Carne de soja: entenda como ela é produzida | Agro Estadão Carne de soja: entenda como ela é produzida | Agro Estadão
apresenta
oferece
PUBLICIDADE

Summit Agro

Carne de soja: entenda como ela é produzida

A soja contém 50% de proteínas em sua composição, e é aliada de quem não consome carne

3 minutos de leitura 25/02/2022 - 15:00

Nome Colunistas

Summit Agro

1147
1147

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), quase metade da nossa população reduziu o consumo de carne voluntariamente. Diminuir a ingestão de produtos de origem animal impacta diretamente na quantidade de proteína contida na dieta. Para suprir essa necessidade um dos produtos preferidos de veganos, vegetarianos, flexitarianos e afins é a carne de soja.

A produção de soja no Brasil teve início na década de 1960, hoje o País é o segundo maior produtor e exportador desse alimento. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 2021 o Brasil produziu cerca de 142 milhões de toneladas do grão.

A carne de soja

A soja não é um ingrediente novo, ela vem sendo usada há milhares de anos na culinária. Um grão de soja é composto de aproximadamente 18% de gorduras, 39% de proteínas, 15% de fibras, 16% de carboidratos e 15% de umidade, além de uma pequena quantidade de outros componentes.

Exemplo de receita de carne de soja. (Fonte: Pexels/Reprodução)

A carne de soja, também chamada de proteína texturizada de soja (PTS), é o produto obtido do grão de soja através de processos industriais. Ela é usada para a produção de hambúrgueres vegetais, bolinhos, tortas, salsichas e outros produtos. Ela substitui carnes magras e dificilmente pode ser diferenciada de carnes “reais” no produto final.

Benefícios e malefícios

A soja é um alimento com diversas propriedades nutricionais. Ela contém ácidos graxos essenciais, como o ômega 6 e o ômega 3, vitaminas e compostos fitoquímicos, como a isoflavona. São diversos os benefícios do consumo habitual de carne de soja: ela pode ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue, além de prevenir o câncer de mama e a osteoporose.

PUBLICIDADE
Pesquise os benefícios e malefícios da carne de soja para inseri-la no seu cardápio. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para obter esses benefícios, é necessário o consumo de pelo menos 25 gramas de PTS ao dia.

Porém, também existem algumas desvantagens associadas ao seu consumo. A soja contém fatores chamados antinutricionais, o que pode gerar alguns malefícios para a saúde humana. De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), esses componentes são os inibidores de tripsina, as hemaglutininas, as saponinas e os fitatos.

Os efeitos negativos para a saúde envolvem a dificuldade de digestão da proteína, a estimulação de processos inflamatórios e a redução da absorção de minerais como o zinco, o cálcio e o ferro. As desvantagens do consumo da soja podem ser reduzidas com tratamento térmico adequado ou com o processo de fermentação.

Outra preocupação frequente com relação ao consumo da carne de soja é a presença dos agrotóxicos. Porém, os alimentos de origem animal têm as mesmas desvantagens, visto que o gado ou as aves são alimentados com grãos de milho ou soja. Uma boa alternativa é o consumo do produto orgânico.

Produção da carne de soja

A produção da carne de soja é feita a partir da farinha de soja desengordurada. Ela passa por um processo chamado extrusão termoplástica. Nele, a farinha é misturada com água, cloreto de sódio e outros ingredientes e passada sob pressão no extrusor.

PUBLICIDADE

Conforme o produto sai do maquinário ele se expande e forma a proteína texturizada de soja. É possível controlar o formato e tamanho dos grânulos a depender da forma de comercialização desejada. Após essa etapa acontece a secagem e o empacotamento do produto. Além disso, pode-se adicionar aromas, temperos, sabores e aditivos, tornando a carne de soja ainda mais versátil.

Segundo a regulamentação da Anvisa, a carne de soja deve conter pelo menos 50% de proteínas em sua composição.

Fonte: Super Interessante, Ecycle, Sociedade Vegetariana do Brasil, Eat Forum, Science Direct, UFRGS, Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.