Summit Agro
Cocho de gado: conheça os melhores materiais para fazer
Veja quais são as vantagens e desvantagens do uso de madeira, concreto, pneus, plástico, aço e outros materiais na construção do cocho de gado
2 minutos de leitura 01/02/2022 - 14:04
Summit agro
O cocho de gado contribui para uma nutrição animal com maior qualidade e mais velocidade de engorda, tanto no sistema de confinamento ou semiconfinamento, quanto na terminação a pasto. Uma construção inadequada pode levar a um tempo maior de crescimento e engorda do rebanho, gerando perdas para o produtor.
Para garantir um melhor rendimento, o primeiro item que o pecuarista precisa ficar atento é o tipo de material utilizado para a construção. Cada material apresenta vantagens e desvantagens em relação a custos de implantação e manutenção e até mesmo de cuidados para evitar que os animais fiquem suscetíveis a acidentes e doenças.
Além disso, o produtor precisa ficar atento a outras características para facilitar o acesso confortável dos animais à ração livre de qualquer contaminação de sujeira, inclusive barro, fezes e urina do próprio gado.
Melhor material para o cocho de gado
O melhor material para a construção do cocho de gado dependerá de uma série de fatores, principalmente quanto a sua durabilidade. O uso de suplementos minerais é o que requer um maior cuidado, pois o sal pode corroer a estrutura do equipamento. Conheça as vantagens e desvantagens de cada um.
Pneus
O uso de pneus para o cocho de gado não é indicado. O material solta pequenos arames que provocam ferimentos na boca dos animais. No entanto, são ideais para a cobertura dos cochos, principalmente os pneus maiores, como os utilizados em mineração ou tratores.
Madeira
Os cochos de gado feitos com madeira são os mais utilizados nas propriedades. O problema é que o material tem um alto custo e é difícil de limpar. As trinchas e rachaduras da madeira são propícias para a proliferação de organismos, especialmente fungos. Caso o equipamento fique sem uso por muito tempo, pode ser alvo de cupins.
Concreto
Devido a seu baixo custo, maior durabilidade e facilidade de limpeza, os cochos de concreto pré-moldado são uma boa alternativa para o pecuarista. No entanto, se a instalação for malfeita, a estrutura pode trincar ou ceder com o tempo. O produtor deve ficar atento à corrosão provocada pelas fórmulas minerais, que podem causar irregularidades que ferem a língua dos animais.
Aço
O cocho feito de aço é de rápida instalação e manutenção, apesar de ter um custo alto. Mas se o pecuarista for utilizar suplementos minerais, nunca deverá utilizar o aço sem uma proteção adequada para fazer o cocho de gado.
Plástico
O reaproveitamento de barris de plástico é uma alternativa popular, de baixo custo e de fácil manutenção. O produtor precisa ficar atento a qualquer fiapo de plástico solto, pois podem ferir os animais. Rachaduras também podem ser comuns, por isso é importante manter um estoque de comedouros para serem trocados com rapidez caso necessário.
Bag
Um tecido feito de polipropileno e polietileno pode ser uma alternativa mais segura. O material impermeável é prático de limpar e tem uma durabilidade de até três anos. O uso de bags para o cocho de gado ainda pode utilizar matéria-prima reciclada, garantindo a sustentabilidade da propriedade.
Fonte: Nutrição e Saúde Animal, Prodap, Cochobag.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
4
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
5
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos