Summit Agro
Caqui: como diminuir perdas em até 70%
Soluções tecnológicas e cuidados pós-colheita podem ajudar os produtores a reduzirem significativamente as perdas
2 minutos de leitura 08/05/2020 - 11:09
Por: Summit Agro
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou recentemente um case de sucesso em que a orientação técnica teve poder transformador em uma lavoura de caqui. As perdas na produção do fruto caíram cerca de 72%, saindo da marca de 16% para 4,5% em 2019.
A adoção de medidas de padronização e armazenagem também ajudou na valorização do produto, refletindo positivamente na margem de lucro para o produtor. Em uma avaliação feita pela Embrapa, estima-se que, se as estratégias usadas na fazenda de teste fossem aplicadas em escala nacional, seria possível recuperar cerca de 20 toneladas de caqui que atualmente são perdidas.
Riqueza das orientações técnicas
Pesquisa e inovação aplicadas ao agro foram responsáveis por uma revolução em uma produtora de caqui na região da serra fluminense, a fazenda Suynan. Com perdas em níveis altíssimos, o proprietário não via mais motivos para continuar com a plantação e os investimentos. Tentando mudar o cenário da lavoura, ele decidiu buscar novas estratégias de manejo e cultivo para solucionar questões como pouca margem de lucro, perdas elevadas e baixa qualidade dos frutos.
O projeto inicial, iniciado há 5 anos, resultou em uma parceria que transformou a situação da fazenda Suynan, aumentando as vendas em mais de 120%, reduzindo perdas e custos de produção e conquistando novos mercados. De acordo com o pesquisador da Embrapa envolvido na ação, Murillo Freire, a mudança de cenário teve como motivo principal a adoção de novas tecnologias e protocolos técnicos adequados.
O produtor ressalta que, antes do contato com a Embrapa, abandonar o negócio da família parecia ser a única solução viável. No entanto, as estratégias e a visão empreendedora que as orientações técnicas trouxeram conseguiram dar um novo destino à fazenda Suynan, deixando o prejuízo para trás e gerando um lucro nunca visto.
Redução de custos e maior valor agregado ao caqui
Como destaque entre as técnicas utilizadas, a redução dos custos de produção e o cuidado no pós-colheita foram os pilares para o sucesso da fazenda. Para isso, foi realizada a implantação de um método criterioso de seleção e tratamento dos frutos, além de inovação na embalagem utilizada para protegê-los.
Na questão tecnológica, foi adicionada ao processo uma máquina que classifica os caquis de acordo com tamanho e forma, para que possa ser realizada uma separação manual por cor e estágio de maturação. Além disso, os pesquisadores orientaram a substituição dos caixotes de madeira, que geram cerca de 20% de perda dos frutos, por uma embalagem de papelão com camada dupla, que faz com que os frutos durem mais tempo e preserva a qualidade no transporte. Como resultado, os caquis ganharam uma padronização que é mais valorizada pelo mercado e maior vida útil.
Ao oferecer frutos com alto índice de qualidade e durabilidade, o produtor viu novas oportunidades de mercado se abrindo para sua fazenda. De acordo com ele, mesmo fazendo a ampliação da produção em 10 hectares, ainda não conseguiu dar conta de toda a demanda por seus produtos pelo País, por isso ainda está em busca de novas soluções, agora visando ao aumento da plantação.
Fonte: Embrapa.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Greening na citricultura: entenda como controlar a peste
2
Boi gordo: tudo o que você precisa saber para iniciar uma produção
3
Fazendas verticais são a solução para um cultivo mais sustentável
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos