PUBLICIDADE

Summit Agro

Cocho de gado: conheça os melhores materiais para fazer

Veja quais são as vantagens e desvantagens do uso de madeira, concreto, pneus, plástico, aço e outros materiais na construção do cocho de gado

2 minutos de leitura 01/02/2022 - 14:04

Por: Summit agro

O cocho de gado contribui para uma nutrição animal com maior qualidade e mais velocidade de engorda, tanto no sistema de confinamento ou semiconfinamento, quanto na terminação a pasto. Uma construção inadequada pode levar a um tempo maior de crescimento e engorda do rebanho, gerando perdas para o produtor.

Para garantir um melhor rendimento, o primeiro item que o pecuarista precisa ficar atento é o tipo de material utilizado para a construção. Cada material apresenta vantagens e desvantagens em relação a custos de implantação e manutenção e até mesmo de cuidados para evitar que os animais fiquem suscetíveis a acidentes e doenças.

Além disso, o produtor precisa ficar atento a outras características para facilitar o acesso confortável dos animais à ração livre de qualquer contaminação de sujeira, inclusive barro, fezes e urina do próprio gado.

Melhor material para o cocho de gado

O melhor material para a construção do cocho de gado dependerá de uma série de fatores, principalmente quanto a sua durabilidade. O uso de suplementos minerais é o que requer um maior cuidado, pois o sal pode corroer a estrutura do equipamento. Conheça as vantagens e desvantagens de cada um.

Pneus

O uso de pneus para o cocho de gado não é indicado. O material solta pequenos arames que provocam ferimentos na boca dos animais. No entanto, são ideais para a cobertura dos cochos, principalmente os pneus maiores, como os utilizados em mineração ou tratores.

PUBLICIDADE

Madeira

Os cochos de gado feitos com madeira são os mais utilizados nas propriedades. O problema é que o material tem um alto custo e é difícil de limpar. As trinchas e rachaduras da madeira são propícias para a proliferação de organismos, especialmente fungos. Caso o equipamento fique sem uso por muito tempo, pode ser alvo de cupins.

Concreto

Devido a seu baixo custo, maior durabilidade e facilidade de limpeza, os cochos de concreto pré-moldado são uma boa alternativa para o pecuarista. No entanto, se a instalação for malfeita, a estrutura pode trincar ou ceder com o tempo. O produtor deve ficar atento à corrosão provocada pelas fórmulas minerais, que podem causar irregularidades que ferem a língua dos animais.

Aço

O cocho feito de aço é de rápida instalação e manutenção, apesar de ter um custo alto. Mas se o pecuarista for utilizar suplementos minerais, nunca deverá utilizar o aço sem uma proteção adequada para fazer o cocho de gado.

Plástico

O reaproveitamento de barris de plástico é uma alternativa popular, de baixo custo e de fácil manutenção. O produtor precisa ficar atento a qualquer fiapo de plástico solto, pois podem ferir os animais. Rachaduras também podem ser comuns, por isso é importante manter um estoque de comedouros para serem trocados com rapidez caso necessário.

Bag

Um tecido feito de polipropileno e polietileno pode ser uma alternativa mais segura. O material impermeável é prático de limpar e tem uma durabilidade de até três anos. O uso de bags para o cocho de gado ainda pode utilizar matéria-prima reciclada, garantindo a sustentabilidade da propriedade.

Fonte: Nutrição e Saúde Animal, Prodap, Cochobag.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.