Summit Agro
Como as minhocas podem indicar a qualidade do solo
Pesquisadores afirmam que esses organismos são importantes para detectar a presença de agrotóxicos nos terrenos
2 minutos de leitura 04/02/2020 - 11:50
Por: Summit agro
Não é de hoje que se sabe que as minhocas são muito importantes para o cultivo agrícola. Com a sua capacidade de fragmentar a matéria orgânica e agilizar a decomposição dos microrganismos, elas são excelentes biofertilizantes. Além de enriquecerem a terra, esses animais são bioindicadores da qualidade do solo.
Uma pesquisa publicada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostrou que oligoquetas, como minhocas e os enquitreídeos, podem atestar a qualidade da terra e avaliar os efeitos de agrotóxicos, metais pesados e insumos agropecuários.
Qualidade do solo
As minhocas contribuem para o funcionamento correto dos ecossistemas em que estão presentes. Como participam de processos como agregação e porosidade da terra, são consideradas “engenheiros do ecossistema”. Portanto, quando a terra sofre alguma modificação, como práticas agrícolas, pecuárias ou florestais, esses animais são afetados e, por consequência, a sua função também.
Um exemplo comum é o uso crescente de produtos nocivos no solo como resultado da demanda da indústria de alimentos, o que pode chegar até a eliminá-los do local. Então, o sumiço das minhocas de determinada propriedade deve ser um fator de alerta sobre a qualidade do terreno.
Diferenças para o clima tropical
Tema abordado pela publicação da Embrapa, a ecotoxicologia é o estudo dos efeitos das substâncias tóxicas no ambiente — e os pesquisadores ressaltam que não é simples fazer essa observação em todas as localidades. As minhocas vermelhas da Califórnia são consideradas algumas das melhores do mundo para indicar a qualidade da terra, mas, por serem originalmente de clima temperado, não alcançam o mesmo “efeito” em outros lugares.
A publicação levanta a possibilidade da utilização de espécies dos trópicos e que vivem dentro da terra como indicadores de ecotoxicidade terrestre. A pesquisa também sugere espécies de enquitreídeos para essa finalidade.
A importância do estudo para a sustentabilidade
O estudo da Embrapa teve a cooperação de 25 autores e contou com os pesquisadores Cintia Niva (Embrapa Cerrados) e George Gardner Brown (Embrapa Florestas) como editores técnicos.
Esse tipo de material se faz importante porque, de acordo com Brown, “pode indicar, por exemplo, a dose ambientalmente segura de agentes químicos ou biológicos utilizados no solo para controle de pragas e doenças; no monitoramento da qualidade do solo, da água e do ar”. Os estudos são uma possibilidade de definir formas de utilizar os recursos naturais com sustentabilidade.
Analisar as possibilidades que a própria natureza oferece é um caminho para encontrar soluções que não sejam nocivas para os ecossistemas do planeta.
Fontes: Embrapa
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Greening na citricultura: entenda como controlar a peste
2
Boi gordo: tudo o que você precisa saber para iniciar uma produção
3
Fazendas verticais são a solução para um cultivo mais sustentável
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos