PUBLICIDADE

Summit Agro

Como a robótica nas fazendas vai mudar a agricultura

O uso de robôs pode ajudar a reduzir custos e tornar a atividade agrícola mais segura para os humanos

3 minutos de leitura 06/01/2020 - 09:37

Por: Summit Agro

Os braços que antes realizavam trabalhos pesados na agricultura hoje dão lugar a robôs. Pode parecer uma história tirada de alguma obra do mestre da ficção científica Isaac Asimov, mas é uma realidade que vem ganhando espaço no campo e mudando a forma como a agricultura é feita.

Com o avanço da tecnologia e o maior alcance da internet, o campo vem ganhando vários mecanismos que possibilitam uma produção mais eficiente e otimização do tempo, fatores essenciais para que o agricultor possa gerar mais valor para o seu empreendimento. Hoje já vemos ferramentas como drones, pequenas estações meteorológicas, dispositivos ligados à internet e sensores sendo cada vez mais utilizados nas fazendas.

A robótica entra em cena

A robótica nas fazendas está ganhando cada vez mais espaço graças ao aumento das AgTechs, startups voltadas para a área de agricultura e que estão se empenhando em criar modelos eficientes para ajudar na produção de alimentos desde o plantio até o controle de pragas.

Com o uso da robótica nas fazendas, a expectativa é que o trabalho humano será mais bem empregado, já que, por mais inteligentes e avançadas que as máquinas sejam, trabalhos mais especializados e que exijam decisões de grande impacto continuarão sendo feitos por pessoas. Além disso, os robôs podem ser usados em áreas que oferecem maior risco para saúde humana, como a aplicação de defensivos agrícolas.

Esse é o caso do robô 100% autônomo criado pela empresa suíça EcoRobotix. Ele se locomove usando GPS e sensores e consegue operar 12 horas por dia na remoção de ervas daninhas. Para isso, o reconhecimento das plantas é feito por meio de uma câmera que fica na parte frontal do robô e consegue identificar as pragas em meio à plantação. Seus braços mecânicos trabalham incansavelmente para aplicar o herbicida diretamente na planta, o que, de acordo com a fabricante, reduz em 90% o uso do produto.

PUBLICIDADE

A eficiência no uso de recursos é o ponto-chave da aplicação da robótica nas fazendas. Além de reduzir o consumo de produtos químicos para o controle de pragas, um único robô consegue realizar o serviço em toda a propriedade, assim, economiza-se também em recursos humanos. E, por fim, o monitoramento do serviço feito pela máquina é muito mais fácil, já que tudo é feito pela internet e pode ser controlado pelo próprio agricultor em um celular ou computador.

Tecnologia nas fazendas do Brasil

Várias empresas brasileiras vêm se empenhando em deixar a agricultura do País mais tecnológica. A Solinftec, por exemplo, vem se destacando no uso da tecnologia no campo e tem trazido uma série de soluções para facilitar a vida dos donos das propriedades. Apostando na agricultura digital, ela monta uma estrutura informatizada e conectada que, através de dados gerados de várias fontes, consegue mapear toda a fazenda e tornar a produção mais efetiva e rápida, gastando menos e tornando a gestão do negócio muito mais eficaz.

Dessa maneira, é possível, por exemplo, monitorar o clima de determinado local e tomar decisões mais assertivas caso a condição climática seja prejudicial para a plantação. As máquinas da propriedade são conectadas para gerar dados que alimentam a plataforma responsável pela análise das informações. De acordo com a empresa, sua tecnologia já está em uso em 6 milhões de hectares, com mais de 30 mil equipamentos agrícolas monitorados. Com esse grande crescimento, a empresa costuma ser citada como um possível próximo “unicórnio”, termo usado para as startups que alcançam um valor de mercado superior a US$ 1 bilhão.

O interessante da agricultura hi-tech é que ela faz uma conexão entre as pessoas e as máquinas que participam do processo, tornando o trabalho muito mais preciso, veloz e menos dispendioso. Com a demanda por alimentos crescendo constantemente, sistemas que possam melhorar a eficiência da nossa agricultura serão muito bem-vindos. O potencial do agronegócio brasileiro combinado com a robótica nas fazendas é o segredo para que o País ocupe o posto de líder na produção de alimentos no futuro.

Fontes: The Independent, Ecorobotix, Solinftec.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.