (cerca de quatro a oito semanas após o parto) representa a fase em que o gado leiteiro tem uma alta demanda nutricional. Por isso, é importante que o produtor forneça uma dieta balanceada, com forragens de alta qualidade, concentrados proteicos e energéticos. O pico de lactação da vaca é alcançado após um mês do de consumo de alimentos.
3. Ofereça conforto ao animal
Práticas equivocadas de manejo podem reduzir o volume da produção de leite das vacas. O estresse do animal pode levar a uma série de alterações hormonais que geram impacto no leite. Dessa forma, é importante manter o rebanho bem tratado para aumentar a produtividade.
Os bovinos são sensíveis às variações de temperatura e barulhos. Por essa razão, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) para a pecuária extensiva contribui para o conforto térmico dos animais ao oferecer sombra e proporcionar a redução de ruídos. No caso da criação em confinamento, é importante investir em estruturas que minimizem o calor.
4. Cuide da saúde do rebanho
As ações preventivas em relação a doenças, à limpeza e à desinfecção das instalações dos animais são pontos cruciais na sanidade do rebanho. Os principais cuidados devem ser tomados com os recém-nascidos, os bezerros, o manejo das vacas prenhes e o controle eficaz de carrapatos. Os pecuaristas precisam ficar atentos também ao calendário de vacinação e a doenças infecciosas, como a mastite.
Fonte: Techmilk, Nutrição e Saúde Animal, CPT Cursos Presenciais.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
5
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos